8 de junho de 2012

Volcom Fiji Pro - THE Day

Você competiria nessas condições? Cloudbreak, Fiji! Foto: ASP / Kirstin


Fiji não é mais uma ondinha no WCT. Ou você sabe surfar uma esquerda grande e tubular, ou você não passa as baterias. Não importa muito a multidão na beira da praia, nem as manobras e truques aéreos. O que conta em Fiji é a qualidade da onda e dos tubos. Como os surfistas vão abordá-los? Quem terá mais atitude? 

Pois falando em atitude, nesse dia 7 de junho tivemos um dos maiores swells já registrados em Cloudbreak, ondas gigantes e perfeitas e somente duas baterias foram para a água. A ASP achou melhor não colocar mais baterias na água com aquelas condições de vido a falta de segurança para os atletas.

Depois da realização de dois dias de baterias com os Rounds 1 e 2, a direção do evento decidiu anunciar 3 dias de descanso. Um grande swell estava a caminho e todos concordaram em esperar para pegar as maiores e melhores ondas. Foram 2 dias sem evento e com ótimos tubos quebrando perfeitos nos três day offs do evento. A expectativa a respeito do swell só ia crescendo. Primeiro falavam em 25, 30 pés de onda marchando em direção a Fiji. Depois, a constatação de que o monstro nem precisaria daquele tamanho todo para aterrorizar alguns caras do tour. Fiji amanheceu com 12 a 18 pés de ondas grandes, bizarras e assustadoramente perfeitas. 

O que para uns parecia um sonho, para outros era um pesadelo. 

Nessa quinta, 07/06, o Volcom Fiji Pro foi reiniciado para a realização das duas últimas baterias do ROUND 2 com ondas de até até 18 pés na bancada de Cloudbreak. 

Raoni Monteiro surfou a última bateria do dia, contra o australiano Kai Otton, mas lesionou o joelho depois de botar pra dentro em uma craca insana e ser atingido pela onda. Raoni mostrou muita atitude mas terá que pagar o preço, pelo menos 4 semanas fora d´água. É a segunda lesão seguida no joelho de Raoni Monteiro.

Preocupada com a segurança dos atletas, a organização do evento optou parar as competições após o final das duas baterias d R2. Depois de horas de chá de cadeira na internet e uma conexão ruim, tivemos a notícia de que a direção de prova retirava o evento do mar. 

Após o termino do evento, vários nomes do big surf mundial (e alguns caras do tour) entraram em cena e droparam ondas realmente grandes nesse que foi um dia histórico na bancada de Cloudbreak.

E você? Acha que os profissionais deveriam cair no mar ou acha que aquilo já era coisa para surfistas de ondas grandes? Veja os videos baixo (surrupiados da SURFING LIFE , da 100PERCENTSURF e do MeSurfTV e tire a sua própria conclusão.

Veja mais direto no site oficial do evento:


Nenhum comentário:

Postar um comentário