30 de junho de 2011

THE CHOSEN - Alejo Muniz nos mostra como é viver como um profissional Nike

Viver como um profissional Nike não é para qualquer um. Antes de tudo, é preciso ter performance, estilo original, atitude radical e criatividade para se destacar dos demais. E são exatamente esses os conceitos que procuramos nas galeras inscritas no The Chosen; afinal, o grande vencedor do concurso terá a chance de viver como um profissional Nike.

Se vocês ainda não sabem o que significa isso, imaginem só:
acesso aos melhores picos do mundo, mordomia, conforto, fotógrafo/videomaker e toda a estrutura necessária para vocês só se preocuparem com uma coisa: as ondas.

É até difícil de imaginar, por isso produzimos o vídeo com a passagem da equipe Nike 6.0 de surf no Rio de Janeiro durante a etapa do WT, para vocês poderem sentir um gostinho do que vocês podem ganhar. Vamos junto com o nosso anfitrião, Alejo Muniz, conhecer as acomodações da casa da Nike durante o WT no Rio e ver um pouco de como é vida de um profissional Nike.





Quer a sua chance de viver como um Pro? Então não perca tempo e mande logo o seu vídeo com sua galera arrebentando para o The Chosen. É só se inscrever aqui: http://www.nike.com/chosen

The Single Life


E você achava que o surf de monoquilha era coisa do passado ou de coroa né?


Pois a Rusty colocou na web um vídeo com alguns de seus atletas simplesmente quebrando com suas monos. Damien Fahrenfort, Jay Davies, Josh Kerr, Marlon Gerber e Nate Yeomans, aparecem nesse vídeo em Bali, Indonésia, testando as pranchas single fins do shaper Rusty Preisendorfer.


Confira o vídeo que vale a pena!


THE SINGLE LIFE from rustyintl on Vimeo.

29 de junho de 2011

Estúdio Natural na Lagoinha do Leste

Petterson Thomaz é um surfista catarinense que tem se destacado muito nas competições e no freesurf. Sempre com atuações consistentes e manobras ousadas, é um atleta que vem conquistando respeito e admiradores. No vídeo abaixo, Petterson juntou os amigos Tiago Bianchini e David Husadel, mais o fotógrafo Marcio David e o film-maker Helliton Costa e partiram para a paradisíaca Lagoinha do Leste, uma praia linda e deserta no localizada no sul de Florianópolis. Lá encontraram também os surfistas Marlon Klein e Yuri Castro que engrossaram o elenco do vídeo. Curte aí que o vídeo tá animal! A produção é toda do Petterson Thomaz, atleta Oceano.


Estúdio Natural from Petterson Thomaz on Vimeo.

27 de junho de 2011

Freesurf de alto nível na Praia do Rosa

Durante o Super Surf Prime de Imbituba, evento que aconteceu agora no mês de maio em Imbituba, Santa Catarina, foram vários os atletas que escolheram a paradisíaca Praia do Rosa para surfar e se hospedar. O motivo? Praia linda, ótimos restaurantes, lindas gatas, pertinho do campeonato e com boas ondas no quintal de casa!

A galera da Jacked Movies, Kako Lopes e Kaléu Wildner produziu esse belo vídeo com o freesurf que rolou por lá. No vídeo Alan Saulo, Jano Belo, Marlon Klein, Chris Ward, Marco Giorgi, Thiago Camarão, Jean da Silva, Pedro Henrique e Heitor Alves.


Imagens: Kako Lopes
Edição: Kaléu Wildner

26 de junho de 2011

Noronha às Avessas

Fernando de Noronha é um daqueles lugares que são tão lindos, tão exuberantes, que encanta turistas e surfistas do mundo todo. Mas toda essa beleza às vezes ofusca uma realidade nada bonita. No link abaixo está uma excelente reportagem que mergulha fundo na realidade de Noronha e mostra um outro lado do paraíso.



"As cores luminosas e ensolaradas da Fernando de Noronha turística se apresentam aqui em outros tons. Neste especial, a ilha internacional, fincada no meio do Atlântico, é retratada preto no branco. Por dentro. É a voz muda dos que vivem a vida real do paraíso que guia o novo roteiro. O mergulho na Noronha cotidiana revelou mazelas sociais, humilhações, desmandos, abusos e irregularidades que envergonham o cartão-postal. Um documento inédito na imprensa brasileira".


25 de junho de 2011

Innersection - Winter Round Qualifiers

Já votou nesse Spring Round do Innersection? Vários vídeos bem interessantes estão concorrendo nesse, que é o campeonato de vídeos de surf mais badalado do planeta. Entra lá, cadastre-se e vote no seu vídeo preferido. A diversão é 100% garantida.




Torrey Meister - Innersection - Vote from LIEBER VISION on Vimeo.





Innersection.tv from ryan on Vimeo.



Abaixo os cinco primeiros finalistas do round de inverno.



Winter Round Qualifiers from INNERSECTION on Vimeo.


PRODUCED:
Taylor Steele & Nathan Myers

innersection.tv

24 de junho de 2011

Leave a Message! Full Movie

Leave A Message é um filme produzido pela Nike 6.0 onde as estrelas são as surfistas da nova geração. Carissa Moore (Hawaii), Lakey Peterson (USA), Laura Enever (Australia), Coco Ho (Hawaii), Byrne-Wickey Monyca (Hawaii) e Malia Manuel (Hawaii) são as estrelas do filme. Show de surf das meninas! E diga-se de passagem, elas estão surfando muito mais do que a grande maioria dos homens que eu conheço!



Por: Dadá Souza
Credits: nike.com

21 de junho de 2011

Medina é vice-campeão em Portugal!


Depois de vencer o Super Surf Internacional com uma atuação arrasadora no evento Prime de Imbituba, o jovem Gabriel Medina (17) mais uma vez deu um show de surf, desta vez no evento Prime de Portugal.

Medina ficou com o vice-campeonato do Quiksilver Pro Portugal, evento que foi encerrado neste domingo, 19/06, em Ribeira D'Ilhas, Ericeira, Portugal. Com um surf futurista e turbinado, Gabriel "HiScore" Medina venceu fácil suas baterias mostrando que é um dos melhores surfistas do mundo dessa nova geração. Medina só não venceu a sua última bateria, justamente na final, quando um inspirado Julian Wilson venceu de forma convincente e levou pra casa os 40.000 dólares de premiação.

Com o vice-campeonato, Medina ganhou US$ 20 mil e preciosos 5200 pontos no ranking mundial. Nada mal para o surf brasileiro, dos três melhores surfistas do evento, dois foram nossos jovens atletas. Gabriel Medina em 2° e Miguel Pupo em 3°. Ambos na disputa por uma vaga no World Tour 2012.







Resultado do Quiksilver Pro Portugal 2011

1 Julian Wilson (Aus)
2 Gabriel Medina (Bra)
3 Miguel Pupo (Bra)
3 John John Florence (Haw)
5 Jeremy Flores (Fra)
5 Dion Atkinson (Aus)
5 Patrick Gudauskas (EUA)
5 Jay Quinn (Nzl)
9 Caio Ibelli (Bra)
9 Cory Lopez (EUA)
9 Davey Cathels (Aus)
9 Junior Faria (Bra)
13 André Silva (Bra)
13 Jessé Mendes (Bra)
13 Hizunomê Bettero (Bra)


Veja as fotos do Quiksilver Pro Portugal no
http://www.flickr.com/photos/quiksilvereurope/sets/72157626997987684/

Ranking Mundial após 3 etapas

Dia 14 de julho, começa a janela de espera da 4ª etapa do circuito mundial de surf profissional, o World Tour da ASP, em Jeffrey´s Bay, África do Sul.

Adriano de Souza, o Mineirinho, subiu ao topo do ranking e está na liderança do circuito mundial. Outro atleta que subiu várias posições no ranking foi o carioca Raoni Monteiro. Jadson André, Alejo Muniz e Heitor Alves não tiveram a mesma sorte caíram algumas posições. O fato é que esta é a quarta etapa de um total de onze eventos e tem muita coisa ainda pela frente.

Abaixo o Ranking Mundial da ASP atualizado e a situação dos brasileiros no Tour:








Veja o ranking completo no www.aspworldtour.com

13 de junho de 2011

Xanadu em Imbituba!


Xanadu é brasileiro e um dos designers de prancha mais respeitados da era moderna. Seu trabalho é reconhecido e admirado internacionalmente e suas pranchas vêm brilhando nos pés de alguns de alguns dos melhores surfistas do mundo.

Nessa quinta-feira, 2 de junho, Xanadu esteve na Praia da Vila (SC) para prestigiar o Super Surf Prime de Imbituba. O Shaper veio ao Brasil para fazer as encomendas dos atletas e de seus clientes e na ocasião tive a oportunidade de conversar um pouco sobre suas pranchas e sobre o mercado de surfboards.


Xanadu começou a fazer pranchas aos 15 anos de idade e cedo foi tentar fazer a vida rodando o mundo. Fez pranchas na Austrália, Japão, Hawaii, Portugal e na California se estabeleceu e ficou mundialmente conhecida a frente da Xanadu Surf Designs. Trabalhador dedicado, de shaper passou a designer de surfboards. A inteligência do seus desenhos fez sua fama e sucesso. Hoje Xanadu vem fazendo modelos de prancha que agradam a todos os tipos de surfistas. Inclusive aos atletas do World Tour. E não são poucos os atletas profissionais que usam suas pranchas. São muitos os talentos da nova geração que usam (ou tem em seu quiver) as famosas Xanadu.

Se vale aqui comentario pessoal: Elogiar seus shapes é fácil. Eu mesmo sou suspeito para falar do Xanadu. Depois que comecei a usar suas pranchas, uma nova perspectiva se abriu para mim em termos de surf. Nunca pensei que pudesse melhorar ou evoluir meu surf ou até mesmo diminuir o tamanho de minhas pranchas depois dos 37 anos de idade. E hoje posso dizer que graças a ele, isso aconteceu. Mas eu sou um mero blogueiro e um profissional de comunicação social. Não tenho nem títulos e nem muita qualidade no meu surf para que esse meu depoimento tenha algum crédito. Minhas palavras aqui não passam de admiração e de agradecimento. Disse tudo isso para explicar que, essa minha pequena e limitada experiência com essas pranchas me ajudou a entender melhor tudo aquilo que eu lia e escutava sobre suas pranchas, principalmente os depoimentos que constantemente escuto de atletas e dos clientes desse mago do shape.

Na Praia da Vila, durante o tempo em que estive junto com ele, pude ver de perto a admiração que os surfistas profissionais (brasileiros e estrangeiros) têm pelas pranchas do Xanadu. Dentre os atletas que estavam surfando com as pranchas do Xanadu estavam Heitor Alves (RS), Rodrigo Dornelles (RS), Thiago Camarão (BRA),Tonino Benson (HAW), Wiggolly Dantas (BRA) e mais alguns top surfers do circuito mundial. Pude ainda, testemunhar um atleta, com título de campeão brasileiro, falando que comprou uma Xanadu de um outro atleta (também carimbado com o título de campeão brasileiro) dizendo que nunca surfou tanto na vida. "Auge da performance"!, dizia ele. O surfista falava empolgado dessa prancha. Queria fazer mais umas, só que dessa vez direto com o Xanadu. Não vou citar os nomes dos atletas primeiro porque não tenho autorização para isso, e segundo, porque esses já tem patrocínio de prancha. Eles compram as pranchas do Xanadu porque sabem que prancha boa faz diferença sim, principalmente para aqueles que precisam de resultados e de uma boa performance dentro d´água.


Junto com o Xanadu, estava o Iozzy Diniz, o Pardhal, gerente e consultor da marca aqui no Brasil. Ele bem define o que é surfar de Xanadu: "Uma coisa é chegar na praia dirigindo um fusca, e outra é chegar na praia dirigindo uma Ferrari. Não tem comparação.". Pardhal também comenta: “a principal característica de Xanadu é que ele está próximo dos surfistas profissionais, criando modelos de pranchas que são testadas pelos melhores surfistas, o que garante know-how qualificado e ótimos resultados para todos surfistas que adquirem uma prancha Xanadu. Só no campeonato de Imbituba foram feitas 30 encomendas de pranchas para profissionais que necessitam de material em q confiam e trazem resultados”. “Estamos também visitando as lojas da região para melhor atendê-las, já que o cliente/consumidor só encontra as prancha Xanadu em lojas especializadas em pranchas de surf.”


Em nossa conversa, Xanadu comentou que depois de décadas morando na Califórnia, vai começar a passar mais tempo no Brasil. Segundo ele, a economia do país está melhorando, a nova geração do surf brasileiro é uma das melhores, se não a melhor da história, e que ele quer passar mais tempo com sua família. Uma notícia que pode facilitar a vida dos atletas (e dos lojistas) que desejam trabalhar com suas pranchas.

Xanadu também falou da qualidade do bloco brasileiro, que segundo ele, está entre os melhores do mundo,embora os consumidores aqui ainda sejam muito preconceituosos em relação a isso. Xanadu vem testando e utilizando espumas brasileiras há algum tempo e está bastante contente com os resultados que vem obtendo.

Enquanto conversávamos, Xanadu concedeu uma entrevista ao Edinho Leite, da ESPN, onde fala sobre isso e outras coisas.

Os interessados em conhecer mais sobre o trabalho de Xanadu e suas pranchas mágicas, podem acessar o www.xanadusurfdesigns.com. As encomendas são feitas diretamente com o Pardhal pelos fones (13) 7813.3614 ou 3244.8113 ou pelo email pardhal@iron.com.br.

Alguns videos que mostram o trabalho de Xanadu. Na teoria, e na prática:

Por: Dadá Souza

11 de junho de 2011

Big Surf na Silveira

Gaúcho de nascimento e morador de Garopaba (SC), Marquito Moraes é um cara que vem se dedicando a dropar umas bombas. No último dia 28 de maio, um grande swell encostou na costa catarinense proporcionando ondas realmente grandes em praticamente todas as praias. Marquito primeiro investiu numa onda secreta, localizada há alguns quilômetros da costa, para tentar fazer tow-in, mas a tal onda estava fora de controle. Determinado a dropar as maiores do dia, Marquito deixou o jet em casa, pegou uma prancha 6’4 e foi para a Praia do Silveira.

As séries de 10 a 15 pés, cabulosas, entravam varrendo os poucos malucos que conseguiram varar a arrebentação. E quanto mais próximo do final da tarde, maiores as séries ficavam. Da areia, diversas pessoas assistiam ao poderoso espetáculo da natureza e aos (poucos) surfistas que desafiavam as grandes ondas do Silveira. Marquito pegou três ondas e as maiores do dia.

Surfista, praticante de tow-in e professor de Pilates (Marquito ajuda no treinamento de Fellipe Ximenes, Marco Giorgi e Heitor Alves), o atleta procura um apoio que o possibilite ir atrás de ondas ainda maiores. Interessados podem entrar em contato direto com o surfista pelo e-mail marquito_imbe@hotmail.com.

10 de junho de 2011

Exposição de Paulo Armando em Garopaba



O futuro não é mais amanhã. O futuro é hoje, aqui e agora. Não dá mais para esperar. Atitudes precisam ser tomadas. O planeta inteiro vive dias de agonia.

Com essa consciência ambiental o fotógrafo, ambientalista e surfista Paulo Armando decidiu que deveria sair do discurso e agir em prol de um planeta melhor. Sua idéia era fomentar uma consciência ambiental através do que melhor sabe fazer: fotografar. Paulo, nascido em Curitiba/PR, começou fotografando as praias onde passava férias com a família. Daí para a criação da UOS, Unlimited Ocean Serie, foi um click. A UOS nasceu como uma série de fotografias dedicada ao planeta, aos mares e oceanos, e logo se transformou em quadros e exposições.

O fotógrafo percebeu que na cultura surfe as pessoas estavam sempre predispostas a uma consciência de preservação. Os surfistas vivem em contato com a natureza, com o mar. Este fato o levou a entender que o surfe era uma excelente ferramenta a favor da preservação ambiental e da divulgação da causa.

Pois o Paulo Armando está fazendo uma exposição (de 2 à 30 de Junho) em Garopaba (SC), no aconchegante Bar e Restaurante Kimo, que fica na Rua Rio Grande do Sul (estrada que sobe para a Praia da Silveira). Apareçam e prestigiem o trabalho desse dedicado fotógrafo.

Seguem algumas fotos da abertura da Exposição Unlimited Ocean Serie no KIMO




9 de junho de 2011

Mais uma manhã nas ondas do Rosa

Quinta-feira, 9 de junho.

O dia amanheceu com uma brisa de sul e swell de sudeste. Na Praia da Silveira, em Garopaba (SC) as direitas de um metro e meio marchavam perfeitas em direção a praia. E para o desespero dos surfistas locais e dos turistas, a praia estava fechada para o surf.

Pela terceira vez esse ano, o “acordo” está sendo desrespeitado pelos pescadores. Explico: Mesmo não existindo lei alguma que proíba as pessoas de entrar no mar, por causa da pesca da tainha, existe um acordo onde ficou acertado que com ondas de até meio metro, o mar é dos pescadores e os surfistas não podem entrar na água. E com as ondas passando de meio metro, o mar é dos surfistas, já que as canoas não conseguem entrar no mar. Mas como bem sabemos, algumas pessoas dotadas da “autoridade” de liberar ou não a prática do surf, abusam dessa autoridade. Aqui em Garopaba os pescadores é que mandam nas praias (que deveriam ser um território livre), e atletas profissionais e amadores ficam sem poder surfar e sem treinar. Esportistas (praticantes de surf, body board, stand-up, kite, longboard, body surf, etc) ficam prejudicados em nome da “tradição” de fechar as praias só para os pescadores na época da pesca da tainha. Em dias de ventos do quadrante sul, quem quer surfar, tem que sair da cidade. E foi o que fizemos.

Depois de rodar alguns quilômetros, gastando uma gasolina que anda bem cara, fomos novamente para Imbituba onde encontramos boas condições de surf na Praia do Rosa: ondas de 3 a 6 pés, lisas e proporcionando belos drops no canto sul da praia. É bem verdade que as ondas estavam cheias e fechando um pouco, mas durante toda a manhã, verdadeiros expressos foram surfados.

Parabéns a Imbituba, que sabe muito bem quanto dinheiro representa suas praias cheias de surfistas durante o inverno. E quantos votos os surfistas representam.














8 de junho de 2011

Enquanto isso, na Praia do Rosa

Praia do Rosa hoje pela manhã.

Ondas de 3 a 4 pés, abrindo e bem constantes, fizeram a cabeça dos pouco mais de 20 surfistas que aproveitavam a manhã com boas ondas e praia liberada para o surf. Vale ressaltar que Imbituba vem dando um belo exemplo de como o surf e a pesca podem andar lado a lado, sem brigas e com muito respeito e cooperação de ambos os lados.

Abaixo algumas ondas registradas após a sessão de surf.





