28 de outubro de 2013

Ah o Hawaii...

Por: Tadeo Saldanha

Atravessei o Oceano Pacifico pra chegar ao Hawaii, ou Havaí, escreva como quiser. Na minha cabeça não foi o nome que ficou marcado... Caí numa ilha no meio no oceano! E o que me marcou foi a força da Natureza, mostrando sua beleza, sua grandeza e explosão de energia! Mostrando também que fazemos parte dela. Alguns se divertem com isso, como os surfistas que surfam as 'bombas' no Norte da Ilha de Oahu. Mas certamente a diversão é com muito respeito pois não é pra qualquer um. E se passar dos limites o mar te dá um "sufoco".

Em oito de Fevereiro de 2013, gravei em um dia épico em Sunset Beach, onde o espetáculo foi  em Pipeline.

Cheguei cedo na praia e o mar tinha ondas de 9 pés. Não me animei a gravar. Mais a tarde, um amigo veio correndo me chamar: "Tadeo o mar está enorme!". Preparei o equipamento e quando cheguei em Pipeline vi uma ondulação de 15 a 20 pés. Era tão grande que as ondas quebravam antes, no reef break de Banzai.

O dia de surf foi difícil. A maresia e a diferença de luz dificultaram a gravação na praia. Quando eu olhava no visor, dentro da câmera, a pupila dos olhos dilatavam. E quando olhava a praia, via tudo branco e a pupila demorava a fechar. Nesses segundos, eu poderia perder algum momento especial. Mas deu tudo certo e as imagens ficaram alucinantes!

A equipe de salva vidas trabalhava buscando os que tinham a prancha quebrada e ficavam sem remada pra voltar. O Jet ski não era só parava salvamento. Os surfistas recebiam uma ajuda para voltar ao mar assim que terminava a onda.

No final do dia, já muito escuro, depois do por do sol, ainda havia dezenas deles remando sem parar em busca da última onda, a 'saideira', como se costuma dizer. E pode acreditar, era mais fácil voltar na onda do que remar até a praia.

A luz já estava no limite, já era noite, e eu ainda esperava o último a sair. O jet ski foi até o 'outside' e avisou a eles que não voltaria mais, e ofereceu carona. Muitos continuaram...

Conheci apenas uma ilha - Oahu. Foi lá onde se instalou, na Segunda Guerra Mundial, a base militar norte-americana de Pearl Harbor. 

Fiquei devendo uma visita às ilhas Maui e Kauai. Mas conhecer Oahu já me deixou impressionado com o Hawaii.

E só para citar, estavam na água John John Florence, Ian Cosenza e Stephan Figueiredo. 

Kamehameha!


Banzai Pipeline


Pipeline



Rock Point

Nenhum comentário:

Postar um comentário