
Pela terceira vez estou lendo o clássico STOKED, uma história da cultura do surf, um brilhante (e bem americano) livro sobre a nossa cultura surf. Das antigas alaias dos reis havaianos ao reinado de Kelly Slater. O livro é editado por Drew Kampion e Bruce Brown, dois dos grandes nomes da "mídia" surf e caras que sabem muito da nossa história.
Drew Kampion escreve desde os anos 60 sobre o surf. Trabalhou na Surfer, na Surfing e na Wind Surf. Publicou também o best-seller Book of Waves (1989).
Bruce Brown é um renomado film maker e responsável por alguns dos melhores filmes de surf do mundo como Endless Summer I, Endless Summer II e Step into Liquid.
Mas enfim, algumas coisas vou publicar aqui. Pequenas notas, frases e idéias. Mas de qualquer maneira vai lá e compra o livro. Sem dúvida nenhuma, um clássico que vale a pena ler e ter na estante.
Surfers are members of a different race of people from the man in the street.
(Nat Young, Campeão Mundial de Surf em 1966)
Qualquer surfista afirmará com toda convicção, que só o Surf é que torna a vida digna de viver - todo o resto é uma perda de tempo entre duas ondas. STOKED consegue captar, de maneira perfeita, esta sensação no ritmo dos mares.
(Gerry Lopez, mestre de Pipeline)
Subcultura. O meu grande e grosso dicionário Random House descreve-a como: "um grupo com características sociais, economicas, étnicas ou outras suficientemente distintivas para os distinguir de outros dentro da mesma cultura ou sociedade".
E culto? "Um grupo com uma ideologia sagrada e um conjunto de ritos centrados em torno dos seus símbolos sagrados". Viria a descobrir que o surf era o subculto de viciado.
(Drew Kampion)
A essência do surf
O surf é o ato ilusoriamente simples de apanhar uma onda do oceano em cima de uma prancha. Na realidade, enquanto proeza física fundamental, fazer surf numa onda é uma conjunção fenomenal de forças; a sua matemática é profundamente complexa. No entanto, enquanto expressão do relacionamento essencial entre o homem e a natureza, o surf é únicop na sua clareza. E enquanto metáfora de vida e qualquer coisa que a vida nos atire, não tem paralelo. A vida é uma onda. Até Albert Einsten o disse.
Tudo no mundo material se manifesta em ondas, mas, embora a dinâmica das ondas module as fases da nossa existência, esse fato só se torna mais graficamente aparente quando o homem vai para o mar. A representação mais arquetípica e simbólica desse relacionamento - entre o homem e os ritmos e força da natureza - está expressa no ato de pegar uma onda. A pureza elementar desse encontro explica bem o atrativo quase universal do surf.

olá amigo. será que tu tem alguma dica de onde posso encontrar esse livro numa edição em português? só consigo achar em ingles ou frances. desde já , agradeço a ajuda, e parabéns pelo blog.
ResponderExcluireddie.
eddieaju14@hotmail.com
Eu comprei o meu em POrtuguês de Portugal, na Livraria Saraiva (http://www.livrariasaraiva.com.br), mas acabei de entrar lá e só apareceu esse título em Inglês. Vou mandar pra você, por e-mail, alguns links que eu encontrei aqui.
ResponderExcluirBoas Ondas!!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi amigo, estou à algum tempo procurando o livro Stoked, e só acho em versões em inglês, e estou fazendo meu TCC sobre o universo do surf, e queria saber se você teria como me indicar aonde encontrar esse livro em portugues?! valeu pela atenção
ResponderExcluirabraços
Caro Yuri, eu tenho ele em Portugês e a pessoa que me deu de presente comprou em Porto Alegre. Mas tem que garimpar mesmo, porque não é nada fácil de achar. Se você precisar de algo especifico posso fotografar e mandar a você. Abraço! Dadá Souza
ResponderExcluirPode cre brother, então, vou ver se consigo esse livro, se não retorno a ti.
ResponderExcluirNão conhece nenhum livro, e filmes que falam sobre a origem do surf, sobre a historia, coisas assim?
abraço