A GAZETA DO TOUR
"Kelly Slater, conhecido rato de bateria, sorrateiramente, começou o evento de Trestles como número dois do mundo. calado e estrategista, Kelly aos poucos, foi roendo a estrutura emocional de seus oponentes, derrubando adversários importantes e acumulando pontos, até chegar a grande final do evento, onde Kelly Slater destruiu o guerreiro australiano, Bede Durbidge, fez sua quarta vitória em Tretstles, aumentou seu recorde de vitórias no tour, e assumiu a liderança do circuito mundial de surf profissional, a ASP WORLD TITLE RACE (ex-World Tour e ex-WCT)".
Vídeo By mesurf.TV http://www.youtube.com/user/mesurftv
O último dia de competições do HURLEY PRO aconteceu nesse sábado (18/09), com ondas perfeitas e consistentes, de um metro e meio a dois metros, na famosa bancada de Lower Trestles, CA, onde os habilidosos surfistas do tour aproveitaram para desferir um incrível número de pancadas e vôos espetaculares. Sem dúvidas, uma das melhores etapas do ano, de onda, de estrutura, de cortura web e de premiação. Evento exemplar da Hurley.
A grande novidade do último dia do evento foi a realização do novo Round 4 da ASP, com três competidores na água, onde nenhum atleta é eliminado do evento. Quem perder, ainda disputa uma mini-repescagem no Round-5 que pode funcionar como um atalho para as quartas-de-final. A idéia é que as competições fiquem ainda mais disputadas e atraentes ao público telespectador. E deu certo para Kelly e para Bede. Ambos perderam suas baterias no Round 4, se deram bem na repescagem do evento, justamente contra os caras que os venceram no round 4, e conseguiram chegar até as finais do evento.
O australiano Bede Durbidge foi frio e um ótimo competidor durante todo o evento. No Round 1 Bede estreiou com derrota ao perder para o compatriota Matt Wilkinson. No Round 2, Bede venceu o wildcard Rob Machado; no Round 3, sua vítima foi o americano Taylor Knox. No Round 4, Bede perdeu para o aul-africano Jordy Smith e foi para o tudou ou nada do Round 5. No Round 5, foi a vez de Adrian Buchan ser atropelado por Bede. Nas Quartas-de-final, a revanche do Round 4 onde Bede eliminou o ex-líder do tour, Jordy Smith . Na semi-final, Bede surfou bem e venceu um talentoso, mas ineficiente Dane Reynolds. Trajetória difícil e batalhada, digna de um guerreiro do porte de Bede Durbidge.
Kelly Slater foi outro monstro. Não se intimidou por usar a lycra número 2 (a camisa do vice-líder do circuito). Pelo contrário. Profundo conhecedor de Tretles, seus adversários foram sendo triturados, um a um. No Round 1 Kelly venceu o novato e aspirante a Surf Star Kolohe Andino e o aussie Luke Stedman; no Round 3 Kelly detonou um apático Gabe Kling. No Round 4, Kelly perdeu para o aussie Owen Wright e teve que encarar a mini-repescagem do Round 5. No Round 5, sorte de kelly Slater. Chris Davidson passa mal e Slater avança direto para as Quartas. Nas Quartas-de-final, foi a vez de Kelly Slater dar o troco (e bem dado) derrotando Owen Wright por 17.03 a 15.97. Na semi-final, Kelly passou fácil por um tímido e nervoso Mick Fanning e, mais uma vez, está nas finais de Trestles.
Na final, Slater simplesmente não tomou conhecimento da presença do australiano Bede Durbidge. Bede passou a bateria toda precisando de uma combinação de ondas, da qual só conseguiu se livrar no finalzinho da bateria. E Kelly, com um surf meio “feijão com arroz” mas muito eficiente, foi fazendo os pontos necessários para não passar trabalho. A pá de cal veio quanto Kely rema numa boa onda da série, faz um tubão sensacional e um 9.53. Vitória fácil de Slater em Trestles (a segunda do ano).
