22 de agosto de 2009

Designer cria prancha de surfe “mais ágil” para manobras radicais

Por ter curvas ao centro e pontas, a prancha consegue ser mais rápida do que as tradicionais

Essa é mais uma daquelas inovações que a gente não sabe se vai dar certo, se vai funcionar e, o ponto mais crítico, se a comunidade do surf vai abraçar a idéia, já que somos uma tribo que não aceita mudanças tão radicais. Mas como esse cara inovou, merece o crédito pela ousadia. Como já li no blog do Edinho Leite, "Porque falar sobre essa prancha? Pela simples vontade de ver novas idéias sendo testadas e dar uma força para quem tem coragem de tentar soluções diferentes, mesmo que pelo caminho apareçam muitas inutilidades".


O designer sueco Thomas Meyerhoffer criou uma prancha de surfe que se tornou uma sensação nas praias da Califórnia, nos Estados Unidos. Desde o lançamento em junho deste ano, Meyerhoffer vendeu cerca de 1.000 unidades e já recebeu encomendas para fazer outras milhares até fevereiro. O motivo?

O designer assegura que prancha é mais rápida do que as tradicionais do surfe. Ele justifica esta tese com a aerodinâmica do equipamento.“Por ter um formato com uma curva no meio, que lembra uma ampulheta (de forma bem remota), e ser mais pontiaguda, ela se torna mais ágil para manobras radicais.”

Meyerhoffer e sua criaçãoMeyerhoffer começou a desenvolver a prancha, que custa a partir de US$ 600 (o equivalente a R$ 1.200) em 2004. E, segundo reportagem do The New York Times, a prancha do sueco foi considerada por alguns especialistas do surfe como o salto mais radical no design de pranchas nos últimos 50 anos.

"Estou criando uma sensação diferente”, afirmou ele ao jornal norte-americano. “ A diferença é igual a jogar tênis com uma raquete de madeira ou de metal. Ou jogar golfe com o taco de madeira."

Meyerhoffer, 43 anos, já trabalhou na Porsche e na Apple como designer. Em seu currículo, há computadores, cadeiras, óculos para esqui e embalagens de papel toalha. E agora: pranchas. “Depois dela, comecei a surfar”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário