8 de fevereiro de 2012

Surf Now Apocalypse Later

Praia do Porto, Imbituba, Santa Catarina. A ampliação do Porto de Imbituba está acabando com as ondas do Portinho e modificando a paisagem da praia que é o reduto dos surfistas mirins da cidade e também das baleias-franca.

Imbituba é abençoada com belíssimas praias e algumas das melhores ondas do Brasil, mas está novamente abrindo suas portas para as indústrias. Recentemente, uma grande fábrica de cimento, aproveitando toda a distração da Copa do Mundo, aprovou e construiu suas instalações em um antigo campo de dunas na entrada da cidade.

Uma coisa é certa, essa "diretriz" político-econômica envolve muito mais a exploração do que a conservação da natureza local.

Praia do Porto - Imbituba - Santa Catarina
Cenas co curta Apocalypse Later, Surf Now

Em contraste, as imagens de baixo mostram frames do curta APOCALYPSE LATER, SURF NOW. Pode parecer um tanto exagerado, mas não é preciso muita imaginação para visualizar onde o nosso planeta vai parar se as coisas continuarem nesse ritmo. Ou passamos a controlar o nosso crescimento e nossa ganância e mudamos de mentalidade, ou acabaremos com os recursos e com a saúde do planeta.


O curta APOCALYPSE LATER, SURF NOW, foi produzido com uma camera GoPro e alguns efeitos de 3D e after effects e simula o apocalipse na praia de Trestles, California. Uma belo trabalho de edição do cineasta ou a previsão de um futuro não muito distante?

Imbituba é só mais um exemplo, uma cidade costeira lindíssima, com grande potencial turístico e que poderia explorar ´diversos nichos de turismo com grande maestria. Possui praias e recantos lindíssimos com toda a beleza natural da mata atlântica, é berçário das baleias-franca e paraíso do surf. Em vez de aproveitar a natureza, a cidade parece preferir dar as costas à natureza e instalar fábricas e indústrias poluentes e liberar construções nos costões e encostas de morro. Infelizmente essa é a mentalidade dos "administradores" da grande maioria das cidades litorâneas: vender tudo o que pode e o que não pode e colocar o máximo de dinheiro nos bolsos. Cegados pelo brilho do dinheiro, nossos políticos estão acabando com o que de mais valioso a gente tem: a vida, a natureza.

Ou nos organizamos e lutamos pela preservação de nossas praias, ou o paraíso acaba.

Para quem não conhece as belezas de Imbituba, nos links abaixo tem algumas fotos e vídeos que publicamos aqui no SurfOnLine sobre as praias e ondas de Imbituba. Tem sessões de freesurf, as etapas dos mundiais e as vitórias de Jadson André e Gabriel Medina na Praia da Vila.



Nenhum comentário:

Postar um comentário