3 de março de 2010

NADA SE CRIA, TUDO SE COPIA



--Anexo de Mensagem Encaminhado--
From: slprod17@hotmail.com
Date: Mon, 1 Mar 2010 07:21:02 -0800

Hmmm. Looks like a Pig 2 to me... Seems like the rest are starting to get the idea!

Photo by Tony Roberts

+++++++++++++++++++++++

O atento olhar do fotógrafo Tony Roberts levantou a questão: Hey, esse prancha “nova” do Kelly é igualzinha a PIG 2 do Xanadu!

Ao analisarmos as fotos da prancha do Kelly e da PIG desenhada pelo Xanadu, não resta dúvidas de que se trata do mesmo modelo de prancha: o mesmo outline, o mesmo design e o mesmo conceito. A única diferença é que o K-Model utiliza duas longarinas próximas as bordas, enquanto a PIG utiliza apenas uma longarina no centro da prancha. O resto é basicamente a mesma prancha.

Mas cadê a novidade?? O Xanadu faz esse modelo desde 1994! Ainda hoje é uma das pranchas mais vendidas da marca para ondas pequenas e médias.



Na duvida, entrei em contato com o Xanadu. Sua a resposta? foi rápida e direta: “uma coisa é marketing, e outra é design de pranchas”.

Mais um caso de releitura onde as fontes e as referências, ficam apagadas. Ainda mais quando se trata de brasileiros.

Esse mesmo assunto, com a mesma Channel Islands, eu escrevi aqui há pouco tempo atrás, quando Kelly apresentava sua nova criação, uma prancha com um buraco no meio, onde o fluxo de água projetaria ainda mais a prancha. Um projeto criativo, inteligente e inovador, baseado em barcos de corrida, bla bla bla...

E também nesse caso, a idéia do trio Kelly-Burton-Channel Island não era tão inovadora assim. No Brasil, o lendário shaper santista Homero Naldinho, bem antes disso, já trabalhava usando esse mesmo conceito.

Muitas vezes as grandes “novidades” do mercado são na verdade uma cópia do que já foi (ou vem sendo feito). Tanto Xanadu quanto Homero são dois brasileiros que merecem todo o respeito e reconhecimento. Ambos são, visionários, inteligentes, talentosos e já faziam esses modelos na época que o Kelly tinha cabelo.

Quer conhecer mais sobre o trabalho do Xanadu?

www.xanadusurfdesigns.com

Quer conhecer a tão falada prancha do Homero?

http://ombakimagem.com.br/nav/ver_novidade.php?id=20

Nenhum comentário:

Postar um comentário