31 de março de 2011

Mick Fanning agora é Ford



Mick Fanning, o australiano bicampeão mundial de surf profissional, essa semana surpreendeu o mercado do surf ao fechar contrato de patrocínio de 3 anos com a Ford.

Com Mick Fanning como embaixador da marca e como garoto-propaganda da nova Ranger, camionete desenhada e produzida na Austrália, que começa seu lançamento mundial, a Ford se aproxima ainda mais da Rip Curl. (Só para lembrar, a Ford é um dos maiores patrocinadores do Rip Curl Pro Bells Beach, que por sinal é a próxima parada do World Tour, agora dia 19 de abril).

“A Ranger foi desenvolvida e lançada na Austrália, e assim como Mick Fanning, tem um grunhido real e agüenta trabalhos pesados para todos os padrões. Estamos muito felizes por ter Mick Fanning em nossa equipe quando lançarmos a Ranger no mercado australiano ainda este ano”, completa Beth Donovan, vice-presidente de marketing da Ford Austrália.

A notícia causou impacto por se tratar de uma empresa do ramo automobilístico, mas a verdade é que a imagem do surfista campeão vende, e muito. Surfistas são jovens, saudáveis, aventureiros, competitivos, e possuem um estilo de vida com nobres valores agregados

A imagem de Mick Fanning é limpa, íntegra e traz consigo toda a paixão, dedicação, competitividade, agressividade, talento, carisma, e competência que o qualificam como um atleta muito bem sucedido. Fanning é ídolo de uma geração, e iisso vende. E vende carros, camionetes, computadores, bancos, cias aéreas, e todo e qualquer tipo de produto/serviço.

O surf é um dos esportes radiciais mais praticados do mundo. Entre os esportes náuticos, é o segundo mais praticado no mundo. O que não falta é surfista-consumidor. Nem faltam atletas que possam endossar grandes marcas de fora do segmento.

No mercado do skate já é bem comum marcas de carro patrocinarem grandes skatistas. O próprio Bob Burnquist é garoto propaganda da Toytota já faz alguns anos. No Brasil é bem comum as montadoras utilizarem o surf para vender seus carros (Peugeot Quiksilver, Suzuli SX4 da Mormaii, o Renault Clio Rip Curl e o Twingo Rip Crul e mais o Chevrolet Agile Rico (do surfista Rico de Souza)), mas é pouco comum ver essas mesmas empresas investindo nos eventos e nos atletas.

O bom dessa notícia é que com as grandes marcas/empresas entrando no mercado do surf (eventos, projetos e patrocínio de atletas), nosso esporte pode sair das mãos das grandes (e conhecidas) companhias do surf internacional, para enfim, crescer e alcançar verbas mais expressivas para os eventos, e para os atletas, proporcionais ao espetáculo, as belezes e a todos os riscos envolvidos nas grandes competições de surf.

Que venham os investimentos, nossos atletas merecem.



A nova Ranger Australiana

Sériesfecham.tv - Série #17

Sériesfecham.tv - Série #17
Com Julio Adler, Marcos Sifu, Ricardo Lobo, Bruno Bocayuva e Marcos Bocayuva.

Bruno Bocayuva trabalha a mais de 15 anos com Antonio Ricardo e Ricardo Bocão. Bruno ja entrevistou Slater, Sunny e Fanning, mais de uma vez cada um, sempre com perguntas acima da media. Editando e escrevendo nos mais de 30 programas que já produziu, Bruno pode refletir sobre os momentos mais marcantes da história recente do surfe mundial.

Ricardo Lobo viu a história acontecendo de dentro d'água. Competidor nato, pensador inquieto, designer das melhores capas de prancha que o mercado brasileiro ja teve, Lobo é feroz no seu silêncio. Seus textos sempre mexeram com a turma, desde a epoca do Staff ainda nos anos 80 até sua polêmica coluna no site Waves, Lobo não tem medo de onda.

Juntos, Bruno e Ricardo debateram a situação atual da nossa imprensa no Seriesfecham.





Vídeos direto do Marcos Sifu

30 de março de 2011

Tiago Bianchini no RBS Esporte

Não faz muito tempo, publicamos uma nota falando do retorno de Tiago Bianchini às competições. Esse jovem catarinense foi uma das grandes promessas do surf brasileiro mas um problema de comportamento o tirou do caminho e quase lhe custou a carreira.

Mas a verdade é que Tiago Bianchini deu mesmo a volta por cima e virou exemplo ao largar os vícios perigosos para retomar o caminho dos bons hábitos, da saúde e do sucesso. Tiago começou o ano se destacando tanto no freesurf quanto nos treinamentos físicos e psicológicos, e os primeiros resultados começaram a aparecer: Bianchini venceu a etapa de abertura do Catarinense Profissional e conquistou um importante espaço na mídia.

Nesse vídeo, Tiago Bianchini aparece dando entrevista para a RBS Esporte, (transmissora da Rede Globo em Santa Catarina).

25 de março de 2011

Homenagem ao surf gaúcho

Foto: Arquivo Caldas Júnior


Acontece esse final de semana, 26 e 27 de março, na Praia da Guarita, em Torres, o Trópico Madeirite, uma grande confraternização entre as mais diferentes gerações de surfistas do Rio Grande do Sul. Estão confirmadas as presenças das maiores lendas do surf gaúcho, surfistas que marcaram época nos anos 60, 70 e 80 e os atletas da atualidade. Todos surfando com as pranchas de sua época, das madeirites às triquilhas.

O Madeirite Trópico será uma competição/confraternização de surf, que vai reeditar as disputas dos grandes surfistas dos anos 60, 70 e 80 na costa gaúcha. Cada atleta surfará pelo menos uma bateria, com pranchas de época, sem saber suas parciais nem nota final até o fim do dia. Após a última disputa encerrar, todos os participantes serão chamados para o palco e neste momento será revelada a melhor nota do dia na categoria. Todos serão premiados. A proposta do Madeirite Trópico não é promover uma competição pura e simples, mas um final de semana de reencontros, alegria e confraternização, para reescrever a história do Surf no Rio Grande do Sul.

Segundo a organização do evento, “nomes como Jorge Gerdau Johannpeter, Klaus Johannpeter, Roberto Bins, Marco Antonio Silva – que foi o primeiro campeão gaúcho de Surf em 1968, João “Johnny B. Good” Magalhães, Manoel “Maneca” Tostes, Marcelo “Massa” Obino, Paulo “Tupi” Tupinambá, Paulo Sefton, Eduardo “Dado” Kuhn, Caio Chaves Barcellos, Roberta Borges – primeira Campeã Brasileira de Surf, Gerson “Pilão” Vignoli Perrenoud, Felipe Silveira – CEO da Rip Curl na América do Sul, Marco Aurélio Raymundo “Morongo – criador e proprietário da Mormaii, Eduardo “Dado” Bier, André Bier Johannpeter – CEO do grupo Gerdau, dentre tantos outros que hoje, além do amor pelo surf, são destaques em suas carreiras profissionais, contrariando a imagem de que os surfistas seriam errantes sem futuro.

Dizem que a trilha sonora também promete!
Mais informações sobre o Madeirite Trópico http://www.madeiritetropico.com.br/






Confira abaixo as baterias e as feras confirmadas para o Madeirite Trópico:

Sábado, 26/03/2011
Na tarde de Sábado, das 14h às 16h haverá uma limpeza da praia. Contamos com a participação de todos

Travessia Stand Up Paddle (Início as 9h)

Categoria Anos 80 – 1º Round (Início as 13h)
Bateria #1: Eduardo Braga, Juca Garcia, Sérgio Wladimir Schapke, Glauber Pacheco
Bateria #2: Jean "Pepe" Perrot, Laurence De Rose, Lauro "Barata" Mallmann
Bateria #3: Jéferson Comaru, Aleixo "Cuio" Caspary, Bira Menezes, Orlando Carvalho
Bateria #4: Eduardo "Dudu" Luz, Cristiano "Formiga" Gonçalves, Toshio Tadano, Rodrigo Cristini
Bateria #5: Angelo Gulea, Luis "Totonho" Amaro, Fernando "Batata" Ávila, Dinga Colognese
Bateria #6: Francisco "Chiquinho" Nedel, César Franco, Sérgio Amaro Damasceno, José Luiz "Zé Da brilho" Silva
Bateria #7: Ricardo Susin, Fernandinho "Beira Mar" Freitas, André "Cavalo" Xavier, Cláudio Diehl
Bateria #8: Elias "Figue" Diel, José Ricardo Milanes, Robson Pereira, Alex Sander Claro

Expression Session (início as 15h)

Daison Pereira, Jonas Brocca, Felipe "Kita" Martins, Pedro Gross, Renan Borba, Denis Machado, Tiago Braga, Iuri Silva, Cristiano Cardoso, Emerson Peres, Bruno Carneiro, Peterson Marchese

Categoria Anos 80 – 2º Round (Início as 15h15)

Bateria #1: Ricardo "Mico" Sefton, Alvaro Guarita, Adrian Trias, 4º colocado do primeiro round
Bateria #2: Clayton Falkenberg, Eduardo "Dudu" Sukuniek, César "Fuinha" Marsilac, Nick Chaves Barcellos
Bateria #3: Eduardo "Dado" Bier, Luciano "Lua" Regert, Ricardo "Gordo" Coufal, 1º colocado do primeiro round
Bateria #4: Carlos "Tuca" Gianotti, Roberto "Caverna" Wolf, Eduardo "Cupim" Martins, 2º colocado primeiro round
Bateria #5: Giovanni Mancuso, Carlos Py, Roberta Borges, Paulo Buarque
Bateria #6: Felipe Silveira, Ricardo "Fogo" Dornelles, Felipe Raupp, 3º colocado do primeiro round

*A divulgação e entrega dos troféus para a categoria Anos 80, acontecerá na praia, às 17h

Festa Madeirite Trópico
As 21h começa a grande Festa do Madeirite na SAPT, com início da entrega do Troféu Pioneiros às 21h30.

Domingo, 27/03/2011

Categoria Pais & Filhos (início as 9h)

Bateria #1: Orlando Carvalho, João Gabriel Carvalho, Alvaro De Bortoli, João Pedro De Bortoli
Bateria #2: Eduardo Kuhn, Daniel Winckler Kuhn, Edu Coufal, Diego Leal Coufal
Bateria #3: Normélio Da Poian, Francisco Da Poian, Sérgio Amaro, Martin Amaro
Bateria #4: Angelo Gulea, Henrique Gulea, Giovanni Marchese, Peterson Marchese
Bateria #5: Leonardo Gianotti de Nonoay, Leonardo Gianotti, José Luiz "Guengo" Dos Santos, Wagner Ayres
Bateria #6: Eduardo Kuhn, Olavo Winckler Kuhn, Edu Coufal, Rafael Leal Coufal
Bateria #7: Luiz Da Poian, Eduardo Farias Da Poian, Normélio Da Poian, Ricardo Farias Da Poian
Bateria #8: Orlando Carvalho, Luiza Carvalho, Alvaro De Bortoli, Mariana De Bortoli
Bateria #9: Sérgio Amaro, Amaro Damasceno, Ricardo Renner Araújo, Rodrigo Araújo
Bateria #10: Jéferson Comaru, Kiani Comaru, Eduardo "Cupim" Martins, Kalani Martins
Bateria #11: Samantha Wallig, João Felipe Wallig, João Wallig, Antônia Wallig
Bateria #12: André Johannpeter, João Johannpeter, Guilherme Arman, Luy Armam
Bateria #13: Eduardo Bier Correa, Fernando Correa, Ricardo Coufal, Lorenzo Coufal

Categoria Anos 70 – 1º Round (Início as 12h15)

