Por essa ninguém esperava. A tradicional e clássica etapa de J-Bay, uma das melhores ondas do planeta, foi oficialmente rebaixada para etapa 6 estrelas e se despede da elite do surf mundial já em 2012. A culpa parece ser da crise que vêm assombrando a Billabong há algum tempo. A ordem agora é reduzir custos e a etapa de J-Bay foi a vítima da vez.
A etapa sul-africana, que vem fazendo parte do circuito mundial a cerca de 20 anos, deveria ser a 5ª etapa do circuito mundial de 2012 e acabou virando uma etapa 6 STAR. Nem evento Prime J-Bay vai ser. E isso chocou muita gente.
Claro que essa crise está afetando (e ainda afetará) alguns eventos importantes do mundo do surf. A Billabong sempre foi uma das grandes patrocinadoras do surf mundial e agora a fonte começa a dar sinais de que pode secar. E é preciso muito dinheiro para fazer tantos eventos importantes no World Tour. Mas será mesmo que não há outras empresas interessadas em bancar esse clássico e histórico evento? Que a ASP tem "o rabo preso" com as 3 grandes marcas (Billabong, Quiksilver e Rip Curl) e sempre manteve o circuito fechado para apenas essas marcas, isso não é novidade para ninguém. Mas deixar cair a etapa de Jeffrey´s Bay do circuito mundial por problemas comerciais? Desculpe, mas não parece nada sensato, principalmente com marcas bem fortes atuando no setor.
Mas enfim, mais uma mudança no circo da ASP que eu, sinceramente, não entendi.
Por: Dadá Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário