24 de agosto de 2011

FAZENDO CARREIRA NO SURF

Por: Dadá Souza

Essa é para você que é ou pretende ser surfista profissional. O texto é longo, mas pode ser de grande ajuda. São alguns toques e dicas que todo atleta deveria saber, mas que dificilmente você vai encontrar por aí.

Se você pode colaborar com outras dicas ou idéias, o espaço está aberto para que você comente, critique e mande as suas experiências e sugestões.

Esperamos que ajude!

::::::::::::::::

Não são muitos os surfistas que levam o profissionalismo realmente a sério. Adriano de Souza, nosso Mineirinho, é um grande exemplo de atleta que encara sua carreira com muito profissionalismo e com grande dedicação. Seus resultados dizem tudo, Mineiro é um grande campeão e um exemplo a ser seguido.



CARREIRA NO SURF. ACHA QUE É FÁCIL?

Virar surfista profissional é o sonho de milhares de jovens brasileiros, que vislumbram no esporte o sonho de levar a vida de fama, viagens, grana, sucesso e mulheres. Para muitos, é a profissão dos sonhos, onde as roupas e pranchas vem de graça, onde se conhece os lugares mais paradisíacos e ainda se surfa as ondas mais perfeitas do mundo...

Mas não se iluda, é somente para um grupo muito pequeno que esse “sonho” se torna uma realidade (e uma profissão bem remunerada). Para transformar a atividade esportiva e recreacional em uma carreira financeiramente estável, é preciso muita disciplina, dedicação e trabalho. Dentro e fora d’água!

DEDICAÇÃO, PERSISTÊNCIA, PLANEJAMENTO, SERENIDADE, CORAGEM, CONFIANÇA, TALENTO, TREINO, MUITO TREINO, RAÇA, INTELIGÊNCIA, ESTILO, FORÇA, ONDAS DE QUALIDADE, VELOCIDADE, PERSEVERANÇA, CABEÇA NO LUGAR, PREPARO PSICOLÓGICO, CONCENTRAÇÃO, PREPARO FÍSICO, CARISMA, RELAÇÃO COM A MÍDIA, Tudo isso é importante e fundamental.

Há muitos anos converso com diversos atletas, profissionais e amadores, e acompanho suas dificuldades e inabilidades. E é bastante fácil observar a falta de profissionalismo da grande maioria dos surfistas ao administrar a carreira. Claro que temos exceções, mas no geral os surfistas são atletas bem dedicados dentro d´água, mas não entendem sobre planejamento de carreira ou sobre a relação com os patrocinadores e com a mídia; A grande maioria dos atletas ainda é bastante limitada ao usar as mídias e redes sociais para agregar valor ao seu nome/imagem; Muitos são os atletas que se envolvem em caminhos nem sempre positivos; E muitos são profissionais não entendem direito essa história de gerar retorno aos seus patrocinadores.

A verdade é que a grande maioria dos surfistas desconhece o que seja um planejamento de carreira, e não é de hoje que vemos bons surfistas (competidores e freesurfers de grande talento) passando dificuldades para bancar suas viagens e pagar as contas em dia.

Ter talento e passar o dia na praia não basta. O surfista precisa de educação, de inteligência, precisa aprender línguas, aprender a se comportar, aprender a ganhar e a perder. O atleta também precisa aprender a se expressar de forma correta e a ter responsabilidade e comprometimento. O que diferencia um surfista comum de um grande atleta é a seriedade com que se encara o trabalho.

Como bem sabemos, o único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário. E para ser um profissional de sucesso, é essencial ter metas e objetivos bem definidos, planejar as competições as quais vai participar, investir no conhecimento, cuidar da saúde, dos documentos e investir forte na carreira, sempre visando o presente e o futuro.

Para ajudar os atletas a entenderem um pouco mais sobre o gerenciamento da carreira esportiva, preparamos alguns toques e dicas especiais que podem ajudar a pensar, planejar e executar melhor os tantos pontos que envolvem a carreira de um surfista profissional.


LAPIDANDO E DESENVOLVENDO
ATLETAS DE SURF


São muitas as crianças que mostram bem cedo uma aptidão para o esporte. Os pais, por vontade própria ou por incentivo dos amigos, começam a inscrever os filhos nos campeonatos e os primeiros resultados e premiações começam a aparecer.

Nessa fase iniciação, onde os competidores ainda são crianças, é preciso incentivar, mas sem colocar nos moleques uma cobrança exagerada. Criança tem que ser criança, tem que brincar e se divertir na praia, e não ser um “mini” atleta profissional. É importante que as crianças decidam sozinhas se a carreira no surf é realmente seu sonho e se esse é realmente o esporte que amam. Isso pode parecer um tanto romântico agora, mas vai fazer toda a diferença no futuro.

Nessa fase é importante entender a família do atleta, sua estrutura e que tipo de educação é passada para os filhos. É preciso incentivar a ser bom nos esportes e também na escola . É durante essa fase que vem os primeiros campeonatos, as primeiras pranchas e os primeiros apoios.

As principais armadilhas nessa fase vêm dos pais. Não são poucos os casos de familiares que enxergam no talento do filho uma maneira de salvar as finanças da família, assim como não são poucos os pais que, sem talento nenhum no surf para ser um competidor, enxergam nos filhos a chance de realizar seus sonhos frustrados de ser uma fera do esporte. Esses falsos “Super-Pais” brigam com juízes nos campeonatos, muitos gritam com os filhos na praia e ainda incomodam os editores de sites/jornais/revistas pedindo visibilidade para os garotos.

Se o aspirante a profissional já é pré-adolescente, é preciso dedicação “full time”. Um surfista, para ser campeão, deve ser um atleta aplicado e ter uma determinação muito grande, deve treinar muito, cuidar da alimentação, da preparação física e psicológica, investir nos melhores equipamentos, viajar bastante para aprender a surfar todo tipo de onda , estudar o julgamento de cada evento, fazer vídeo-análise e buscar sempre a evolução.

Aprenda a falar inglês!! Quem pretende participar de competições internacionais ou construir uma carreira sólida no esporte é obrigado a dominar o idioma. Caso contrário, sofrerá preconceito, será passado pra trás e não terá como reivindicar seus direitos.

A não ser que você tenha um talento excepcional, um surf sólido e realmente acima da média, repense o sonho de virar surfista profissional. Esse talento acima da média é fundamental para que você consiga um patrocínio, para vencer eventos importantes e para que o atleta conquiste reconhecimento e respeito.

Mantenha uma postura de atleta. Fuja daquele estereótipo de surfista “marrento”, mal-educado, que não sabe falar direito ou que fica socando a prancha cada vez que alguma coisa sai errado. Caras como Alejo Muniz, Gabriel Medina e Adriano de Souza chegaram lá, justamente por serem diferentes desse tipo. São profissionais, educados, falam bem e são sempre solícitos com a imprensa e com o público.

Tenha bem claro quais são as competências e habilidades que você deve desenvolver para ser um grande atleta. É preciso entender de prancha, conhecer o mar, fazer um treinamento multidisciplinar, conhecer estratégias e táticas de competição, não ser excessivamente grudado com a família, fazer um plano de saúde e nunca, em hipótese alguma, deve abandonar os estudos.

É no final da pré-adolescência, início da adolescência que acontece a peneira natural que vai definir quem realmente tem talento pra coisa e pode virar profissional, e quem vai ter que encarar outro caminho na vida ou no esporte. É também a fase em que os primeiros encaminhamentos e exames médicos são necessários (nutricionista, dentista, psicólogo, etc). Atleta, para ter bom desempenho, tem que ter saúde.

É preciso também, dedicar uma atenção ao marketing pessoal do atleta. Aqui entra o visual do atleta, o visual das pranchas, a habilidade de se expressar bem, e a importância de ter bom relacionamento com patrocinadores, juízes, com a mídia e com os outros surfistas.

Comece a priorizar as competições mais importantes e a aprender mais sobre julgamento e a estudar qual o melhor momento para se profissionalizar. Nesse momento conta muito o atleta possuir uma certa estrutura (planejamento de carreira, planejamento financeiro, patrocinadores, cartões de crédito e de milhagem, plano de saúde, etc.)

Viajar é fundamental. Os resultados dos surfistas brasileiros nesse ano de 2011 comprovam isso. Desde que as empresas começaram a mandar nossos atletas mirins para rodar o mundo desde muito cedo, acabou a vantagem que australianos e americanos levavam sobre nós, brasileiros. Hoje os surfistas brasileiros estão entre os melhores do mundo. Se você não começar desde cedo a surfar ondas diferentes, “point breaks”, “reef breaks”, “tubão”, dificilmente fará isso bem no futuro.

E um último toque: Faça constantes vídeo-análises. É a maneira mais eficiente para você se ver surfando, para corrigir erros, estilo e sua abordagem em cada tipo de onda.


ADMINISTRANDO A CARREIRA


Invista no seu conhecimento!

A chance de você chegar aos 40 anos de idade, com dezenas de viagens pelo mundo e carimbos no passaporte mas nenhuma grana no bolso é grande. Isso pode não ter muita importância agora quando você é jovem, mas vai fazer muita diferença no seu futuro. Portanto, planeja a sua carreira!

Faça cursos de idiomas! Um atleta que não sabe se expressar perde entrevistas e perde oportunidades. Leve em conta que falar um segundo idioma é importante não só para a vida profissional, mas também para seu desenvolvimento pessoal.

Construa uma boa rede de relacionamentos, seja conhecido e reconhecido pelo mercado. De nada adianta ter talento se ninguém o conhece.

Os grandes atletas são feras também no marketing pessoal e nas relações interpessoais. Aprenda a ser maduro nos relacionamentos com a sua família, com seus patrocinadores e com a mídia. Afinal, todos odeiam um garoto mimado ou mal educado.

Para lidar com contratos, contatos, relacionamento com os patrocinadores e com a imagem do atleta, um “manager” pode ser uma boa alternativa.

O trabalho de um “manager” na administração da carreira de um atleta profissional pode ser uma importante ajuda e também um diferencial estratégico, pois auxilia o surfista para:
a) Estimular e dar o suporte necessário no planejamento da carreira profissional;
b) Auxiliar a identificar e trabalhar seus pontos fortes fracos;
c) Aperfeiçoar o nível de comunicação com seus colegas, patrocinadores, fãs e imprensa;
d) Auxiliar na negociação de salários e no relacionamento entre atleta, entidades e patrocinadores.

Mantenha seus documentos em dia. Não poder viajar por falta de documentos é uma coisa que não pode acontecer. Tenha conta em banco, cartão de crédito e plano de saúde. Se você é profissional, não deixe de fazer um plano de previdência para assegurar um futuro mais confortável no futuro.

Gastar todo o dinheiro que ganha com impulsos consumistas e festas de arromba é um mau negócio. Reinvista seu dinheiro!

Escolha com cuidado seus amigos e companheiros de viagem. Procure andar com pessoas que agreguem pontos positivos na sua carreira.

Fique longe das drogas, das bebidas e das baladas. Tudo isso pode acabar com a sua carreira e não ajuda em nada nem na sua saúde e nem no seu desempenho. O grande Gerry Lopez já disse uma vez: “A verdade é que quando os melhores surfistas estão alcançando o pico de sua performance, surfando seu melhor, eles não estão chegando nem perto de droga alguma."

Coloque metas diárias, semanais, mensais e anuais para a sua carreira. Pense em tudo o que é importante na sua carreira e corra trás! Na água, na praia ou na internet, procure sempre evoluir e fazer contatos com pessoas que possam somar.

É preciso fazer muitas coisas para ser um surfista de sucesso, ficar em casa parado ou percorrendo caminhos errados não vão ajudar você em nada. É preciso ter muita força de vontade e disposição para trabalhar e lutar pelo que você quer.

Mais do que uma carreira de surfista profissional, todos devem ter um projeto maior de vida, que inclua família, lazer, hobbies, etc. O próprio Kelly Slater já falou “o surf, por si só, não completa a vida de ninguém”. É preciso ter outros interesses e habilidades que fazem você se reenergizar, viver e competir com menos stress.

Mostre seu surf. Faça um bom curriculum, monte um blog, utilize as mídias sociais (Facebook, twitter, orkut, Youtube, Vimeo, etc.) para mostrar que você é um bom surfista e para se relacionar com a mídia, com seus fãs e admiradores

Alguns pontos importantes para você planejar na sua carreira:

· ANÁLISE DA SITUAÇÃO
· PONTOS FORTES DO ATLETA
· PONTOS FRACOS DO ATLETA
· PLANEJAR AGORA TUDO O QUE PRETENDE NESSE ANO
· PLANEJAR AGORA TUDO O QUE PRETENDE NO PRÓXIMO ANO
· PLANEJAR AGORA TUDO O QUE PRETENDE DAQUI 5 ANOS
· ESTABELECER OS OBJETIVOS
· IDENTIFICAR OPORTUNIDADES
· METAS
· PRIORIDADES
· ESTRATÉGIAS
· EVENTOS E CIRCUITOS Q VAI CORRER
· CALENDÁRIO
· INSCRIÇOES NOS EVENTOS
· PASSAGENS/ESTADIAS/VERBA DE EVENTO
· ALIMENTAÇÃO
· EQUIPAMENTO
· PASSAPORTE, VACINAS E VISTOS
· MOEDAS ESTRANGEIRAS
· PREVISÃO DE ONDAS, MARÉS, INFORMAÇÕES DO PICO DE DESTINO
· TAXAS E SEGUROS
· PLANO DE SAÚDE
· EQUIPAMENTO ELETRÔNICO


PREPARO FÍSICO

“Quanto mais você sua nos treinamentos, menos você sangra no campo de batalha”
Coronel Red

Pode até parecer óbvio demais falar sobre preparação física, mas é impressionante o número de surfistas que não se dedicam aos treinos físicos complementares.

Para aqueles que buscam um surf de alta performance, é fundamental dedicar uma boa parte de seu tempo para trabalhar a técnica do esporte. De preferência com o acompanhamento e supervisão de um profissional da área. O treinamento deve ser realizado nos mais variados tipos de onda e condições do mar.