Bateria #1: Marcelo "Celão" Wiethaeuper, Carlos Eugênio Rolim Kessler, Marcelo Kops, Ricardo Rosenfeld
Bateria #2: Paulo Marcelo "Fuinha" Silveira, Alexandre Bayma Menezes, Ike Röver,
Marcelo Medeiros
Bateria #3: Rogério "Lelo" Rodrigues, André "Deco" Hanquet, Alberto Albertini, George Martins
Bateria #4: Paulo Pretto De Marchi, José Luis "Guengo" dos Santos, Claúdio "Bolinha" Duarte, Renato Feijó Padilha
Bateria #5: Claúdio "Pingo" Obino, Wilson Ney Kloss, Roberto "Betinho" Ritter, Humberto Kops

Categoria Anos 70 – 2º Round (Início as 13h30)

Bateria #1: Paulo Sefton, Pedrinho Chaves Barcellos, Marco "Macaco" Antônio S. Collares Machado, Roberto "Biti" Duarte
Bateria #2: Roberto Barroso, João Felipe Costa, André Johannpeter, 2º colocado do primeiro round
Bateria #3: Caio "Alemão Caio" C.Barcellos, Eduardo "Dado" Kuhn, Marcelo "Massa" Obino, 3º colocado do primero round
Bateria #4: João "Johnny B Good" Magalhães, Paulo "Tupi" Tupinambá, Manoel "Maneca" Tostes, 4º colocado do primeiro round
Bateria #5: Gerson "Pilão" Vignoli Perrenoud, Eduardo "Edu" Coufal, Breno Mallman, 1º colocado do primeiro round
Bateria #6: Ricardo "Rato" Garcia, Toninho Chula, Marco A. "Bicudo" Martins, 5º colocado do primeiro round

Categoria Anos 60 (Início as 15h30)
Bateria #1: Jorge Johannpeter, Roberto Bins, Luis Martins de Lima, João Wallig
Bateria #2: Marco Antônio Silva, Ricardo Renner de Araújo, Ricardo "Neco" Corbetta, Renato Renner de Araújo

Exibição Madeirite (Início as 16h10)

Exibição Campeões Taça Trópico (Início as 15h25)

Bateria #1: Rodrigo "Pedra" Dornelles, César Franco, Daison Pereira, Adrian Trias
Bateria #2: Marcel Miranda, Dinga Colognese, Laurence de Rose, Roberto "Carneiro" Wilkoszynsky

24 de março de 2011

Praia da Guarita, ensaio de Harleyson Almeida para o Trópico Madeirite



A praia da Guarita, em Torres, que recebera o Madeirite Trópico, é considerada uma das mais charmosas do Rio Grande do Sul. O fotógrafo Harleyson Almeida captou em alguns cliques um pouco do que espera os participantes do evento, que começa neste sábado (26/03), a partir das 9 horas.





22 de março de 2011

Maya Gabeira, a rainha das ondas grandes

Maya Gabeira é um dos grandes orgulhos do surf brasileiro. Guerreira como poucos, é surfista de ondas grandes, faz dupla de tow-in com o Carlos Burle e foi vencedora, por 4 vezes consecutivas, do Billabong XXL o maior prêmio do big surf mundial e a primeira mulher a fazer tow-in no Alaska. Filha do jornalista e ex-deputado Fernando Gabeira, Maya hoje vive na California, o que facilita muito na hora de fazer tantas viagens. Essa semana Maya esteve no Programa do Jô Soares, o maior programa de entrevistas da tv brasileira.

Para quem perdeu, colocamos aqui a onda e a entrevista da Maya, essa garota que pega ondas bem maiores que as suas.

MAYA GABEIRA - RIDE OF THE YEAR ENTRY
BILLABONG XXL BIG WAVE




ENTREVISTA AO JÔ SOARES





A propósito, bem fraquinha a entrevista do Jô...

21 de março de 2011

Em algum lugar, com Adriano Mineirinho

O surfista Adriano Mineirinho está sempre lançando promoções, novidades e vários vídeos em seus canais sociais na web. No Vimeo, Adriano vêm colocando vídeos muito legais de seu dia a dia e de seu trabalho como surfista profissional. Adriano é um dos melhores surfistas (ou é o melhor?) do Brasil de todos os tempos e nosso principal representante no circuito mundial. Acompanhe os videos do Mineiro do Vimeo e no FaceBook que o show de surf é garantido. Tropa de Elite. Talento 100% brasileiro!