5 de junho de 2011

Gabriel Medina é campeão do Super Surf Prime de Imbituba



Depois da ventania e do frio de sábado, o domingo amanheceu com um vento sul mais fraco e com boas ondas na Praia da Vila. E que dia!!! Quem esteve hoje na Praia da Vila nunca mais vai esquecer a história de um pequeno molequinho, que deu uma surra fenomenal em um monte de marmanjos.

Gabriel Medina (17) fez um grande evento em Imbituba, mostrou um surf e uma performance simplesmente arrasadora e não deu chances pra ninguém. Medina foi o campeão do evento fazendo 8 das 10 melhores notas do evento. E surfando 5 baterias nesse domingo, deu um show também de preparo físico.

Medina venceu Miguel Pupo na repescagem do Round 5 com notas 5.17 e 9.50. Foi uma linda disputa entre dois de nossos melhores atletas.

Nas quartas, Medina enfrentou o norte-americano Damien Hobgood e deu uma surra tão grande em Damien que saiu do mar antes mesmo de acabar a bateria. Medina marcou impressionantes 10.00 e 9.73 e mandou Damien embora de “Kombi” (Damien ficou precisando de uma combinação de 2 ondas para virar o resultado a seu favor).

Na semi, Medina pegou o kiwi Richard Christie e mais uma surra do brasileiro. Medina marcou 9.87 e 9.73 e descartou notas como 9.33 e 9.00. Christie também foi embora precisando de uma combinação de ondas.

Na final, mais uma surra. Medina marcou 10.00 e 9.10 e liquidou com o australiano Tom Whitaker, que também foi embora de “Kombi”.

A Praia da Vila lembrou um estádio de futebol, com milhares de pessoas torcendo e gritando para os atletas. Foi um grande espetáculo do esporte surf e uma atuação fantástica de Medina, que já vem sendo chamado de “O novo ET do tour”.

Até a etapa de Imbituba, Medina estava na 39° colocação no ranking da ASP. Com os pontos da etapa, Gabriel passa para o 27° lugar, e entra na briga por uma vaga na elite do surf mundial.


Hizunomê Bettero detonou as longas esquerdas da Vila e fez a praia toda aplaudir o seu 9.0


Olhando as duas ondas acima, é difícil de imaginar que o Miguel Pupo tenha perdido sua bateria. O moleque aí de baixo, o Gabriel Medina, estava inspirado e endiabrado.

A cobertura sempre positiva da ESPN.


Os alunos do professor Bananinha deram um show a parte na Vila. Irado galera!


Mais uma boa onda do Miguel Pupo


Gabriel Medina e suas manobras de videogame



O evento estava bonito!


Gabriel Medina disparou aéreos de todos os tipos e ganhou hi-scores com uma facilidade nunca vista. Sobrou surf pro Medina em todas suas baterias.


Presença feminina na Praia da Vila


Concentração total antes da final


Gabriel Medina voou tão alto que foi parar no lugar mais alto do podium


Essa arte foi entregue ao campeão Gabrie lMedina e retrata a paradisíaca Praia da Vila.


Dois bons surfistas que nada puderam fazer diante do jovem Gabriel.
Simplesmente perderam o brilho.


A emoção tomou conta de muita gente nessa tarde de domingo.


Gabriel Medina, campeão do Super Surf Prime de Imbituba.


O pai de Gabriel emocionado com a vitória de seu moleque de ouro

Família Medina unida


BRASILEIROS - Cinco brasileiros competiram no domingo decisivo do SuperSurf Prime. No entanto, os estrangeiros venceram todas as baterias que valiam classificação direta para as quartas de final. Na repescagem, Hizunomê Bettero derrotou Raoni Monteiro e Gabriel Medina ganhou o duelo contra seu grande amigo, Miguel Pupo. Já o catarinense Ricardo dos Santos foi eliminado pelo havaiano Mason Ho. Os que perderam nesta quinta fase ficaram em nono lugar na competição.

PERNA BRASILEIRA - A etapa de Imbituba fechou uma longa série do Circuito Mundial pelo Brasil, que foi iniciada no começo de maio no SuperSurf Internacional 5 estrelas em Xangri-Lá (RS). Depois, veio a etapa brasileira do ASP World Tour na capital do Rio de Janeiro e o ASP World Prime de Saquarema (RJ), antes do SuperSurf Prime em Imbituba. A ASP South America ainda vai promover a "perna brasileira de fim de ano" com quatro etapas do ASP World 6-Star seguidas, entre os dias 27 de setembro e 23 de outubro. Inclusive a terceira etapa do SuperSurf Internacional nos dias 11 a 16 de outubro.

FINAL DO SUPERSURF INTERNACIONAL PRIME:
Campeão: Gabriel Medina (BRA) com 19,10 pontos - US$ 40.000 e 6.500 pontos
Vice-campeão: Tom Whitaker (AUS) com 10,66 pontos - US$ 20.000 e 5.200 pontos

SEMIFINAIS - 3.o lugar - US$ 11.000 e 4.225 pontos:
1.a: Tom Whitaker (AUS) 13.73 x 13.10 Gabe Kling (EUA)
2.a: Gabriel Medina (BRA) 19.60 x 15.20 Richard Christie (NZL)

QUARTAS DE FINAL - 5.o lugar - US$ 7.000 e 3.120 pontos:
1.a: Tom Whitaker (AUS) 17.10 x 14.27 Hizunomê Bettero (BRA)
2.a: Gabe Kling (EUA) 12.50 x 7.97 Mason Ho (HAV)
3.a: Gabriel Medina (BRA) 19.73 x 13.74 Damien Hobgood (EUA)
4.a: Richard Christie (NZL) 14.77 x 13.93 Dylan Graves (PRI)


G-32 DO ASP WORLD RANKING - 18 etapas:

01: Kelly Slater (EUA) - 66.200 pontos
02: Jordy Smith (AFR) - 52.000
03: Mick Fanning (AUS) - 43.648
04: Taj Burrow (AUS) - 43.177
05: Bede Durbidge (AUS) - 39.370
06: Adriano de Souza (BRA) - 38.557
07: Jeremy Flores (FRA) - 38.016
08: Owen Wright (AUS) - 37.400
09: Adrian Buchan (AUS) - 36.492
10: Damien Hobgood (EUA) - 35.370
11: Michel Bourez (TAH) - 33.650
12: Dane Reynolds (EUA) - 31.707
13: Joel Parkinson (AUS) - 31.457
14: Brett Simpson (EUA) - 29.000
15: Kieren Perrow (AUS) - 26.545
16: Matt Wilkinson (AUS) - 26.200
17: Chris Davidson (AUS) - 25.607
18: Tiago Pires (PRT) - 25.423
19: C. J. Hobgood (EUA) - 25.200
20: Jadson André (BRA) - 25.182
21: Heitor Alves (BRA) - 25.095
22: Adam Melling (AUS) - 24.957
23: Alejo Muniz (BRA) - 23.841
24: Raoni Monteiro (BRA) - 23.001
25: Patrick Gudauskas (EUA) - 21.957
26: Dusty Payne (HAV) - 21.500
27: Gabriel Medina (BRA) - 21.364
28: Julian Wilson (AUS) - 21.346
29: Taylor Knox (EUA) - 21.000
30: Miguel Pupo (BRA) - 20.866
31: Daniel Ross (AUS) - 19.905
32: Willian Cardoso (BRA) - 19.549
-------------próximos brasileiros:
46: Jessé Mendes (BRA) - 13.574 pontos
50: Hizunomê Bettero (BRA) - 12.365
56: Junior Faria (BRA) - 11.195
60: Wiggolly Dantas (BRA) - 10.865
62: Leonardo Neves (BRA) - 10.448
68: Thiago Camarão (BRA) - 9.969
76: Bernardo Pigmeu (BRA) - 8.956

Fonte: João Carvalho - Assessoria de Imprensa da ASP South America
joao@aspsouthamerica.com.br