14 de agosto de 2012

Surf & Política

Por: Dadá Souza

O surf sempre foi um esporte ícone da contra-cultura. Durante décadas, os surfistas foam apontados como hippies, vagabundos, burros e acusados de maconheiros e de alienados do sistema. Uma tribo que vivia na praia, rodeada de gatinhas e que passava a vida curtindo bons momentos, parecia agredir aquelas pessoas de terno e gravata que passavam a vida como formigas, indo de casa pro trabalho e do trabalho para casa todo santo dia. Quem se rendeu ao "sistema" simplesmente não aceitava o estilo de vida dos surfistas.

Mas é claro que os surfistas nunca foram burros ou tão aliendados. Pessoas pegam onda em  praticamente todas as classes sociais e de trabalhadores. Tem médico surfista, advogado surfista, empresários, juizes, fotógrafos, jornalistas, músicos, engenheiros, professores, químicos, geólogos e até políticos surfistas. Hoje o surf é um dos esportes mais praticados no Brasil e movimenta um mercado milionário.

Um surfista para presidente??!! Desde os anos 80 eu escuto essa reivindicação. Na época soava mais como uma provocação. Mas o que antes parecia impossível, hoje não está assim tão longe. Ilusão? Bom? Ruim? Uma coisa é certa, já temos surfistas concorrendo a vagas no poder público. E dando uma rápida olhada mas mídias sociais, notamos que é bastante grande a quantidade de "candidatos do surf" para essas próximas eleições de 2012.

Leonel Brizola Neto, ou "Brizolinha" como também é conhecido, é um surfista de grande talento. Foi surfista profissional e hoje concorre a vereador no Rio de Janeiro. E pode acreditar, Brizolinha continua pegando suas ondas. Abaixo duas do surfista-candidato. Pelo menos no surf a gente sabe que ele não é Caô Caô, esse sabe surfar.

 Foto: Ricardo Altoel
 Foto: Tatiana Araújo



E são muitos os candidatos do surf nessas eleições:


Tinguinha Lima foi um dos melhores surfistas do Brasil, foi campeão brasileiro
e hoje é candidato a vereador pelo município de São Sebastião (SP).

Alexandre Bidart é professor de surf em Capão da Canoa (RS).

Orlando Carvalho foi o presidente da Federação Gaúcha de Surf de 2006 a 2012 e hoje concorre como vereador em Porto Alegre (RS).

Tânio Barreto é outro campeão brasileiro que está se dedicando a política.
É candidato a vereador em Florianópolis (SC).

Jeferson Comarú foi top gaúcho por muito tempo e hoje é candidato 
a vereador pelo município gaúcho de Xangrilá (RS).

Jorge Baggio, bodyboarder, é candidato a vereador em Florianópolis(SC).

Octaviano Bueno, o Taiu, é outra lenda do surf brasileiro que concorre nessas eleições.
Taiu é candidato a vereador em São Paulo.

Um comentário:

  1. Amigos, para corrigir uma injustiça.
    Leonel Brizola Neto, é quem surfa.

    O Ministro do Trabalho Carlos D. Brizola é que é o Ministro do Trabalho.

    Brizolinha,o surfista, concorre a vereador no Rio de Janeiro, pelo PDT

    A Fan Page dele é www.fb.com/leonelbrizolaneto

    @leonelbrizola12

    ResponderExcluir