3 de agosto de 2012

Santa Catarina fora do Circuito Mundial da ASP






Agora é oficial. Santa Catarina está fora do circuito mundial de surf.  A Federação Catarinense de Surf confirmou a exclusão do evento Prime do Calendário 2012 da ASP. Desde 2003 a Praia da Vila, em Imbituba, recebia as etapas do mundial profissional e juntava na praia milhares de pessoas de todas as partes do mundo.


A verdade é que nem os "empresários do surf resolveram apoiar o evento, e nem o Governo do Estado repassou as verbas necessárias para que o evento de fato acontecesse. O Secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Celso Calcanhoto foi quem deu a notícia ao Presidente da Federação Catarinense de Surf.


É uma pena ver Santa Catarina fora do calendário da ASP, afinal o Estado tem longa tradição no esporte e é uma das regiões que mais se beneficia do turismo do surf na América Latina. O surf sempre foi um dos principais esportes catarinenses, três dos brasileiros da elite mundial moram por aqui (Alejo Muniz, Adriano de Souza e Heitor Alves), sem falar que os atletas de Santa Catarina sempre foram uma referência nacional e mundial. 


Decididamente o surf, o esporte e a tradição esportiva não interessam nem aos nossos políticos e nem as empresas de surfwear, que foi quem jogou a "batata quente" nas mãos do governo. Aliás, esse prática é antiga. Desde que as grandes empresas do surf descobriram que as verbas do Governo do Estado poderiam bancar as grandes etapas, os empresários nunca mais abriram seus bolsos. A verdade é que essas marcas levam o nome dos eventos, mas não passam de meros apoiadores. Apoiar? Investir? Não, só lhes interessa encher os bolsos de dinheiro e explorar ao máximo o surf e a sua imagem. Isso que hoje o Brasil é uma das maiores potencias do mundo do surf. 


Só posso desejar que os políticos catarinenses um dia assistam o documentário "Pegadas Salgadas", brilhantemente produzido pelo Luciano Burin, e que mostra catarinenses de todas as épocas falando sobre como o surf ajudou a projetar e a desenvolver o turismo de Santa Catarina. Esse documentário deveria ser obrigatório para essas pessoas que simplesmente ignoram toda a história e a força do nosso esporte.


Como disse o Cristiano Rigo, do Mar Aberto, "...na hora de fazer propaganda, o governo do Estado usa a imagem do surfe para dizer que o turismo é uma saída para resolver o problema de desemprego no Estado. É aquele negócio, diz uma coisa, mas faz outra totalmente contrária.


Nos links abaixo um pouco dos eventos internacionais que aconteceram em Imbituba nos últimos anos.


http://surfabout.blogspot.com.br/2011/06/super-surf-praia-da-vila-sabado-406.html
http://surfabout.blogspot.com.br/search/label/Imbituba?updated-max=2011-06-02T12:25:00-03:00&max-results=20&start=18&by-date=false
http://surfabout.blogspot.com.br/2011/06/super-surf-prime-imbituba-videos.html
http://surfabout.blogspot.com.br/2011/06/terca-feira-no-super-surf-praia-da-vila.html
http://surfabout.blogspot.com.br/2011/06/terca-feira-no-super-surf-praia-da-vila.html
http://surfabout.blogspot.com.br/2010/04/billabong-pro-final-day.html
http://surfabout.blogspot.com.br/2010/04/billabong-pro-dia-6-fotos.html
http://surfabout.blogspot.com.br/2010/04/billabong-pro-2010-praia-da-vila-dia-2.html


A lição que fica?
Não vote em quem não apoia o esporte.
Não compre "marcas de surf" que não patrocinam 
e que não apoiam o desenvolvimento do nosso esporte.




Nenhum comentário:

Postar um comentário