É interessante como Kelly Slater venceu o 2010 HURLEY PRO sem o seu tradicional surf-espetáculo, e usando pranchas mais tradicionais que os modelos estranhos do começo do ano. E mesmo assim, sobrou surf para Mr Slater, que por um lado mostrou que não tem mais o surf mais espetacular do mundo, rótulo que hoje está com Dane Reynolds, Jordy, Owen, Simpo, etc. Mas Kelly vem mostrando também, que nem os mais talentosos e voadores surfistas do tour, tem alguma chance contra ele. Sólido, inteligente e estrategista, Kelly ainda é o melhor surfista do World Tour de todos os tempos, tanto nas merrecas, quanto nas morras.
Com a vitória de Slater (e com o tropeço de Jordy Smith), o careca mais famoso do surf mundial assume a liderança do tour e segue firme e forte para seu 10° Título Mundial, 5.500 pontos a frente do segundo colocado, o sul-africano Jordy Smith.
Com 6 das dez etapas já concluídas, Kelly Slater sai de Trestles como líder do circuito e com a auto-confiança que pode lhe dar o 10° título mundial de surf profissional, um marco ainda inatingível em nenhum outro esporte. Como bem disse Dave Prodan, da Australia’s Surfing Life, Kelly está deixando um legado que não durará anos ou décadas, mas séculos. Além da vitória, Kelly ganhou 105.000 dólares, o maior prêmio já pago em uma etapa da ASP.
O paulista Adriano de Souza, o Mineirinho, e o potiguar Jadson André, únicos brasileiros na competição, fiveram boas apresentações no Round 1, mas ambos foram eliminados na terceira fase. Mineiro sai de Trestles como o número 7 do mundo. Jadson está na 13° colocação na World Title Race.
Uma grana bem boa para se ganhar por surfar Trestles em condições clássicas e sem crowd.
Os melhores momentos, fotos e videos podem ser vistos direto no site do evento:
http://www.hurley.com/hurleypro/
Final Day Hurley Pro Trestles from Australia's Surfing Life on Vimeo.
Video By ASL http://www.surfinglife.com.au/worldtour/home/5374-final-day-hurley-pro-trestles
HURLEY PRO TRESTLES ROUND 5 RESULTS:
Heat 1: Kieren Perrow (AUS) 13.76 def. C.J. Hobgood (USA) 10.50
Heat 2: Kelly Slater (USA) 17.10 def. Chris Davidson (AUS) N/S?
Heat 3: Bede Durbidge (AUS) 11.40 def. Adrian Buchan (AUS) 7.47
Heat 4: Dane Reynolds (USA) 12.04 def. Damien Hobgood (USA) 10.73
HURLEY PRO TRESTLES QUARTERFINAL RESULTS:
QF 1: Mick Fanning (AUS) 12.60 def. Kieren Perrow (AUS) 8.20?
QF 2: Kelly Slater (USA) 17.03 def. Owen Wright (AUS) 15.97
QF 3: Bede Durbidge (AUS) 13.27 def. Jordy Smith (ZAF) 11.87
QF 4: Dane Reynolds (USA) 14.80 def. Taj Burrow (AUS) 12.90
HURLEY PRO TRESTLES SEMIFINAL RESULTS:
SF 1: Kelly Slater (USA) 15.87 def. Mick Fanning (AUS) 10.43
SF 2: Bede Durbidge (AUS) 11.67 def. Dane Reynolds (USA) 9.63
HURLEY PRO TRESTLES FINAL RESULTS:
1 – Kelly Slater (USA) 18.13
2 – Bede Durbidge (AUS) 14.13
ASP WORLD TITLE RACE TOP 5 (After Hurley Pro at Trestles):
1. Kelly Slater (USA) 40,000 pts
2. Jordy Smith (ZAF) 35,500 pts
3. Taj Burrow (AUS) 30,500 pts
4. Dane Reynolds (USA) 30,250 pts
5. Mick Fanning (AUS) 29,500 pts
O RANKING MUNDIAL APÓS O HURLEY PRO TRESTLES
http://www.aspworldtour.com/rankings/asp-world-title-ranking/
Nenhum comentário:
Postar um comentário