Praias diferentes também ajudam o surfista a se adaptar mais facilmente a outros tipos de ondas. O surfista deve reconhecer suas maiores dificuldades e procurar corrigi-las através de filmagens e com conversas com seu técnico.

Para ser um campeão, é necessário muita consistência. Tem que ser bom em ondas pequenas, ondas grandes, em ondas perfeitas ou mexidas, em mar gordo ou cavado, pra esquerda ou pra direita.

Faça sempre surf treinos e simulações de bateria! É 100% necessário competir e simular as baterias.

Com o corpo trabalhado, você fica mais confiante, mais preparado, mais forte, mais flexível e menos sujeito a lesões.

Existem muitos exercícios que podem complementar o treinamento de um surfista. O ideal é que os treinos sejam multidisciplinares e acompanhados por profissionais da área. Treinos funcionais, Pilates, Yoga, musculação, ciclismo, natação, skate, capoeira, jiu-jitsu, tudo isso pode, e deve, fazer parte da rotina de um atleta profissional. É preciso que o atleta tenha em sua rotina trabalhos de aquecimento, alongamento, aumento de força e de flexibilidade e, principalmente, muita seriedade no descanso físico.

Todo surfista competidor deve fazer um trabalho específico de preparação física orientado por um professor de Educação Física e, na praia, por um treinador. Até o surf diário deve ser feito com muita dedicação e seriedade.

Quando você está forte, aguenta melhor os desgastes de viagem, dos campeonatos e até as gripes e resfriados.

Com um bom preparo, você rema mais e mais forte, aumenta e resistência e encara muito melhor aquele dia de campeonato com várias baterias.
Isso sem falar na auto-confiança.

Devido ao intenso desgaste físico que ocorre durante as sessões de surf, é indispensável as 8 horas diárias de sono para repor a integridade corporal (de preferência dormir e acordar cedo).

Uma boa alimentação é fundamental para se obter um corpo saudável. Nosso corpo funciona como um carro de Fórmula 1: Quer ter alto rendimento? Coloque o melhor combustível. Recomenda-se equilíbrio na ingestão de proteínas, vitaminas, carboidratos e sais minerais. Evite gorduras, refrigerantes, “junk food”, muito sal e açúcar e se alimente em horários previamente definidos. Um nutricionista pode ajudar (e muito) você a se alimentar de forma correta.

“O surfe competitivo atingiu um nível técnico tão alto que todos os detalhes fazem a diferença no resultado final. Com isso, a formação dos atletas também começa cedo e, quanto mais preparado eles estiverem para a atribulada vida profissional, maiores serão as chances de obterem sucesso.” Blog da Hang Loose

PREPARO PSICOLÓGICO

Quanto mais preparado psicologicamente você for, mais controle você terá nas baterias. Quanto mais ansioso ou nervoso você ficar, maiores as chances de cometer erros e colocar tudo a perder. É preciso treinar a sua mente a pensar como um campeão. Somente fortalecendo o seu psicológico você conseguirá ser confiante, focado, determinado e motivado. E por consequência, um campeão.

Você precisa acreditar em si mesmo. Acredite em si e nos seus sonhos. São os sonhos que movem o mundo. Em segundo lugar, defina prioridades. Coloque seus objetivos em ordem e definia por onde começar. Aproveite as oportunidades e defina aonde quer chegar. Todo o resto é consequência do seu trabalho e dedicação.

Leia bastante e estude muito. Nada é pior para um surfista talentoso do que a falta de inteligência. Amplie seus horizontes! E nunca pare de estudar por causa do surf. Primeiro, porque é perfeitamente possível conciliar os dois. E segundo, porque para ser um campeão, é preciso maturidade e inteligência.

Acredite em você mesmo. Quando você mentaliza a vitória, você consegue, todo o seu corpo vai trabalhar para que você consiga. Quando você mentaliza que não vai conseguir, bom, aí você não consegue mesmo. Acredite nos seus sonhos, são os sonhos que movem o mundo.

É preciso saber ganhar, é preciso saber perder, é preciso saber o que dizer ou o que fazer em momentos importantes. E aprender com as derrotas! Todas as experiências devem ser revertidas em aprendizado.

Existem momentos em que a vida particular e competitiva se misturam. Procure manter sempre o seu foco e priorizar as situações. Para ser o melhor, tudo o que envolve a sua carreira deve ser prioridade.

Mas para que tudo faça sentido, mais do que um projeto profissional, todos devem que ter um projeto de vida maior, que inclua família, lazer, amigos, hobbies, etc. Estes outros interesses garantem que você consiga se reenergizar, viver com menos stress e se preparar para uma segunda ou terceira carreira ao longo da vida. Recomendamos a leitura do livro “A semente da vitória” do Nuno Cobra. É leitura obrigatória!

Devemos que estar ligados na vigilância de nossos pensamentos. Não podemos esquecer que somos o que pensamos. Se você se acha vitorioso, você se faz vitorioso. Há que adotar, sempre, uma atitude mental positiva para ser sempre positivo. Também é importante saber escolher nossas amizades, aproximar-nos de pessoas positivas, com uma boa energia.

Você tem de acreditar, dar o melhor que pode e deixar fluir. Nós nascemos para a vitória. Atingindo esse ponto, não há mais com o que se preocupar, porque a vida conspira sempre a nosso favor. Jamais duvide disso!


EQUIPAMENTO

Como muito bem disse o Ricardo Bocão uma vez, não tem surfista bom que dê jeito em prancha ruim. Para vencer, para ser um campeão, prancha boa é fundamental. Vejo centenas de competidores ainda investindo naquela idéia de usar pranchas ruins e medíocres porque são baratas ou porque vem de graça. A verdade é que o barato, muitas vezes sai caro. E isso serve para pranchas, roupas de neoprene, parafinas e cordinhas. Se você quer ser profissional, invista nos melhores equipamentos.

Vai para o Hawaii? Experimente uma prancha havaiana. Vai pra Austrália? Experimente uma prancha australiana. Não fique preso a um só shaper, a não ser que ele seja realmente muito bom (eu falo aqui de no máximo 10 shapers no mundo todo). Ao experimentar outras pranchas e designs, você vai ampliar o seu conhecimento, suas habilidades e até conseguir conversar melhor com seu shaper para fazer a prancha certa para cada situação. Invista em pranchas boas, converse muito com o seu shaper, mantenha a cabeça aberta em relação aos modelos de pranchas. Experimente diferentes marcas, modelos e designs, tudo isso só vai fazer o seu surf crescer.

Amplie seu quiver de pranchas. Cada tipo de onda exige um diferente tipo de shape. Já dizia um antigo ditado: “Não existe mar ruim, existe é sujeito sem equipamento.”

“Tem que ter certeza de que você tem as melhores pranchas possíveis para o seu tipo de surf e para o tipo de onda e de condições que vai encontrar nas etapas do circuito que disputa.” Ricardo Bocão, Revista Fluir

Tenha o mesmo cuidado com suas wetsuits. É importante ter um quiver de roupas de neoprene. Nada pior do que você perder a concentração porque está passando frio ou calor. Utilize sempre o melhor equipamento possível, seu rendimento depende disso.


TÁTICAS E ESTRATÉGIAS DE COMPETIÇÃO

Cada bateria, cada onda e cada evento têm suas particularidades. Saber ler corretamente o mar e o momento das ondas é fundamental. Assim como observar o que os juízes estão gostando e valorizando. Ter inteligência e uma boa estratégia é primordial para qualquer competidor.

Aprenda a controlar a ansiedade. Sua própria cabeça pode ser o seu pior adversário se você não souber controlar seus impulsos e o nervosismo.

As vezes é preciso entrar na mente do adversário. Esteja 100% atento antes e durante a sua bateria. É preciso também surfar com o regulamento embaixo do braço e explorar cada chance, até os erros de seu adversário.

Antes das baterias, observe atentamente o mar, onde as ondas estão quebrando, as mudanças que acontecem em cada maré e o que os outros surfistas estão fazendo para ganhar as notas mais altas.

Todo surfista competidor deve estudar o Livro de Regras e aprender todas as regras e macetes de cada competição. Só tem uma boa tática de competição aquele atleta que estuda, observa, e vivencia as muitas experiências que acontecem durante as baterias e nos treinos.

Estratégia vence bateria! Procure sempre estudar as ondas onde o campeonato acontece, estude seus adversários e vá para a água com um plano de ação definido. Traçar uma meta é definir um ponto aonde você quer chegar.

Vai competir em algum lugar diferente? Vá atrás de todas as informações importantes e das dicas e macetes de cada onda. Procure sempre ir para o local de competições antes dos outros competidores para poder treinar uns dias a mais na onda onde acontecerá o campeonato. Parece simples e básico, mas são raros os atletas que fazem isso. Treinar na onda do evento, em qualquer condição, é fundamental.

Invista tudo em uma atuação arrasadora e consciente. Para ter sucesso no mundo competitivo atual, um surf de alta performance é 100% necessário. Não há mais espaço para enganação. Ou você é muito bom, ou você nunca vai ganhar nada e será só mais um.

De nada adianta também você tentar as manobras mais malucas e não voltar de nenhuma.

Os juízes hoje exigem que você tenha repertório de manobras e que seu surf não seja de manobrinhas. Todos querem ver “manobrão”, ”tubão”, aéreos alucinantes e rasgadão. E todas na linha da onda e no momento mais crítico. No surf moderno, quem não arrisca, não petisca.