Trabalho Red Bull Floripa 2011 from Adriano De Souza on Vimeo.



Em algum lugar com Adriano Mineirinho from Adriano De Souza on Vimeo.

My Hawaii - Gabriel Medina

Na Revista australiana WAVES, saiu esse clipe do jovem Gabriel Medina, que aos 16 anos de idade, chamou a atenção do surf internacional com performances arrasadoras e uma linha de surf muito moderna e voadora. Medina é apontado como um fenômeno do surf e presença certa no World Tour, em um futuro muito próximo.

Confira direto na matéria
http://wavesmag.com.au/wordpress/2011/03/the-air-up-there/

My Hawaii - Gabriel Medina from Shorty on Vimeo.


Vídeo by Shorty Photos

19 de março de 2011

APRENDA A SHAPEAR

Trabalhar com o que se gosta muitas vezes é um privilégio para poucos, é como unir o útil ao agradável, ainda mais se for aliado ao esporte do coração.

Pela primeira vez, catarinenses poderão aprender ou aperfeiçoar seus conhecimentos sobre pranchas de surfe com o shaper Henry Lelot que estará ministrando o Curso de Shape, na região Sul do país. O curso, certificado pela Sociedade Brasileira de Shapers (SBS), acontece entre os dias 21 de março a 1º de abril de 2011, em Florianópolis e, logo em seguida o curso segue para São Paulo, entre os dias 23 de maio e 4 de junho.

Segundo Lelot, o método CDS "garante maior grau de personalização, proporcionalidade e precisão nas medidas de cada prancha a ser shapeada, sendo recomendado tanto para quem deseja apenas fazer suas próprias pranchas ou iniciar na profissão, quanto para shapers mais experientes que desejam agregar novas tecnologias ao seu trabalho".

No MBA (Curso Profissionalizante), o aluno fará sua própria prancha artesanalmente (hand shape) ou através de uma máquina de shape (CNC), utilizando as mais modernas técnicas de fabricação a nível mundial. Esta será uma oportunidade imperdível para se especializar nas mais avançadas tecnologias como o Software Shape 3D, Máquinas CNC, Tecnologia Eps-Epoxy e Combo-Epoxy. Os alunos matriculados contarão também com um DVD e uma apostila completa com tudo sobre fabricação de pranchas.

O curso, que faz parte do Programa Nacional de Capacitação Profissional certificado pela SBS, conta com o apoio dos principais fabricantes de cada cidade onde serão ministradas as aulas. De acordo com o shaper residente em “Floripa”, Marcelo Simon, ex-aluno do Curso de Shape (1996), e também professor do curso, esta é uma boa oportunidade para quem ama o surfe e pretende viver do esporte.

“Entre os anos de 1994 e 1996 eu integrava a equipe de atletas do Lelot e foi então que decidi unir o útil ao agradável. Em abril de 1996 fiz o Curso de Shape, que na época já havia revelado alguns bons talentos, como o Claudio Henneck, da Wetworks. Hoje, 15 anos depois, já fabriquei mais de seis mil pranchas e tenho uma carreira muito bem sucedida, já tendo feito pranchas para os melhores surfistas do Brasil e do mundo”, disse Simon.
Considerado um cientista das pranchas, o Prof. Henry Lelot é um dos shapers mais influentes da história do surfe brasileiro, e desde 1992 ministra com sucesso seu pioneiro Curso de Shape no Rio de Janeiro, onde já se formaram mais de 700 novos shapers que hj atuam em todo o Brasil e no mundo. Para mais informações a respeito de seu trabalho, clique: http://www.hlelot.com





As vagas são limitadas. Para fazer sua reserva, ligue: RJ 21 95045198 / 77082539 ID 12*1013973 ou entre em contato através do email/msn: hlelot@hotmail.com ou ainda pelo skype: hlelot. Para maiores informações sobre os Cursos, basta acessar o link http://www.hlelot.com/cursos.html.

