14 de outubro de 2010

Kelly Slater vence o Rip Curl Pro Portugal


Kelly Slater, o maior surfista de todos os tempos, vence mais uma e está muito perto do inédito décimo título mundial.


O norte-americano Kelly Slater, atual líder no circuito mundial de surf profissional, venceu o RIP CURL PRO PORTUGAL em cima do atual vice-lider do circuito, o sul-africano Jordy Smith, e está mais líder que nunca.

As finais do evento aconteceram nesta quinta-feira, 14 de outubro, em ondas de um metro a um metro e meio.

O dia começou com a mini-repescagem do Round 5 e com uma notícia ruim para o surf brasileiro. Jadson André que vinha dando show em Portugal acabou perdendo para o americano Patrick Gudauskas e ficou com a nona colocação no Rip Curl Pro Portugal.

QUARTAS

As quartas de final começaram com uma bela disputa entre Adrian Buchan (AUS) e Chris Davidson (AUS). Enquanto Ace Buchan surfou meio nervoso, Davo espancou as ondas e passou pra semi-final.

Na segunda bateria, Kelly Slater (USA) eliminou o compatriota Damien Hobgood (USA) surfando ondas medianas e sem arriscar muito, enquanto Damien teve mais atitude e menos notas na bateria.

Na terceira, Jeremy Flores (FRA) x Owen Wright (AUS). Dois jovens talentos. Já no início, um tubão pra cada lado. No final o surf mais sólido e power de Jeremy fizeram a diferença e o francês também garantiu vaga na semi.

Na quarta bateria, Jordy Smith (ZAF) enfrentou o norte-americano Patrick Gudauskas (que eliminou Jadson André no Round 5) em um confronto bastante disputado. No final um bom aéreo de Jordy liquidou a fatura. Jordy, número 2 do mundo, foi pra semi.



SEMIS

Na primeira semi-final, KELLY SLATER (USA) x CHRIS DAVIDSON (AUS). A bateria foi muito marcada e disputada, com qualquer um dos dois surfistas podendo levar a vaga na final, quando Kelly Slater tirou uma daquelas suas cartas mágicas da manga quando remou numa direita, pegou velocidade e mandou um alley oop monstro, voltando perfeito. 9.33 pro Kelly e a pá de cal em cima do bebum Chris Davidson.

Kelly Slater, líder do ranking, está em mais uma final.



Na segunda semi, JEREMY FLORES (FRA) x JORDY SMITH (ZAF)
Um duelo de tubos e de manobras. E um duelo de ótimos surfistas, que se esforçaram e deram o seu melhor numa bateria bem apertada. No final prevaleceu o surf mais eficiente de Jordy Smith, vice líder do tour, que agora enfrenta o atual líder do tour na final do Rip Curl Pro Portugal. A primeira de Jordy contra Kelly. E bem agora, onde somente os dois disputam o título.



FINAL

Na bateria final, KELLY SLATER (USA) x JORDY SMITH (ZAF).
O duelo entre os líderes do circuito. Dois atletas que nasceram no mesmo dia 16/02. Mas com 16 anos de diferença entre eles. Kelly estava frio e tranqüilo. Jordy parecia mais nervoso e preocupado e mandou logo um daquelas aéreo super-man de backside (que foi meia-boca) e fez a maior nota da bateria (7.10). Kelly espancou uma primeira esquerda de backside e mandou um floater de videogame pra cima de Jordy. Enquanto Jordy não achava uma segunda nota, Kelly detonou uma segunda esquerda e teve que esperar até o final da bateria quando amplia se recorde no tour e faz sua 44ª vitória na carreira.



Kelly venceu apertado, mas manteve a liderança do começo ao fim da bateria, que não teve muito ritmo, mas que deixou Slater bem embalado rumo ao decacampeonato mundial.

E dez vezes campeão do mundo, meus amigos, é um título que nenhum atleta do mundo tem. Como disse uma vez o Teco Padaratz: “Antigamente você queria explicar para as pessoas que o Kelly Slater era o Michael Jordan do basquete. Hoje você diz que o Michael Jordan é o Kelly Slater do basquete”.

Jordy é o cara mais talentoso do tour hoje e o único capaz de parar Slater nessa história de décimo título mundial. (Jordy tem que ir bem nas duas últimas etapas e torcer para Slater perder cedo). Fanning já está fora do páreo.

Será que Jordy consegue se livrar da MALDIÇÃO SLATER, que a anos aterroriza mega-talentos que viraram eternos vices?? Será que Jordy consegue vencer o poderoso Mind Game do careca?? Será que Slater ganha antecipado no Caribe ou espera pra passar a régua em Pipe??

Esperamos as próximos capítulos do World Tour..

O melhor brasileiro na etapa foi JADSON ANDRÉ, que fez uma ótima campanha nas ondas portuguesas, ficou em nono e calou a boca de muita gente que dizia que ele só sabia voar. (Inclusive a minha).

Eliminado no Round 5 pelo norte-americano Patrick Gudauskas, Jadson voou alto, entubou fundo e fez bonito nas ondas de Peniche. Parabéns ao Jadson pelo brilhante ano que vem fazendo. Rookie of the year com toda certeza.

Os outros dois brasileiros da etapa, Adriano de Souza e Bruno Santos, foram eliminados na Repescagem. Adriano de Souza caiu da quinta para a nona colocação no tour depois de 3 resultados ruins (13° em Tretles, 25° na França, 25°em Portugal).

As fotos, vídeos e notícias do evento, direto no http://live.ripcurl.com/?Portugal2010
Por: @Dada_Souza

RIP CURL PRO PORTUGAL FINAL RESULTS:
1 – Kelly Slater (USA) 13.33
2 – Jordy Smith (ZAF) 11.43

RIP CURL PRO PORTUGAL SEMIFINAL RESULTS:
SF 1: Kelly Slater (USA) 16.03 def. Chris Davidson (AUS) 12.20
SF 2: Jordy Smith (ZAF) 14.00 def. Jeremy Flores (FRA) 10.57

RIP CURL PRO PORTUGAL QUARTERFINAL RESULTS:
QF 1: Chris Davidson (AUS) 9.50 def. Adrian Buchan (AUS) 7.50
QF 2: Kelly Slater (USA) 15.24 def. Damien Hobgood (USA) 12.56
QF 3: Jeremy Flores (FRA) 14.17 def. Owen Wright (AUS) 13.67
QF 4: Jordy Smith (ZAF) 13.70 def. Patrick Gudauskas (USA) 12.50

RIP CURL PRO PORTUGAL ROUND 5 RESULTS:
Heat 1: Chris Davidson (AUS) 11.84 def. Michel Bourez (PYF) 9.94
Heat 2: Damien Hobgood (USA) 11.10 def. Matt Wilkinson (AUS) 10.83
Heat 3: Owen Wright (AUS) 13.40 def. Travis Logie (ZAF) 9.73
Heat 4: Patrick Gudauskas (USA) 15.00 def. Jadson Andre (BRA) 8.16

RANKING MUNDIAL ATUALIZADO APÓS PORTUGAL
http://www.aspworldtour.com/rankings/asp-world-title-ranking/

Nenhum comentário:

Postar um comentário