10 de novembro de 2009

TRIBUTO AOS SHAPERS

A prancha é o equipamento básico e fundamental do nosso esporte. Os shapers são os artistas e designers do mundo do surf. Sempre na sombra dos grandes surfistas, os fabricantes são os grandes incentivadores do esporte. É com as pranchas que tudo começa.

Nessa onda muito justa de valorizar o shaper como elemento fundamental dentro da indústria do surf, dois projetos muito interessantes sobre o assunto:

BOARDROOM é um filme sobre os grandes nomes da fabricação de pranchas de surf no mundo. Apaixonados, inovadores e escultores com um bom conhecimento hidrodinâmico, os shapers da época buscavam maneiras de construir pranchas mais leves do que as madeirites da época, que pesavam até 50kg.

O filme apresenta lendas como Greg Noll, Hap Jacobs, Larry Gordon (Gordon & Smith), Robert August (The Endless Summer), Dick Brewer, Terry Martin (Hobie), entre outros shapers que marcaram toda uma época do surf moderno.

Mais informações
www.boardroomthemovie.com






O BILLABONG ART OF SHAPING é o projeto da Billabong para reverenciar os artistas da plaina. A San Diego Edition traz as lendas do surf mundial. A lista de convidados incluía Bill Bahne, Tim Bessell, Chris Christenson, Carl Ekstrom, Rick Hamon, Gary Hanel, John Kies, Gary Linden, Steve Lis, Larry Mabile, Gary MacNabb, Bob Mitsven, Rich "Toby" Pavel, Steve Pendarvis , Jim Phillips, Rusty Preisendorfer, Robin Prodanovich, Steve Seebold, Donald Takayama, Hank Warner, Xanadu e Marcio Zouvi.

A intenção do O BILLABONG ART OF SHAPING - EDIÇÃO SAN DIEGO é apresentar e prestar homenagem aos shapers do Condado de San Diego e as suas realizações e inestimáveis contribuições à arte de construir prancha de surf ao longo dos últimos cinco décadas. Um exame mais atento da lista de convidados revela shapers de cada década que, coletivamente, estabeleram a reputação do Condado de San Diego como o "viveiro de pranchas de design inovador, a construção e visão de futuro".

No Surfy Surfy http://www.surfysurfy.net/2009/09/23-surfboards-of-billabongs-art-of.html tem a lista das 23 pranchas expostas no BILLABONG ART OF SHAPING - SAN DIEGO EDITION

Mais informações
http://www.billabong.com/artofshaping/

Nenhum comentário:

Postar um comentário