RELACIONAMENTO COM OS PATROCINADORES

Conseguir um bom patrocinador é fundamental, não só para que o surf se torne, de fato, uma carreira, mas também que você possa viajar e competir. Sem patrocínio, nada acontece. Sem patrocínio você não viaja, não compete nos eventos importantes, não aparece na mídia e sua carreira não decola.

Uma empresa só vai lhe patrocinar, se enxergar em você a figura ideal para ser um verdadeiro embaixador da marca. Educação, exemplo, dedicação, talento e diplomacia são fundamentais. Arrogância, falta de educação e excesso de marra são atitudes feias e que vão minando a imagem de um atleta. Ou você conhece bem o seu patrocinador e seus objetivos e representa bem essa marca mundo afora, ou você vai acabar perdendo seu emprego.

Você ainda não tem um patrocinador? Bem, comece fazendo um curriculum com seus dados e principais resultados e monte um “portfolio” (impresso ou em vídeo) com suas fotos, filmes, resultados e com as matérias que saíram na mídia falando a seu respeito. Depois comece a mapear as marcas/empresas que tem o perfil para patrocinar você e vá a luta. Dificilmente um patrocínio vai cair do céu.

Nem todo mundo consegue estabelecer uma relação sadia com seus patrocinadores. Basicamente, aqui existe uma relação comercial, como em qualquer outro trabalho, onde o seu empregador (o patrocinador) paga você para representar (positivamente) a sua marca. E é preciso muito comprometimento e responsabilidade nessa relação, senão você acaba perdendo o emprego.

Já se foi o tempo em que o atleta de surf ganhava tudo de mão beijada, só porque pegava umas ondas. As empresas já não querem mais patrocinar garotos irresponsáveis e marrentos, que agregam uma imagem mais negativa do que positiva a marca e que não dão retorno esperado.

Para cada centavo que uma empresa investe em você, ela espera arrecadar, no mínimo, 5 centavos de lucro. Ou você dá lucro, ou vai acabar sendo substituído por outro atleta.

Todo final de mês mande para o seu patrocinador um CD ou DVD com uma prestação de contas, onde deve constar tudo o que você fez durante o mês: que eventos participou, as trips que você fez, os resultados obtidos e também suas fotos e vídeos.

Se você quer (ou precisa) aparecer na mídia e nos anúncios, é preciso ajudar o seu patrocinador. Em geral, o empresário-patrocinador está atrás de uma mesa, com pilhas de problemas para resolver, contas a pagar, estoque para desovar e não sobra muito tempo para ele pensar que precisa mandar fazer fotos suas para o próximo anúncio. Produza você mesmo esse material e facilite a vida do seu patrocinador.

Como atleta patrocinado, você é um empregado da empresa. Você está oferecendo um serviço em troca de uma remuneração. Mostre que seu serviço está atingindo resultados positivos, mostre que seus resultados estão muito além dos resultados esperados. Seus patrocinadores e a mídia precisam conhecer seus diferenciais.

Ou você aprende a negociar contratos de patrocínio, ou arruma alguém (preparado e de confiança) para fazer isso para você. Mas muita atenção: escolha MUITO BEM a pessoa que vai lhe ajudar com isso. Nem sempre um pai cabeça-dura ou aquele "amigo” mais descolado são as pessoas certas. Escolher a pessoa errada para ser seu empresário ou manager pode gerar prejuízos e uma dor de cabeça daquelas das grandes.

Aprenda a fotografar, filmar, editar, tocar algum instrumento, a dar palestras, a comentar nos eventos ou qualquer outra atividade que possa agregar aquele “algo mais” na sua imagem. Essas atividades também podem ser bem interessantes no futuro, quando sua aposentadoria como atleta chegar.


RELACIONAMENTO COM A MÍDIA


Para estar sempre presente na mídia, sair nos veículos certos (jornais/revistas/sites) e principalmente, para fazer bonito quando sair, é preciso saber lidar com a imprensa.

Para sair na mídia, você precisa ser notícia. Ou você se dá bem em um evento, ou faz uma manobra espetacular ou faz algo de diferente. Mas se você fizer uma boa sessão de fotos ou um filme bacana, também é bem possível que alguns editores publiquem.

Um dos caminhos para uma boa e constante relação coma mídia, é contratar os serviços de uma assessoria de imprensa. Um profissional de comunicação é a pessoa que faz você aparecer na mídia de modo profissional. Normalmente os atletas com uma assessoria desse tipo conseguem vantagens em relação aos demais, como contratos mais vantajosos, contato rápido com os a mídia, valorização da imagem e outros benefícios.

