5 de novembro de 2009

NÓS E ELES

É bom nem pensar muito sobre isso, mas que eles estão lá, eles estão.

TUBARÕES NA COSTA GAÚCHA

Particularmente, sempre soube que na costa gaúcha existem muitos tubarões, mangonas, cações, peixes-espada e outros bichos que podem, em um momento de curiosidade, morder banhistas e surfistas. Mas enquanto não vemos, o medo não incomoda. Sei que eles estão lá, mas não gosto muito de pensar sobre isso. Resolvi tocar no assunto depois de ver as fotos que o Felipe Salomão me enviou, esse gaúcho, surfista e pescador.

As imagens foram registradas no litoral sul do Estado do Rio Grande do Sul, mais precisamente na praia do Bojurú, quando um grupo grande de tubarões surgiu na praia vindo atrás de um cardume de tainhas. Cena comum nessa época do ano, quando os tubarões vem para cá procriar e atrás de alimento abundante.





UM POUCO DE CONHECIMENTO


Para um tubarão, um surfista batendo os braços sobre uma prancha de surfe
pode parecer muito com uma presa usual
Do site http://ciencia.hsw.uol.com.br/ataques-de-tubarao.htm

Os tubarões habitam os mares a mais de 450 milhões de anos. É um predador eficiente, totalmente adaptado e evoluído ao ponto de ser o maior predador dos mares. E também o pesadelo de qualquer surfista.

No mundo são conhecidas cerca de 400 espécies, no Brasil cerca de 88. Nós pegando ondas e eles dando uma banda a procura de alimentos. Mesmo assim existe uma certa harmonia em relação a isso. Nós não fazemos parte da dieta dos tubarões e os ataques são muito raros.

Só no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina são mais de onze espécies de cação e de tubarão. Vários deles com tamanho e capacidade para atacar uma pessoa. Mesmo que por engano, um acidente desses pode acontecer.

A grande maioria dos incidentes com tubarões, na verdade é um erro. Os tubarões acham que somos alguma coisa que não somos, mordem e vão embora. Os humanos não tem gordura suficiente para alimentar o musculoso tubarão, que está habituado a comer focas, leões-marinhos, tartarugas, etc.

Sob o ponto de vista do animal, as vezes podemos parecer com um de seus alimentos. Um tubarão nadando embaixo d`água vê grosseiramente um formato oval com braços e pernas pendentes remando ao longo da superfície. Isto cria uma grande semelhança com um leão-marinho, uma foca, ou uma tartaruga marinha.
Enquanto o ambiente estiver preservado, tem muito peixe e muito alimento para os tubarões. Lute pela saúde de sua praia. Se não houver mais alimentos, é atrás de você que ele virá. Pense nisso.

5 comentários:

  1. CARACOLES!!! O TAMANHO DOS BICHOS!!!
    Abraço dadá, muito bom teu site!
    Tex

    ResponderExcluir
  2. Ridiculo...

    www.seashepherd.org.br

    Fim a pesca dos tubarões!!!

    ResponderExcluir
  3. Quem foi o imbecil que matou os tubarões???

    ResponderExcluir
  4. bando de retardados nao tem a menor ideia do que estao fazendo... gordo prego

    ResponderExcluir
  5. nossa,como ainda tem gente que tem esse tipo de maldade p matar um tubarão, c fossem tao bons assim iam em baixo da agua p fazer isso cara a cara,parecem q nao tao vendo a margem d extinção q estao estes animais.
    c o tubarão ataca,éporq invadem seu habitat. para bens pela reportagem ridicula...]

    SALVEM OS TUBARÕES seus monte de bosta

    ResponderExcluir