22 de outubro de 2019

TEMPERO PORTUGUÊS NO MOLHO HAVAIANO


Era uma vez um grande surfista, um grande campeão do esporte, que na penúltima etapa do ano já estava com uma mão e meia no caneco e com o seu 3º título praticamente na conta. Vinha surfando tão mais que seus adversários, que não havia dúvidas no ar. Ninguém podia pará-lo. Ninguém sabia como pará-lo. Já ia rumo a sua 4ª quartas-de-final consecutiva, em Portugal, quando caiu em sua armadilha favorita, a soberba. Ignorou o juiz de prioridade, remou na onda que os juízes disseram que não era dele e acabou sofrendo uma interferência que o tirou do campeonato. Justamente no momento em que todos os seus concorrentes ao título avançavam para as quartas de final. Um erro bobo e desnecessário, pois o campeão já tinha a vitória em mãos ou um erro grotesco do julgamento?









O juiz de prioridade pode ter errado? Claro que sim. Aliás, muita gente afirma que sim. Sabemos que juízes erram e na WSL eles erram bastante e que nunca consertam seus erros. Um competidor pode ignorar o juiz de prioridade? Claro que não.

Todos nós sabemos que Gabriel Medina adora essas disputas arriscadas, que podem resultar em interferência. O que eu não imaginava é que tão próximo de um terceiro título, ele fosse fazer isso de novo. Mas ele fez. E por mais que os fãs do Gabriel gritem e esperneiem, foi um vacilo dos grandes. Quem quer ser campeão não pode ficar "achando" que tem a prioridade. É preciso ter certeza. E entre uma onda e outra os dois surfistas tiveram tempo de sobra para olhar o placar da prioridade e ter essa certeza. Passar por cima do julgamento foi um erro bobo principalmente porque foi desnecessário, a bateria estava ganha. Ao ignorar a prioridade, Medina deu, de presente, o que a WSL tanto queria: uma final em pipe disputadíssima.

No instagram Medina postou um vídeo afirmando que a prioridade era dele e uma avalanche de fãs e de haters fizeram as redes sociais ferverem a tal ponto que até o Caio Ibelli e sua família foram ameaçados, difamados e praguejados. Ondas ruins na europa. Ondas de imbecilidade por aqui. 

Como a popularidade do Gabriel é enorme (o brasileiro tem mais seguidores do que a WSL, o John John Florence e o Kelly Slater somados), ele certamente colocou uma pressão na WSL, mas será que foi inteligente ou político da parte dele postar esse vídeo? Ao querer dar uma de “Juiz de redes sociais” o Medina não corre o risco de criar uma birra com os juízes? Posso estar errado, mas pessoas que reclamam não são lá muito bem vistas pela WSL.

Tanto Caio quando Medina tinham certeza de suas prioridades. O Caio porque viu no palanque e o Medina porque tinha a certeza de ter chegado antes no pico. Claro que o Medina não podia ter feito o que fez ao ignorar a prioridade, foi um erro bobo do Gabriel passar por cima do juiz de prioridade, mas se teve um lado que errou bastante nessa história toda foi a própria WSL, essa empresa que normalmente não explica, não comenta e não esclarece nada; Pode ter havido um erro do juiz de arbitragem, essa é uma das possibilidades mais prováveis (a WSL nega); houve um erro do Strider ao declarar publicamente, antes do pronunciamento oficial, que a bateria deveria voltar para a água; e o tradicional silêncio da fechada WSL durou tempo demais, deixando a internet explodir em comentários violentos e desnecessários. São muitos os erros. Por ação e por não-ação.

As vezes tenho a impressão de que nessa ânsia da WSL em buscar o grande público ignora completamente o público core, uma estupidez tremenda. Basta dar uma olhada na audiência dos eventos da WSL no facebook para ver que nem o público core nem o grande público estão assistindo. Provavelmente porque tem sido difícil acreditar na WSL. Provavelmente porque alguns resultados, dramas e intrigas parecem mais artificiais demais. Provavelmente porque alguns resultados, dramas e intrigas são carinhosamente escondidos ou maquiados. Fica aqui a impressão de que hoje o surf é um esporte muito maior e muito menos respeitado.

Independente do resultado em Portugal nosso campeão cabeça-dura surfa Pipe como um gênio e continua sendo o franco favorito ao título. Sorte dele, porque erros assim seguidos normalmente custam um caneco.

Aguardemos as finais do evento. A etapa de Portugal não tem mais chances de coroar um campeão mundial antecipado, mas definitivamente adicionou pimenta, sal, alecrim e um bom azeite português nesse molho de Pipe. Filipe Toledo pode sair de Supertubos como líder do ranking e todos os concorrentes ao título estarão embolados em Pipe. A disputa do título vai até a última onda.

Solidariedade a família Ibelli e parabéns aos surfistas que tiveram a dignidade de falar em defesa do Caio. As vezes a nobreza aparece mais nas belas atitudes do que no título em si.

A propósito, depois do tubarão em J-Bay a interferência do Medina não foi um dos maiores momentos da audiência da WSL?



Nenhum comentário:

Postar um comentário