Por: Dadá Souza
Depois do cancelamento da etapa de New York e do rebaixamento da etapa de Jeffrey´s Bay, ambos devido a forte crise financeira que vêm rondando ocircuito mundial, a notícia da vez é que a ASP vem estudando a possibilidade de cobrar um valor de quem quer assistir os eventos pela web, o famoso esquema PAY-PER-VIEW.
Ao que parece, a crise está apenas começando na ASP. A entidade, que sempre foi patrocinada pelas três gigantes do surf (Quiksilver, Billabong e Rip Curl) e que “fechou” as portas do circuito mundial para diversas outras marcas, hoje parece estar acordando para a triste realidade: é perigoso demais deixar todo um esporte preso a poucas empresas.
Somados os problemas decorrentes da crise mundial, da crise da Billabong, da falta de patrocínio a eventos importantes do circuito mundial, e do lobby dos surfistas, que vêm lutando para que as premiações em dinheiro aumentem, a pressão por resultados estava quase explosiva quando a ASP teve a ideia: O número de pessoas assistindo os eventos pela web só aumenta, a audiência é qualificada, são milhões de acessos por evento. Vamos cobrar por isso!!
Segundo a matéria da ESPN: “A Vans Triple Crown of Surfing do webcast ao vivo rendeu 10,4 milhões de visualizações em dezembro passado. Se metade dos telespectadores que sintonizaram para essa série ponied até R $ 7 para uma assinatura, o que poderia permitir a visualização webcast ilimitado alta definição para o ano, os poderes que poderia ganhar um adicional de US $ 36,4 milhões. Cada ano. E isso é só com base na audiência a partir de um único evento.”
A ASP, nos últimos 3 anos, mudou o nome do circuito, mudou o sistema de classificação para o tour, mudou novamente de formato e deixou todo mundo sem entender quase nada. Essa nova mentalidade, aparentemente um tanto esquizofrênica, ainda bate cabeça tentando achar o seu ponto de equilíbrio e a sua identidade.
Claro que transmissões pagas podem gerar uma quantidade razoável de dinheiro, principalmente em um ano em que os lucros andam escassos. Pessoalmente, acho a ideia de um PAY-PER-VIEW de qualidade muito boa. Adoraria pagar uma pequena quantia de dinheiro e ver os eventos ao vivo com uma ótima transmissão.
Com a cobrança pay-per-view as rendas irão aumentar, com certeza, mas e a audiência os números da audiência? Cairão em quantos por cento?
Os juízes e comentaristas continuariam os mesmos ou as transmissões, pagas, seriam com mais qualidade? Porque é muito ruim assistir a julgamentos tendenciosos e a comentaristas preconceituosos que sequer aprendem a falar o nome dos atletas de maneira correta, só porque são brasileiros. Assim como também é pouco agradável escutar locutores/comentaristas elogiando tudo e todos o tempo inteiro em agradecimento as marcas que os levaram até lá.
Se as transmissões melhorassem bastante, os eventos fossem transmitidos com qualidade HD e a ASP colocasse locutores/comentaristas isentos, com certeza a opção pay-per-view seria uma boa ideia. O problema é ter que pagar para ver baterias mal julgadas, transmissões com qualidade ruim e caras como GT e John Shimooka e outros puxa-sacos das marcas nas transmissões.
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