1 de agosto de 2011

Temporada de grandes eventos!

Por: Dadá Souza


Escrevo de uma manhã gelada e cinzenta. Enquanto escrevia essas notas, parei para dar uma queda no mar. Lá fora as ondas estão pequenas mas rolou um bom surf hoje na Praia do Silveira, aqui em Garopaba. Onda colada na pedra, um pouco balançada, mas boa o suficiente para fazer a cabeça, afinal, quem não gosta de uma onda de point break funcionando? Bom demais começar o dia surfando. Quem também está gostando desse inverno são os animais marinhos. Aqui nas praias de Garopaba estamos vendo lobos e leões marinhos, pinguins e muitas baleias franca, que nessa época do ano aparecem na grande maioria das praias da região. Viver em contato com a natureza é um privilégio. Devemos sempre lutar pela saúde de nossas praias.

E que final de semana! Parece que também estamos na temporada dos grandes eventos! Mundial de Masters no Rio de Janeiro, X Games na Califórnia e o começo do US Open, também na Califórnia. Tudo junto e ao mesmo tempo!

Segue aqui um resumo e um guia de onde ver as melhores fotos e vídeos.



MUNDIAL DE MASTERS NO ARPOADOR.

Esse final de semana aconteceu o Mundial Master da ASP no Rio de Janeiro. O evento aconteceu no clássico pico do Arpoador e contou com a participação de grandes ídolos do nosso esporte. O SuperSurf Star Masters foi na verdade uma grande festa do surf mundial onde todos puderam ver de perto os grandes surfistas do passado. E melhor ainda, ver que eles continuam surfando bem. Shaun Thomson, Tom Curren, Occy, Barton Lynch, Glen Winton, Gary Elkerton, Richie Collins, Derek Ho, Luke Egan e os nossos Fabinho Gouveia, Fabinho Silva, Teco Padaratz, Peterson Rosa, Victor Ribas, Renan Rocha, Jojó de Olivença, Guilherme Herdy e tantas outras estrelas do surf mundial. Nesse ponto o evento foi alucinante.

Na categoria GRAN MASTER, o campeão foi o neozelandês Ian Buchanan, que derrotou a lenda australiana Wayne “Rabbit” Batholomew (campeão mundial de 78 e duas vezes campeão mundial master). Iain venceu Rabbit por 8.75 a 8.35.

Na categoria MASTER, o grande campeão foi o australiano Nathan Webster, que venceu Fabinho Gouveia em uma final de poucas ondas. A torcida pelo Fabinho foi grande mas Nathan Webster, surfista que já enfrentou um câncer no fêmur, foi quem encontrou as melhores ondas e venceu a disputa por 14.50 a 10.75. O vice-campeonato de Fabinho foi o melhor resultado de um brasileiro no mundial master. Aliás, vale destacar o surf dos (eternos ídolos) brasileiros Fabinho Gouveia, Victor Ribas, Peterson Rosa, Fábinho Silva, Renan Rocha e Guilherme Herdy. Nossa geração máster continua quebrando!

Só foi uma pena ver um evento desses sendo realizado em merrecas de menos de meio metro quando todos sabendo do potencial do Arpoador. Aliás, que zica do Rio de Janeiro, que apresentou três etapas do circuito mundial da ASP (Prime de Saquarema, WT da Barra e Mundial Master), todas elas com ondas muito abaixo da expectativa. E todas com uma transmissão web bem mais ou menos. Mas como dizem, é ali que está o dinheiro e o grande público.

Ondas pequenas a parte, foi um grande evento e um grande privilégio poder assistir novamente esses caras surfando, principalmente em águas brasileiras. E muito bom poder ver os brasileiros vencendo os gringos. Continuanos muito vem representados.

Não deixe de ver as fotos e vídeos do evento direto no http://supersurf.abril.com.br/tv-supersurf/



Resultado do SuperSurf ASP World Masters 2011

1 Iain Buchanan (Nzl)

2 Wayne Bartholomew (Aus)

3 Simon Anderson (Aus)

3 Glen Winton (Aus)

5 Cheyne Horan (Aus)

5 Shaun Tomson (Afr)

5 Terry Richardson (Aus)

5 Michael Ho (Haw)




Resultado do SuperSurf ASP World Masters 2011

1 Nathan Webster (Aus)

2 Fábio Gouveia (Bra)

3 Victor Ribas (Bra)

3 Peterson Rosa (Bra)

5 Shea Lopez (EUA)

5 Fábio Silva (Bra)

5 Renan Rocha (Bra)

5 Guilherme Herdy (Bra)




X GAMES NA CALIFÓRNIA

Acabou nesse domingo, 31/07, o 17° X GAMES, evento proporcionou um grande show para os amantes dos esportes radicais. BMX, MOTO X e SKATE. E falando no skate, impossível não falar de Shaun White. Além de ser o grande monstro do snow board, deu um show igualmente monstruoso na final do VERT GOLD contra Pierre-Luc Gagnon. Foi uma noite histórica para o skate mundial. Dá uma olhada nesse vídeo abaixo, surrupiado do canal de vídeos do X GAMES, para ter uma noção do que Shaun White aprontou no Half-Pipe.

X GAMES no YouTube

X GAMES na ESPN





US OPEN OF SURFING


Fique de olhos abertos! Já começou o US OPEN OF SURFING, evento Prime da ASP, no mais tradicional palco de eventos de surf dos Estados Unidos, o pier de Huntington Beach, na Califórnia. Os brasileiros estão lá e prometem voar nas ondas de HB. Quem duvida é louco. Dá uma olhada no que diz a organização do evento sobre os brasileiros: http://www.usopenofsurfing.com/view-video.cfm?id=45914&full=1&fb_comment_id=fbc_10150267887980270_17674162_10150268713985270#f7709f72c


Nenhum comentário:

Postar um comentário