31 de março de 2011

Mick Fanning agora é Ford



Mick Fanning, o australiano bicampeão mundial de surf profissional, essa semana surpreendeu o mercado do surf ao fechar contrato de patrocínio de 3 anos com a Ford.

Com Mick Fanning como embaixador da marca e como garoto-propaganda da nova Ranger, camionete desenhada e produzida na Austrália, que começa seu lançamento mundial, a Ford se aproxima ainda mais da Rip Curl. (Só para lembrar, a Ford é um dos maiores patrocinadores do Rip Curl Pro Bells Beach, que por sinal é a próxima parada do World Tour, agora dia 19 de abril).

“A Ranger foi desenvolvida e lançada na Austrália, e assim como Mick Fanning, tem um grunhido real e agüenta trabalhos pesados para todos os padrões. Estamos muito felizes por ter Mick Fanning em nossa equipe quando lançarmos a Ranger no mercado australiano ainda este ano”, completa Beth Donovan, vice-presidente de marketing da Ford Austrália.

A notícia causou impacto por se tratar de uma empresa do ramo automobilístico, mas a verdade é que a imagem do surfista campeão vende, e muito. Surfistas são jovens, saudáveis, aventureiros, competitivos, e possuem um estilo de vida com nobres valores agregados

A imagem de Mick Fanning é limpa, íntegra e traz consigo toda a paixão, dedicação, competitividade, agressividade, talento, carisma, e competência que o qualificam como um atleta muito bem sucedido. Fanning é ídolo de uma geração, e iisso vende. E vende carros, camionetes, computadores, bancos, cias aéreas, e todo e qualquer tipo de produto/serviço.

O surf é um dos esportes radiciais mais praticados do mundo. Entre os esportes náuticos, é o segundo mais praticado no mundo. O que não falta é surfista-consumidor. Nem faltam atletas que possam endossar grandes marcas de fora do segmento.

No mercado do skate já é bem comum marcas de carro patrocinarem grandes skatistas. O próprio Bob Burnquist é garoto propaganda da Toytota já faz alguns anos. No Brasil é bem comum as montadoras utilizarem o surf para vender seus carros (Peugeot Quiksilver, Suzuli SX4 da Mormaii, o Renault Clio Rip Curl e o Twingo Rip Crul e mais o Chevrolet Agile Rico (do surfista Rico de Souza)), mas é pouco comum ver essas mesmas empresas investindo nos eventos e nos atletas.

O bom dessa notícia é que com as grandes marcas/empresas entrando no mercado do surf (eventos, projetos e patrocínio de atletas), nosso esporte pode sair das mãos das grandes (e conhecidas) companhias do surf internacional, para enfim, crescer e alcançar verbas mais expressivas para os eventos, e para os atletas, proporcionais ao espetáculo, as belezes e a todos os riscos envolvidos nas grandes competições de surf.

Que venham os investimentos, nossos atletas merecem.



A nova Ranger Australiana

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