13 de março de 2013

Kelly Slater vence na Gold Coast

Vida Longa ao Rei! Slater vence mais uma e já começa o ano na liderança do WCT 2013 - Foto: © ASP

Uma coisa é certa. Não mudou muita coisa no circuito mundial de surf.  Os juízes continuam errando demais, o antidoping continua sendo “história pra boi dormir” e Kelly Slater continua sendo o melhor surfista do planeta.  Parece até uma história sampleada.

SLATER VENCE NA GOLD COAST

Em 2012, Slater venceu três etapas do circuito mundial (Fiji, Trestles e França) e foi o surfista mais vitorioso do ano.  Kelly só não foi o campeão mundial do ano passado porque a ASP conseguiu levar Joel Parkinson ao seu primeiro título mundial, que foi campeão mundial sem vencer nenhuma etapa (quando venceu o Pipe Masters Parko já havia recebido o título). Esse título salvou Joel, que vinha amargurando com a fama de eterno vice, e salvou a Billabong, que praticamente falida, ganhou um pouco de oxigênio extra com o título do australiano. Foi também a despedida de ouro de uma entidade australiana. Mas bem, essa é apenas uma versão da história, o que interessa disso tudo, é que quem conhece Slater sabe que ele deve ter ficado com essa “espinha” trancada na garganta até agora.

Nessa quarta-feira, 13 de março, o mundo deu uma de suas voltas, e como disse nosso amigo português Diogo Alpendre, "o ano começou exatamente como acabou: Kelly Slater x Joel Parkinson". E nas ondas de Kirra, terra do australiano, Kelly Slater deu o troco em grande estilo e venceu de forma espetacular o australiano Joel Parkinson, que surfava em casa e com a torcida ao seu lado.  

Kelly venceu o primeiro evento do ano, e mandou seu recado para todos os outros competidores: Estou na briga pelo meu 12º título mundial.

Slater mais uma vez no topo do ranking - Foto: © ASP

O Quiksilver Pro Gold Coast abriu o WCT 2013 em grande estilo. Tivemos boas ondas em Rainbow´s Bay, ondas regulares em Snapper Rocks e, pela primera vez na história, as finais aconteceram (com boas ondas) em Kirra.

Kelly Slater, 41 anos de idade, 11 títulos mundiais, 52 vitórias no World Tour. No Quiksilver Pro Gold Coast, Slater somou 16.07 no Round 1 e venceu a dupla Kolohe Andino e Dane Reynolds dominando tranquilamente sua bateria.  Venceu o havaiano Dusty Payne no Round 3 com certa facilidade.  Somou 18.27 no Round 4 e venceu Bede Durbidge e Matt wilkinson. Nas quartas somou 18.03 e venceu o australiano Bede Durbidge. Na semi, Kelly deu uma virada espetacular em cima do surfista local Mick Fanning com notas 9.37 e 10.00. E na grande final, Kelly foi genial e não só venceu, como desestruturou o australiano Joel Parkinson, que na frente das câmeras ainda mandou um fuck para Slater. Kelly Slater está mais uma vez no topo do ranking.


Impressionante assistir como a energia de Slater abala até mesmo os melhores competidores. Na final Joel completou diversas ondas forçando seu estilo como quem pede desesperadamente por nota aos juízes. Depois do 9.83 de Slater, ainda antes da metade da bateria, Parko foi atingido pela "Maldição do Kelly", um mal que paralisa as pessoas desestruturando-as completamente cada vez que um sujeito careca aparece em seu caminho, e não consegui mais mostrar o seu surfe. O máximo que Joel consegiu fazer depois do 9.83 de Slater (que parece que só não foi 10 porque essa nota colocaria Joel Parkinson em combinação de ondas), foi esse momento feio e sem educação da foto abaixo onde Parko manda um "Fuck" para Slater na frente de lentes e câmeras de todo o mundo.

Momento "não sei perder" de Joel Parkinson. Foto: © ASP / Carey.


OS BRASILEIROS NO TOUR

O ano talvez não tenha começado tão bem quanto nossos atletas esperavam, mas certamente temos um bom time em 2013. 

Adriano de Souza, Raoni Monteiro e Willian Cardoso foram eliminados do evento surfando bem, mas sem vencer nenhuma bateria. Gabriel Medina, Alejo Muniz e Filipe Toledo acabarm perdendo seus confrontos do Round 3. 

O grande destaque entre os brasileiros foi o estreante Filipe Toledo, de apenas 17 anos de idade. Filipinho venceu as duas expression sessions do evento,uma com a melhor onda e outra com a melhor manobra e pegou excelentes ondas em suas baterias. 

JULGAMENTO

O julgamento da ASP continua deixando a desejar. Foram muitas as baterias onde a total falta de critério deu notas exageradas para alguns atletas, e logo depois, em ondas melhores, deunotas mais baixas. Quem acompanha o evento pelo twitter sabe que até mesmo os caras mais tarimbados da mídia e do esporte, profissionais que acompanham o tour há muitos anos, ficam sem entender as notas e critérios.





QUIKSILVER PRO GOLD COAST 2013
1.o: Kelly Slater (EUA) – 10.000 pontos
2.o: Joel Parkinson (AUS) – 8.000
3.o: Mick Fanning (AUS) – 6.500
3.o: Michel Bourez (TAH) – 6.500
5.o: Taj Burrow (AUS) – 5.200
5.o: Julian Wilson (AUS) – 5.200
5.o: Bede Durbidge (AUS) – 5.200
5.o: Matt Wilkinson (AUS) – 5.200
9.o: Jeremy Flores (FRA) – 4.000
9.o: Travis Logie (AFR) – 4.000
9.o: Brett Simpson (EUA) – 4.000
9.o: Adam Melling (AUS) – 4.000
13: John John Florence (HAV) – 1.750
13: Gabriel Medina (BRA) – 1.750
13: Josh Kerr (AUS) – 1.750
13: Jordy Smith (AFR) – 1.750
13: C. J. Hobgood (EUA) – 1.750
13: Alejo Muniz (BRA) – 1.750
13: Kai Otton (AUS) – 1.750
13: Dusty Payne (HAV) – 1.750
13: Sebastian Zietz (HAV) – 1.750
13: Filipe Toledo (BRA) – 1.750
13: Nat Young (EUA) – 1.750
24: Adriano de Souza (BRA) – 500
24: Miguel Pupo (BRA) – 500
24: Raoni Monteiro (BRA) – 500
24: Willian Cardoso (BRA) – 500


HEAT REVIEW
Todas as baterias do evento podem ser assistidas na íntegra aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário