26 de outubro de 2010

Tsunami atinge as Ilhas Mentawai

Essa manhã (segunda, 26/10) um terremoto de 7.5 graus na Escala Richter balançou o oceano na Indonésia e um tsunami atingiu em cheio as Ilhas Mentawai, um dos grandes paraísos do surf mundial que fica em Sumatra, Indonesia. Muitas pessoas ainda estão desaparecidas, inclusive um grupo de surfistas australianos. Cerca de dez povoados foram destruídos e as autoridades locais temem que o número de mortos aumente nas próximas horas.

As ilhas Mentawai, localizadas à 280 km da costa da Sumatra, servem de destino para surfistas do mundo todo, que estão em busca das melhores ondas do mundo, acessíveis apenas por barco. As Ihas vem sofrendo com o aumento do nível do aceano e vem afundando alguns milímetros por ano. Com tantos terremotos e tsunamis nessa região, algumas das melhores ondas do mundo podem desaparecer num futuro não muito distante.

Logo que escutei a notícia do tsunami na TV, lembrei de um grupo de amigos que alguns dias atrás estavam nas Mentawai. Todos do Rio Grande do Sul e velhos amigos da Praia do Imbé, aproveitaram os dias de folga para surfar as melhores ondas possíveis. Para eles, esse tempo nas Mentawai foi bom demais. Bernardo "Schimia" Mello, Celo Kern, Gu Kern, Marcinho Machado, Maurício Mello, Rodrigo "Tex" Volkmer e seus amigos pegaram ótimas ondas e voltaram das Mentawai com um sorriso no rosto e a certeza de que essa é uma trip valeu cada centavo investido.

Depois dessa destruição causada pelo tsunami, a região precisará, mais do que nunca, do movimento turístico que o surf proporciona para reerguer as cidades e voltar a oferecer uma boa estrutura para os que chegam atrás dessas ondas, que são alucinantes de tão perfeitas.

Abaixo as fotos dessa galera que teve ótimos momentos nas Mentawai há poucos dias atrás:


Cesar "Sessé" Hanke
Rodrigo "Tex" Volkmer
Maurício Mello
Marcinho Machado.

3 comentários:

  1. Nossa trip foi irada Dada... mas da uma tristeza de ver o povo sorridente e hospitaleiro da Indonesia sofrendo tanto com estes desatres.

    Antes mesmo de embarcar na nossa trip mes passado, la na cidade de Padang ainda se via muita destruicao do ultimo terremoto.

    Grande abraco!

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo Blog, Dadá! E ver o Rodrigo e seus amigos brasileiros e australianos escaparem por pouco desta tragedia nos faz pensar um pouco preocupados, mas na certeza de que eles buscam o melhor do surf para seu proprio aperfeiçoamente e lazer e para cultura geral, nos conforta e atenua a saudade da distância.
    Raul Volkmer, pai do "Tex".

    ResponderExcluir
  3. Cesar e Raul, meus amigos da Praia do Imbé! Ver essas fotos me vem uma palavra: sorte. Sorte dos meus amigos estarem nas Mentawai, fazendo uma viagem que é o sonho para qualquer surfista do mundo, e sorte por sairem de lá na hora certa. Com certeza a tristeza pelo que aconteceu é grande e torcemos todos para que tudo volte ao normal por lá. Grande abraço pra vocês. As portas aqui na Garopaba estão sempre abertas!

    ResponderExcluir