3 de junho de 2013

Volcom Fiji Pro 2013






Começou em Tavarua, Fiji, o Volcom Fiji Pro, a 4ª etapa do World Tour da ASP que acontece nas famosas bancadas de Cloudbreak e Restaurants.  

As previsões indicam que as ondas não estarão tão consistentes quanto no ano passado e o evento já começou com dois LAZY DAY anunciados para os atletas. 

Independente do tamanho das ondas, o clima em Fiji é paradisíaco e o surf é sempre desafiador. Para ganhar aqui, o cabra precisa ser bom de surfe. 

E falando em bom de surf, Kelly Slater é de longe o competidor que mais surfou essas sondas. Não a toa, já venceu essa etapa por 3 vezes, a última no ano passado. Slater é sempre uma pedreira, e isso não é novidade, mas especialmente em Fiji ele é ainda mais perigoso. Sua experiência nas bancadas de Fiji e a refinada técnica de entubar de backside do careca são quase imbatíveis em Fiji. Mas não são!

Medina esse ano também vem com tudo. Ataca as ondas de frontside, com muita velocidade e com um repertório moderno de manobras. Ano passado o brasileiro ficou em 2º lugar e mostrou que gosta e sabe surfar tubos consistentes. 

Owen Wright, Tiago Pires e Raoni Monteiro não competirão em Fiji por problemas de lesão.  Yadin Nicol e Heitor Alves foram convocados como alternates e irão competir. Alex Gray ganhou a vaga de wildcard do patrocinador e também participa da disputa em Tavarua.

 E por último, mas não menos importante, John John Florence volta a competir em Fiji. Depois de 3 etapas sem competir, o fenômeno havaiano volta para o World Tour 2013 nessa etapa de Fji.

Um parênteses aqui para falar do ranking: Kelly Slater venceu a 1ª etapa derrotando Joel Parkinson na Gold Coast e saiu na frente na corrida pelo título de 2013. Uma vitória importante ganhando do campeão mundial na casa e na onda de Joel Parkinson.  Adriano de Souza venceu a 2ª, em Bells derrotando o norte-americano Nat Young na grande final. Uma vitória muito importante para Adriano e o aviso oficial de que ele está na disputa pelo título. Jordy Smith venceu a 3ª, no Brasil, vencendo Adriano de Souza na final, a primeira vitória de Jordy fora de casa. Foram 3 eventos e 3 vencedores diferentes, o que deixa o campeonato muito disputado. Após três etapas já realizadas, o brasileiro Adriano de Souza é o líder do ranking, com 18.500 pontos, Jordy Smith é o 2º, com 18.250 pontos, Mick Fanning é o 3º, com 18.200 pontos e Kelly Slater é o 4º do ranking, com 16.950 pontos.

Todos querem assumir essas primeiras posições no ranking, as batalhas serão intensas e tem boas chances de acontecer em ondas perfeitas.  Adriano de Souza, Jordy Smith e Kelly Slater. Quem escorregar, será ultrapassado. E quem vencer, segue embalado para Keramas, a 5ª etapa das 10 desse ano de 2013. Esqueço de Mick Fanning? Não, o australiano corre por fora, quietinho e sempre muito eficiente. Não é um dos favoritos em Fiji mas é um grande competidor. Experiente como poucos, Fanning tem uma campanha muito consistente em 2013, com dois 3º (Gold Coast e Brasil) e um 5º (Bells).

Fique de olho em Fiji que esse evento promete!



Volcom Fiji Pro – Primeira Fase

Bateria 1 Jordy Smith (Afr) x Sebastian Zietz (Haw) x Fredrick Patacchia (Haw)
Bateria  2 Taj Burrow (Aus) x Travis Logie (Afr) x Yadin Nicol (Aus)
Bateria  3 Joel Parkinson (Aus) x Matt Wilkinson (Aus) x Heitor Alves (Bra)
Bateria  4 Adriano de Souza (Bra) x Alejo Muniz (Bra), Mitch Coleborn (Aus)
Bateria  5 Mick Fanning (Aus), Damien Hobgood (EUA) x  Alex Gray (EUA)
Bateria  6 Kelly Slater (EUA) x Miguel Pupo (Bra) x Aca Lalabalavu (Fij)
Bateria  7 Gabriel Medina (Bra) x Kai Otton (Aus) x Dusty Payne (Haw)
Bateria  8 Julian Wilson (Aus) x Bede Durbidge (Aus) x Kieren Perrow (Aus)
Bateria  9 Josh Kerr (Aus) x Filipe Toledo (Bra) x Adam Melling (Aus)
Bateria  10 Michel Bourez (Tah) x C.J. Hobgood (EUA) x Glenn Hall (Aus)
Bateria 11 Jeremy Flores (Fra) x Nat Young (EUA) x Kolohe Andino (EUA)
Bateria 12 Adrian Buchan (Aus) x John John Florence (Haw) x Brett Simpson (EUA)



Nenhum comentário:

Postar um comentário