Invista em uma boa máquina fotográfica/filmadora e tenha sempre a mão amigos e profissionais que possam captar suas imagens surfando. Isso é fundamental tanto para você analisar seu surf, como para produzir um material para seus patrocinadores. Sem imagens, você não aparece na mídia, não aparece nos anúncios, e não dá retorno algum para seu patrocinador.

Os fotógrafos e “film-makers” são os melhores amigos de um surfista. E valorize o trampo desses trabalhadores! Pague de forma correta quem fica horas na areia filmando/fotografando e muitas horas em casa editando. São esses profissionais que fazem você sair na mídia. Valorize!

O surfista Everaldo Pato Teixeira, em uma interessante palestra no Congressurf, comentou que o seu maior patrimônio era a sua agenda telefônica, pois é onde ele tinha todos os contatos da mídia e das pessoas que o ajudavam na sua carreira.
Cultive e desenvolva uma rede de relacionamentos com as pessoas importantes do esporte, da mídia e do mercado.


CUIDADOS COM A IMAGEM

Tome muito cuidado ao administrar a sua imagem, tanto na praia quanto na internet. Qualquer deslize ou vacilo pode custar a sua credibilidade ou sujar a sua imagem. Uma publicação errada no Twitter ou no Facebook pode acabar com meses e meses de esforço e trabalho. Deixe para falar bobagens quando estiver sozinho com seus amigos. Não faça isso na internet, onde o mundo inteiro está lhe escutando/analisando/julgando.

Seja um guerreiro a favor da natureza. O surf é um esporte ecológico e depende da saúde das praias para que possa continuar existindo. Um surfista que joga papel de parafina no chão ou que deixa lixo na praia, além de estar agindo contra a natureza, queima o filme e pode acabar perdendo créditos e até o patrocínio.

Atleta tem que ter a imagem LIMPA. Fique longe das confusões, das brigas, das drogas e dos problemas. Você tem que ser reconhecido pelo seu talento e dedicação e deve ser lembrado por seus feitos como esportista, e não pelos vexames que dá.


DICAS ESPECIAIS DE PESSOAS BEM ESPECIAIS

Durante a elaboração desta matéria, pedimos a diversos profissionais do esporte (atletas, ex-atletas, jornalistas, empresários e managers), cinco dicas para quem deseja seguir a carreira de surfista profissional. Abaixo as respostas de quem entende do assunto.


Rosaldo Cavalcanti - Jornalista Especializado

1- Estudar. Surfista que não tem formação intelectual morre na praia. A carreira é curta e é preciso estar preparadão para o 'depois'. Veja o Kelly Slater. Só entrou no circuito mundial depois que acabou o colégio.
2- Comer, dormir e se alimentar bem. Você é o resultado desta combinação. Principalmente se for um atleta de alta performance.
3- Treinar muito. Dentro e fora d'água. Identificar suas deficiências. Estar bem preparado física, técnica e espiritualmente.
4- Ter vontade de chegar lá. Determinação, persistência, disciplina. Saber que os detalhes fazem a diferença.
5- Estar pronto para aproveitar as oportunidades. Não basta apenas ter sorte, estrela... Na vida, precisamos estar prontos para aproveitar as oportunidades.


Marco Giorgi – Surfista Profissional

1- Foco
2- Vontade
3- Surf
4- Perseverança
5- Diversão

Alex Guaraná – Jornalista Especializado

1- Terminar ao menos o 2º grau
2- Ter um bom inglês
3- Não usar drogas nem bebida alcóolica (uma cervejinha até pode)
4- Ter um bom planejamento físico e psicológico
5- Surfar ondas de qualidade, de preferência tubulares, em fundo de coral, o máximo possível.


Junior Faria – Surfista Profissional

1- Dedicação
2- Trabalho
3- Vontade, muita vontade!
4- Abdicação
5- Por último, acredite em si mesmo.


Marcelo Trekinho – Surfista Profissional

1- Termine os estudos. Surfista burro não tem futuro mais.
2- Disciplina.
3- Estude inglês. E preciso falar fluente.
4- Treine a parte física.
5- Aprenda a escrever bem. E possível abranger a carreira escrevendo pra sites, blogs e revistas do ramo. Filmar e editar vídeos também ajuda muito.


Julio Adler – Ex-competidor, blogueiro e comentarista

1 – Desista.
2 - Não desista.
3 - Aprenda a perder.
4 - Vencer baterias não tem nada em comum com surfar bem.
5 - Faça amigos (fora das baterias).
5 e 1/2 - Odeie seu adversário (dentro das baterias).


