11 de junho de 2013

Kelly Slater vence em Fiji pela quarta vez e é o novo lider do ranking


Kelly Slater, bi-campeão do Volcom Fiji Pro. Photo: Andrew Christie


Pela segunda vez consecutiva, Kelly Slater vence o Volcom Fiji Pro, nas perfeitas esquerdas de Cloudbreak. A relação de Slater com Fiji é antiga, íntima. Slater demonstrou experiência, sempre uma ótima leitura de onda e pegou tubos fantásticos durante todo o evento e acabou levando o título da etapa. Além do título da etapa, Kelly somou três notas 10 no mesmo dia e completou sua 53ª vitória no circuito mundial.

Mick Fanning veio correndo por fora e chegou até a semi em Fiji, 
conquistando a 2ª colocação no ranking, logo atrás de Kelly Slater. Fanning é um dos competidores mais eficientes do tour e vem fazendo uma temporada bastante consistente: 2º aqui em Fiji, 3º no Brasil, 5º em Bells e 3º na Gold Coast.

John John Florence foi outro que deu show. Depois de um tempo longe dos campeonatos, o havaiano voltou com tudo para essa etapa de Fiji. Surfou muito, fez ondas insanas e só foi parado na semi-final pelo campeão Kelly Slater. John John mostrou que está de volta e com força total. E Keramas será um parque de diversões para ele.

Os brasileiros não foram bem na competição. Nosso melhor atleta foi Heitor Alves, que foi até o Round 3 do evento onde acabou sendo eliminado pelo vice-campeão Mick Fanning.


Se você quer assistir a essa verdadeira aula de surf 
do professor Kelly Slater é só clicar aqui no HEATS ON DEMAND.


SEMI 1
Kellly Slater (USA) 18.17 x John John Florence (HAW) 14.00
Slater começou ditando o ritmo da bateria. Marcou uma nota 7.00 em sua primeira onda e um 9.40 enquanto JJ espera demais. Faltando 5 minutos, John John marcou um 8.17. Slater deu sua resposta e marcou 8.77. John John ainda fez um 5.83 mas não pode fazer mais nada contra Slater, que está em mais uma final em Fiji.

SEMI 2
Mick Fanning (AUS) 17.07 x CJ Hobgood (USA) 16.70


Todas as baterias que aconteceram depois da bateria do slater, pareceram mais lentas e mornas. E essa começou assim, mas Mick Fanning marcou um 8.00 em sua segunda onda. CJ fez um 8.00 em sua terceira onda. Depois de uma longa espera, CJ faz um 8.70 e deixa Mick Fanning precisando de 8.71. Faltando 2 minutos, Fanning pegou uma ótima onda e fez um 9.07, garantindo sua vaga na final.

FINAL 1
Kelly Slater (USA) x Mick Fanning (AUS)
Mick Fanning abriu muito bem a bateria. Pegou um tubo grande, fundo e começou marcando 9.20. Slater veio na de trás e pegou um tubo insano, se saísse seria um 10, mas ele não saiu. Slater pegou uma onda menor e pegou um bom tubo que lhe rendeu 8.83. Não satisfeito, Slater pegou um tubão e marcou 9.80, deixando Fanning precisando de 9.44. Faltando 8 minutos Kelly pega mais uma ótima onda e faz uma nota 10, colocando Mick Fanning na Kombi e fechando o caixão do australiano. Essa foi a quarta vez que Slater venceu essa etapa, e a segunda vez consecutiva, já que Slater foi o campeão em Fiji ano passado.

Com a vitória, Slater (USA) é o novo líder do Ranking, seguido por Mick Fanning (AUS), Jordy Smith (ZAF), Taj Burrow (AUS) e Adriano de Souza (BRA). Slater ainda marcou três notas 10 nesse último dia de evento. Aos 41 anos Slater continua sendo o melhor surfista em Fiji e o melhor surfista do mundo. Indiscutivelmente, um monstro.


A arte do amigo JR Petry diz tudo. Esse cara é um ET!






Slater se sente em casa em Fiji.Photo: Andrew Christie


Resultado do Volcom Fiji Pro 2013

1 Kelly Slater (EUA)
2 Mick Fanning (Aus)
3 C.J. Hobgood (EUA)
3 John Florence (Haw)
5 Jordy Smith (Afr)
5 Sebastian Zietz (Haw)
5 Josh Kerr (Aus)
5 Joel Parkinson (Aus)
13 Heitor Alves (Bra)
13 Miguel Pupo (Bra)
25 Adriano de Souza (Bra)
25 Gabriel Medina (Bra)
25 Filipe Toledo (Bra)
25 Alejo Muniz (Bra)

A próxima etapa do tour (a 5ª de um total de 10), acontece em Keramas, Bali, de 18 a 29 de Junho.

Um comentário: