15 de julho de 2011

Billabong Pro J-Bay 2011 - Round 1


Começam os duelos em Jeffrey´s Bay

Iniciou na madrugada dessa sexta-feira, 15/07 o BILLABONG PRO J-BAY 2011, quarta etapa do circuito mundial da ASP. O evento distribui US$ 425 mil e 10.000 pontos no ranking. A etapa de Jeffrey´s Bay é uma das mais tradicionais do circuito e está em sua 27ª edição. Jadson André e Alejo Muniz venceram e estão classificados para o Round 3. Heitor Alves, Raoni Monteiro e Adriano de Souza perderam e terão de passar pela repescagem do Round 2 para continuar no evento.

As ondas não tinham muito mais do que um metro, pequenas para os padrões de J-Bay, mas eram perfeitas o suficiente para colocar os atletas da elite na água.

Tiago Pires venceu a primeira do dia. Saca mandou Bede Durbidge (AUS) e Cory Lopez (USA) para a repescagem do Round 2.

Jadson André, na terceira bateria do dia, foi o primeiro brasileiro a entrar na água. Jadson enfrentou Taj Burrow (AUS) e Gabe Kling (USA). Enquanto Taj surfou sem mostrar o tradicional power e o entrosamento que sempre apresenta em J-Bay, somou 10.00. Gabe Kling tentou surfar bonitinho e não surfou nada. Jadson nem tomou conhecimento de seus adversários, desceu duas ondas cheio de vontade e desferiu uma sequência de manobras com velocidade, com pressão e manobrando sempre no crítico. Vitória incontestável de Jadson André, que somou 12.90 e agora está garantido no Round 3 da competição.

Na quarta bateria Heitor Alves x Mick Fanning. Bateria homem-a-homem no Round 1 por causa do não comparecimento de Bobby Martinez. Heitor Alves surfou bem, foi rápido e vertical em suas batidas e rasgadas, só não foi forte o suficiente para parar o australiano bicampeão do mundo. Mick Fanning mostrou grande intimidade com J-Bay e fez a terceira melhor média do Round 1, (15.73). Heitor enfrenta o americano Patrick Gudauskas no Round 2.

Jordy Smith, surfando em casa e com a torcida, fez a maior média do Round 1 (16.87) e mandou seu compatriota Sean Holmes e o aussie Adam Melling para a repescagem. Atuação incrível de Jordy e a melhor bateria do dia!

Alejo Muniz travou o segundo duelo homem-a-homem do Round 1, e com um também sul-africano, o Shaun Payne (ZAF). Quem não apareceu na sua bateria foi Kelly Slater.

Kelly Slater, 10 x campeão Mundial de Surf, está em Fiji, pegando ondas perfeitas. As imagens de Kelly e do swell épico que encostou em Fiji fizeram sucesso no twitter e na mídia internacional. No twitter, Kelly declarou que talvez preferisse ficar em Fiji do que ter que voar até J-Bay para competir em ondas pequenas. Se é verdade que esse lado freesurfers de Slater está aflorando, que bom pra ele. Mas tem muita gente achando que tudo isso não passa de mais uma estratégia do Mr MindGame Slater, que sabendo da semana de flat que vai assombrar J-Bay, resolveu fazer um jogo, de marketing, e na cabeça de seus adversários...

Mas esqueça essa novela, o evento é todo em J-Bay, e não em Fiji. E nas direitas de Jeffrey´s Bay, quem levou a melhor foi Alejo Muniz, que surfou solto, como se estivesse em casa, e venceu fácil o local Shaun Payne, que surfou em casa, desajeitado, como se estivesse perdido em qualquer line up do mundo. Bom para o Alejo, o segundo brasileiro classificado para o Round 3.

O líder do ranking, Adriano de Souza, estreou sem sucesso. Mineirinho não encontrou boas ondas e viu o australiano Kai Otton vencer a bateria com meros 13.50 pontos. Adriano vai para a repescagem do round 2 onde enfrenta o americano Gabe Kling.

O carioca Raoni Monteiro surfou na última bateria do dia, vencida pelo australiano Joel Parkinson, um dos favoritos ao título. Raoni bem que tentou, mas para ganhar do Parko no evento de seu patrocinador, só surfando o dobro que o australiano. Como isso não aconteceu, Parko classificado para o Round 3, Raoni na repescagem contra Michel Bourez (PYF).

O reinício do Round 2 pode acontecer nesse sábado, mas há fortes rumores de que virá uma semana inteira de flat nas bandas de Jeffrey´s Bay. Aguardemos a próxima chamada do evento.

Veja as fotos, os vídeos e os resultados do Round 1 direto no site do evento: http://billabongpro.com










Primeira fase do Billabong Pro 2011

1 Tiago Pires (Por) 11.04, Bede Durbidge (Aus) 6.66 e Cory Lopez (EUA) 6.60
2 Jeremy Flores (Fra) 13.10, CJ Hobgood (EUA) 12.17 e Fredrick Patacchia (Haw) 9.67
3 Jadson André (Bra) 12.90, Taj Burrow (Aus) 10.00 e Gabe Kling (EUA) 8.13
4 Mick Fanning (Aus) 15.73, Heitor Alves (Bra) 12.17 e Bobby Martinez (EUA) 0.00
5 Jordy Smith (Afr) 16.87, Sean Holmes (Afr) 14.93 e Adam Melling (Aus) 14.57
6 Alejo Muniz (Bra) 12.77, Shaun Payne (Afr) 7.46, Kelly Slater (EUA) 0.00
7 Kai Otton (Aus) 13.50, Adriano de Souza (Bra) 8.50 e Chris Davidson (Aus) 4.73
8 Josh Kerr (Aus) 12.70, Owen Wright (Aus) 8.43 e Matt Wilkinson (Aus) 7.56
9 Daniel Ross (Aus) 11.70, Adrian Buchan (Aus) 7.80 e Kieren Perrow (Aus) 7.73
10 Julian Wilson (Aus) 14.10, Taylor Knox (EUA) 10.46 e Damien Hobgood (EUA) 9.70
11 Dusty Payne (Haw) 16.03, Michel Bourez (Tah) 9.10 e Patrick Gudauskas (EUA) 8.77
12 Joel Parkinson (Aus) 12.66, Raoni Monteiro (Bra) 8.87 e Brett Simpson (EUA) 7.60

SEGUNDA FASE

1 Kelly Slater (EUA) x Shaun Payne (Afr)
2 Taj Burrow (Aus) x Sean Holmes (Afr)
3 Bede Durbidge (Aus) x Bobby Martinez (EUA)
4 Adriano de Souza (Bra) x Gabe Kling (EUA)
5 Owen Wright (Aus) x Fredrick Patacchia (Haw)
6 Adrian Buchan (Aus) x Cory Lopez (EUA)
7 Damien Hobgood (EUA) x Taylor Knox (EUA)
8 Michel Bourez (Tah) x Raoni Monteiro (Bra)
9 Brett Simpson (EUA) x Adam Melling (Aus)
10 Patrick Gudauskas (EUA) x Heitor Alves (Bra)
11 Kieren Perrow (Aus) x C.J. Hobgood (EUA)
12 Matt Wilkinson (Aus) x Chris Davidson (Aus)

Nenhum comentário:

Postar um comentário