Phil Rajzman - Surfista Profissional - Campeão Mundial de Longboard

1- Foque no desenvolvimento do esporte, sem deixar os estudos de lado, escola em primeiro lugar.
2- Participe do máximo de eventos amadores que puder, antes de se tornar profissional.
3- Acumule resultados e mídia espontânea selecionando os destaques de forma organizada para apresentar a patrocinadores.
4- Tenha certeza de seus objetivos como atleta profissional, e não desista quando se deparar com os obstáculos, eles te fortalecerão.
5- Nunca feche as portas, um amigo ou empresa que te ofereça pouco hoje, amanha poderá ser um fiel parceiro, se valorize com atitudes positivas, e seja exemplo para as próximas gerações.


Teco Padaratz – Bi-Campeão Mundial WQS e um dos maiores ídolos do surf brasileiro

1- É preciso saber se você realmente quer ser um surfista profissional. Pois o que muito acontece, é você descobrir que não era bem isso que queria, mas daí já é tarde.
2- Você precisa saber que vai abrir mão de muitas coisas que uma pessoa normalmente tem, por uma causa maior. Isso significa comprometimento com seu objetivo.
3- Disciplina é uma das armas mais importantes neste processo. Dedicação todos os dias faz realmente a diferença ao longo do tempo de carreira. Quanto maior a base psicológica, mais chances de durar na carreira.
4- Saber enxergar seus próprios defeitos pode vir a ser a única vantagem sustentável contra a concorrência. Portanto é preciso saber se despir do ego, e aceitar seus defeitos, à ponto de melhorar sua capacidade de reação durante o processo de competição.
5- Por último, mas não menos importante, aliás, o mais importante de tudo, você precisa realmente terminar a escola antes de se tornar profissional. Acredite, só mesmo os estudados é que conseguem aproveitar os frutos de uma carreira esportiva para benefício da vida pessoal após carreira, afinal após ser surfista, você tem que encontrar algum caminho que preencha os mesmos sonhos que uma carreira de competição lhe oferece.


LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO


10 DICAS PARA CONSEGUIR UM PATROCÍNIO ESPORTIVO
http://www.mktesportivo.com.br/10dicas.htm

COMO ARRUMAR UMPATROCÍNIO
http://pordentrodasondas.blogspot.com/2010/07/como-arrumar-um-patrocinio.html

PLANEJAMENTO, OUSADIA E PATROCÍNIO SUSTENTAM PROMESSA MINEIRINHO
http://esporte.uol.com.br/radicais/ultimas/2006/03/16/ult81u1037.jhtm

A IMPORTÂNCIA DE ACREDITAR EM SI MESMO
http://www.mesquitaonline.com.br/Artigos/visualizar.php?id=40

ORGANIZANDO SUA CARREIRA DE SURFISTA
http://faubulas.blogspot.com/2010/12/organizando-sua-carreira-de-surfista.html

MINEIRINHO: 10 DICAS PARA VOCÊ SE TORNAR UM SURFISTA PROFISSIONAL
http://www.guiame.com.br/v4/nova_geracao/124929-1846-Mineirinho-10-dicas-para-voc-se-tornar-um-surfista-profissional.html

CONGRESSURF ABORDA CARREIRA DO ATLETA http://www.congressurf.com.br/site/noticias.php?acao=view&cod_noticia=11&cliente=1

* Para fazer essa matéria, li muitos textos do Ricardo Bocão na Revista Fluir, um mestre no assunto, assisti a palestras muito boas do Rodrigo Tuska (manager) e do Everaldo "Pato" Teixeira, li várias vezes os links acima e, mais do que tudo, conversei com muitos atletas e ex-atletas.

Dadá Souza é publicitário, foi um dos fundadores da Podium Esportes, co-organizador do Congressurf (Congresso Nacional de Surf). Atualmente trabalha com assessoria de comunicação e é o editor do site SurfOnLine.com.br

2 comentários:

  1. Boa tarde Dadá, quero te dar os parabéns pela matéria. Ela ficou grande mas muito completa, eu li tudo rs!
    Sou estudante de Relações Publicas, e penso seriamente em fazer o TCC nessa área de assessoria de profissionais do Surf. Claro que ser assessor hoje não precisa de formação e geralmente são pessoas próximas ou familiares que fazem isso pelos atletas, mas tenho vontade de explorar essa área e fazer dela o meu trabalho. Vou seguir o seu blog ;) gostei muito, parabéns e sucesso!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde; sou pai de dois jovens (14/15 anos) com alguma habilidade para o surf, mas que pensam que ser campeão é coisa fácil e não exige grandes estudos. Espero que ao dar-lhes a ler estes oportunos conselhos, consiga fazer-lhes não só entender todas as dificuldades, dedicação e perseverança necessárias à prática de surf no âmbito profissional, como consciencializá-los da importância que os estudos têm para um futuro estável, realizado e o mais feliz possível. - Um muito obrigado por terem postado este comentário, com votos de muito sucesso e boas ondas!!!

    ResponderExcluir