SURFILOSOFANDO


"A cura para tudo é sempre a água salgada: O suor, as lágrimas ou o mar."   
Isak Dinesen





"No início ele era tudo. Preenchia tudo. Ocupava tudo. Nada tinha importância, a não ser ele. Ele era minha religião. Era minha terapia. Minha grande escapada. Razão de viver. Vocação. O significado da vida. Minha única certeza. Era o chão debaixo dos meus pés. Sem ele nem sei o que seria de mim. Poderia estar falando de Deus, Jesus, Rock´n Roll, Drogas, Sexo. São tantas as tábuas da salvação. A minha foi o surf."   
Fred D´Orey – Fluir – Janeiro 2003

"O surf é uma onda que vem sendo surfada desde os polinésios ancestrais, através dos pioneiros do surf moderno do começo do século XX, dos heróis dos anos 50 e 60, passando pelos campeões precursores do profissionalismo e os campeões de hoje até o futuro. Essa evolução toda tem que ser reconhecida, essa onda longa surfada através dos tempos." 
Otávio Pacheco, Revista Hardcore #151




"Não se deve ficar confuso com o caminho para o qual o surf está indo, uma coisa comercial. O surf é um esporte puro, vai ser sempre um estilo de vida. Você tem que surfar porque quer, não pelo dinheiro ou pela fama. Deve ser uma coisa para o satisfazer". 
Ross Clarcke-Jones, Revista Hardcore #151

"Surfar é a coisa mais importante da minha vida, só de estar em contato com a natureza e de entrar na água salgada parece que purifica a alma, o corpo. Além de praticar um esporte que vem crescendo, tirando os jovens das drogas e de pensamentos negativos."
Yuri Sodré, Revista HardCore # 165

"Em tudo o que fizéssemos, o importante era como é que isso afetaria o tempo dedicado ao surf. Enriquecer não era importante. O que importava era ter liberdade para fazermos o que quiséssemos."
Bruce Brown, Diretor de muitos filmes de surf no livro STOKED, de Drew Kampion

"Surfar é um grande presente de Deus para a raça humana. Não é como qualquer esporte ou trabalho, e sim poder ir ter com Deus (no sentido mais íntimo). Nosso templo é o oceano e os ensinamentos estão lá todo dia. É um grande privilégio poder surfar. Sinto que quem tem essa chance deve retribuir de alguma forma para o benefício de todos." 
Valdir Vargas, Revista Hardcore # 165




"A sensação de surfar as ondas de tow-in é tão boa quanto ganhar o título mundial de tênis."  
Gustavo Kuerten, na época N° 1 do tênis mundial – Jornal o Globo

"Quando a sua cabeça está livre, você pode fazer qualquer coisa".
 Kelly Slater – Revista Surfing – maio 2004

"Alguém que abre mão de confortos materiais para colocar mais horas de surf no seu dia-a-dia está diminuindo ou elevando seu padrão de vida?" 
Adrian Kojin, Editor da Revista FLUIR – Novembro 2005

"Peguei onda por muito tempo.  Há uns 10 anos, pelo menos uma vez por semana, sonho que estou surfando. Costumo confessar para meus amigos que trocaria todo o resto da minha vida por apenas um dia pegando onda num dia de sol legal."  
Marcelo Yuka, ex-bateirista da Banda O Rappa, que ficou paraplégico ao ser baleado – Revista Bizz, Setembro de 2005

"O surf para mim sempre foi muito mais do que estilo de vida. É religião, um estado de espírito que aproxima cada vez mais o ser humano racional do seu aspecto mais animal e instintivo. Acordar cedo, ir a luta por ondas, seja onde for, faz parte deste ritual de interação com as forças da natureza. Foi através desta energia mágica que o esporte mudou aminha vida de forma radical, mas sempre através de episódios positivos e construtivos." 
Roberto Perdigão, Revista Hardcore # 165

"Mesmo hoje. Depois de 35 anos surfando, o cheio de neoprene quente e de parafina de côco são toda a aromaterapia de que preciso para me concentrar e ver as coisas em perspectiva. Permaneci totalmente viciado." 
Drew Kampion, Jornalista e escritor do livro STOKED – Uma História da Cultura do Surf 

"Estar em sintonia com a Mãe Natureza é atingir o centro de sua existência. E a experiência mais próxima disso é estar com a mulher que você ama. O oceano é parte integrante da minha família."
Jack Shipley, havaiano, 60 anos, um dos fundadores da Lightning Bolt., Revista Hardcore # 165 

"Algumas vezes tenho que dar um beliscão em mim mesmo, só para botar fé na sorte que eu tenho de fazer o que faço. Viajar ao redor do mundo fazendo a coisa que você mais ama é o sonho de qualquer pessoa." Jake Paterson, surfista profissional, Revista Hardcore # 165

"Quando olho a molecada australiana vejo que eles tem um monte de coisas legais. Mesmo quando muito jovens, eles estão sempre ganhando pranchas novas e outras coisas. Quando eu era mais novo, eu tinha muito pouco. Isso ajudou a me motivar a ser o melhor." 
Adriano Mineirinho – Campeão Mundial Pro Junior na Austrália´s Surfing Life.



"O surf é uma atividade que abrange tudo. É um estilo de vida, um hobby, esporte, uma paixão e até uma religião, tudo misturado em uma única coisa. Ele ditou a maior parte da minha vida, dessa forma, me sinto abençoado por ser um surfista. Não consigo imaginar outra atividade que satisfaça tão bem a alma, o corpo e a mente. O surf é de onde eu tiro o meu sustento, minha curtição, é a minha razão de viver. Ele significa liberdade e independência."  
Randy Rarick, havaiano, Revista Hardcore # 165

"A verdade é que quando os melhores surfistas estão alcançando o pico de sua performance, surfando seu melhor, eles não estão chegando nem perto de droga alguma." 
Gerry Lopez, discutindo as drogas no surf – Surfer Magazine – 2004

"No surf a criança sai do virtual e passa a viver na real, um pouco como os índios, como os aborígenes australianos, como os nativos de qualquer ilha ou continente, que respeitam a natureza e não podem viver sem ela." 
O surfe ensina a ser feliz com pouco. Fred D´Orey – Fluir – Agosto 2000

"Surfar pode ser mais do que apenas o ato físico de pegar uma onda. Muitas vezes a satisfação mental e a sensação de realização são resultados diretos desse ato. Certas vezes, a sensação  de estar em contato direto com os elementos naturais do mar provoca um efeito profundo em nossas mentes."
Gerry Lopez – Revista Alma Surf 019 – 2003

"Tudo aquilo que conhecemos no universo se movimenta por meio de ondas. Ondas de vento, ondas de luz, ondas de rádio, ondas de som. Porém, existe apenas um lugar onde nós, seres humanos, desfrutamos desta energia pura: no surf. Esse é o segredo que compartilhamos. Jim Kempton – Alma Surf jun/jul 2005
Só no mar eu tenho essa percepção extra-sensorial. Quando estou no outside esperando uma série, derepente sinto que tenho que remar para um certo lugar no line-up. Quando me posiciono nesse lugar, uma onda aparece bem ali. Temos uma conexão com a natureza, e você não pode dizer isso sobre nenhum outro esporte."  
Bruce Irons – Surfing Jul – 2008

"Faça o seu próprio caminho, não siga as pegadas de outra pessoa." 
Kelly Slater – Revista Fluir – Dez 2005

"Olhando de longe, assim sem ninguém, toda onda parece perfeita. Mais ainda, exatas. Em tamanho, força, velocidade... Tudo. Talvez, porque sempre nos colocamos mentalmente nelas. Ah como surfamos bem! O top dos tops teria inveja. Nada a ver com a realidade." 
Edinho Leite – Editor da Revista Hardcore

"Das milhares de variações que o surf pode chegar, nada se compara a pureza e a simplicidade de um freesurf. Ficar inteirado e em sintonia com as séries ocasionais, ainda poder desfrutar de uma água livre de poluição e a paz de sentar num line-up vazio faz com que a prática do esporte surf puro transcenda o físico e atinja o invisível, aquela área que só dá para ″sentir″ com a alma, purificando, rejuvenescendo e energizando as pessoas." 
Taiu Bueno – Revista Alma Surf - fev/mar – 2001

"O que me deixou chocado não foi a existência dessa jurisprudência de revezamento. Logo que a percebi, entendi num piscar de olhos os benefícios de tal sistema. Nesso momento, logo percebi e lamentei quanto stress tinha rolado na minha vida, e na vida de meus colegas do Brasil tão desnecessariamente. Disputas por uma posição melhor no line-up, neguinho dando voltas, rabeadas, jogadas de água na cara do outro, entrar na água chingando o crowd e/ou sair da água brigando, etc. Tanto stress a toa que eu causei na vida dos outros, e que os outros causaram na minha..."  
Mark Lund – Revista Alma Surf jul/ago 2004




"Acredito que trabalhar com o surf é a melhor fonte de inspiração que um ser humano pode ter, por tudo que o surf traz – felicidade, saúde e harmonia."  
Lula Menezes (WetWorks) – Revista Alma Surf – jul/ago – 2004

"Surfers are members of a different race of people from the man in the street." 
Nat Young, Campeão Mundial de Surf em 1966

“ É preciso ter uma boa relação com todos que o cercam, tem que estar antenado com o seu shaper, com o fotógrafo que mora perto de você e com a revista que publica suas fotos. Não é só surfar dentro d´água, tem que saber se vender. Hoje em dia o marketing faz parte de qualquer profissão e no surf não foge a regra, O Chacrinha já dizia: “Quem não se comunica, se trumbica”  
Sávio Carneiro - Fonte: Revista Hardcore #166

"O surfista, após muitos anos em contato com as ondas e o mar, se torna um ser humano melhor. Isso porquê essa atividade tem o poder de mostrar e ensinar o que se deve fazer em condições adversas, pois estamos sempre interagindo com o poderoso oceano. E, na vida, não é diferente. Muito do aprendizado no mar é transportado para o dia-a-dia. A pureza e a simplicidade aumentam nas pessoas. O surf, uma vez na nossa alma, prossegue em forma de energia para a eternidade."
Taiu Bueno – Fonte:  Revista Alma Surf # 41


Surf é vida! As pessoas que priorizam as ondas jamais se arrependem. Para quem pode viver em busca da onda perfeita... O caminho de uma vida melhor.
Taiu Bueno – Revista Alma Surf # 41


O surf é um esporte ou uma forma de arte? Com certeza ambos. Nada disso! Tudo isso. Surf é estilo... Estilo de vida
Reinaldo Andraus – Fonte: Revista Alma Surf # 41


Mesmo nesse mundo crowdeado o surfista ainda pode procurar e encontrar o dia perfeito, a onda perfeita e ficar sozinho com o surf e seus pensamentos.
John Severson – O mestre da surf art





Não comecei a surfar esperando que viesse a fazer carreira. Era algo que gostava de fazer. Entretanto, depois que comecei, não consegui mais parar. Nada se compara à emoção de pegar onda, às amizades e ao estilo de vida. Nunca imaginei que as revistas que estudei de capa a capa se tornariam pastas de recortes de meus amigos, ou que os heróis que pensei que nunca fosse conhecer – e que muito menos competiria contra – se tornariam meus grandes amigos. E nunca pensei que aprenderia a curtir ondas que, um dia, me aterrorizaram.
Kelly Slater – Fonte: Pipe Dreams – A Biografia de Kelly Slater


Muitos dos grandes atletas, artistas e pessoas de todo tipo que se sobressaem vêm de famílias imperfeitas. Isso constrói caráter. Não podemos escolher o tipo de vida doméstica que recebemos quando crianças, mas isso desempenha um papel importante em nossa formação. Quanto mais difíceis as coisas são, mais provável será que nós nos liguemos a algo fora de casa. O meu algo era o surf, mas, infelizmente, em muitos casos, esse algo é negativo.
Kelly Slater –  Fonte:  Pipe Dreams – A Biografia de Kelly Slater


O surfe é o meu barato. As drogas podem ser divertidas à noite, mas o estrago que causam a longo prazo, e os sonhos que elas roubam, dura mais tempo. Sinto necessidade de promover uma imagem limpa para mim, e o mais importante é não querer destruir meu corpo ou minha família.
Kelly Slater –  Fonte: Pipe Dreams – A Biografia de Kelly Slater


Os pais sempre vêm me perguntar: “Quanto dinheiro meu filho deveria estar ganhando? Como posso conseguir patrocínio para meu pequeno Johnny?”. Eu os mando dar o fora. Se o garoto for bom o bastante, vencerá as competições certas e os patrocinadores aparecerão. Quando se tem quatorze anos, os dólares não importam, é mais importante ganhar experiência e gostar do que se faz. Quando se tem dezoito ou vinte anos e ainda não consegue bons resultados, chegou a hora de procurar outra carreira.
Kelly Slater –  Fonte:  Pipe Dreams – A Biografia de Kelly Slater

Aprendi cedo na vida que um peixe grande num lago pequeno fica entediado, estagnado e inchado. Ele nada em círculos, sem evoluir e cheira muito mal. Quanto mais eu aprendia sobre novos lugares, mais queria viajar.(...) O surf era o caminho que eu havia escolhido, e eu não podia esperar para ver o que o mundo tinha a oferecer.
Kelly Slater –  Fonte:  Pipe Dreams – A Biografia de Kelly Slater

"Quem tiver a oportunidade  de uma vez na vida deslizar em uma prancha sobre uma onda, passará provavelmente  o resto de sua existência  viciado nessa experiência, ou, no mínimo,  será capaz de esquecê-la. O surf é uma arte, um estilo de vida, uma sub-cultura com sua própria mitologia, heróis e linguagem".
Fonte: Wavetoon - a cultura do surf em quadrinhos 

"A busca pela onda perfeita faz parte da vida de todo surfista. Esta busca é eterna, basta você surfar a primeira onda e nada mais será como antes. Surfar é uma experiência física, emocional e espiritual. É você com você mesmo, usando sua mente, seu corpo e alma em sincronismo com os movimentos do oceano. Pura energia da natureza!
Roberta Borges, Campeã brasileira de surf de 1985 e fotógrafa - Fonte: Wavetoon - a cultura do surf em quadrinhos 

"Surfers are members of a different race of people from the man in the street".
Nat Young Fonte: STOKED - Uma história da cultura do surf.

Um comentário:

  1. Não sei muito bem o que é o surf, mas posso garantir que as caras das pessoas que surfam, são as das melhores.... (( Mesmo não tendo condições financeiras)) ainda assim promove uma excitação de comportamento, movimentos.... sentimos mais o nosso corpo, é quase fazer amor .... rsrsrsr

    ResponderExcluir