18 de março de 2011

Destino Azul

Imagine você e mais um amigo a bordo de um luxuoso barco catamaran recheado com todos os tipos de pranchas e brinquedos aquáticos, para dar uma volta ao mundo, pegando onda nos lugares mais secretos, conhecendo culturas diferentes e vivendo a vida com o máximo de liberdade, surfando, pescando e recebendo amigos e convidados. Pois Diogo Guerreiro e Flávio Jardim fizeram essa trip ao redor do mundo e deram essa entrevista contando um pouco dessa aventura.

Confiram a matéria direto na Revista Solto:
http://issuu.com/solto/docs/solto_63


16 de março de 2011

QUIKSILVER PRO SNACK PACK

Quer ver tudo que rolou no Quiksilver Pro, primeira etapa do World Tour 2011? Veja o vídeo abaixo, disponibilizado pela Quiksilver, com o vídeo-resumo do evento. Aliás, uma aula de relacionamento com o público e de como apresentar um evento de surf para toda a comunidade do surf. Tem os melhores momentos, depoimentos, entrevistas e imagens de todo evento, do início ao fim. Assiste aí que vale a pena!

Quiksilver Pro, Snapper Rocks, Gold Coast, Australia

GoPro HD: Surf Photography with Clark Little

O fotógrafo Clarck Little levou sua camera GoPro para nos mostrar, em vídeo, um pouco do seu trabalho fotografando os shore breaks do Hawaii. Confere aí que as imagens são alucinantes!!

Boa alimentação é tudo!

Quer ter um bom desempenho dentro e fora d'água? Faça como o 10 vezes campeão do mundo: COMA DIREITO!! Esqueça os doces, as porcarias, as drogas e as bebidas, pois nada disso vai ajudar você a surfar melhor. Uma boa performance começa com a "gasolina" que você utiliza. Fica aqui a dica e o exemplo de Kelly Slater.

via @kellyslater What's on the menu... Quinoa, orange lemon chicken, and orange beetroot salad with pine nuts, romaine, and avo. Yum http://t.co/o0MDqCS

14 de março de 2011

Nova session do Innersection

A nova edição do Innersection promete. Surfistas de todo o mundo estão mandando seus filmes para o maior campeonato de vídeos de surf do mundo. Cory Lopez (USA) e Craig Anderson (AUS) já mandaram os seus. Confere aí que é só pedreira.

Cory Lopez Innersection Final from Jerry Ricciotti on Vimeo.



Craig Anderson Innersection Full Part from 360 To Nowhere on Vimeo.

10 de março de 2011

2011 MOMENTS Quiksilver Team

A Quiksilver mostra suas armas para 2011. Um time de puro talento.
Só faltou os brasileiros, né Sra Quik.

Dane Reynolds, Craig Anderson, Jeremy Flores, Clay Marzo and Kelly Slater and featuring Mark Healey, Mikey Wright, Reef McIntosh, Ry Craike, Fred Patacchia, Dede Suryana, Leonardo Fioravanti, Jack Robinson, Kanoa Igarashi, Miky Picon, Aritz Aranburu, Matt Banting, Alain Riou.

Veja mais no www.quiksilver.com.

9 de março de 2011

Kelly Slater vence o Quiksilver Pro em Snapper Rocks

Kelly Slater vence o Quiksilver Pro e amplia seus recordes na ASP


É meus caros leitores. Ele fez isso denovo. O norte-americano Kelly Slater, 10 vezes campeão do mundo, mostrou porque ele não abandonou de vez as competições: aos 39 anos de idade, ele ainda surfa e compete melhor do que todo mundo.

Aqui mesmo no SurfOnLine eu já havia anunciado uma possível aposentadoria de Kelly depois da conquista do décimo título mundial, e até postei o vídeo onde Kelly falou que não se dedicaria mais a disputar todo o tour e que provavelmente abandonaria o Quiksilver Pro se as ondas não entrassem. Tudo bobagem! O careca driblou a mim e a todo mundo, compareceu em suas baterias com o tradicional “sangue nos olhos” e venceu com maestria o Quiksilver Pro 2011 em Snapper Rocks, a 46ª vitória de Slater no circuito mundial de surf. Kelly deixou bem claro que ainda pode ganhar de qualquer um no tour, e que alguns campeões, simplesmente não conseguem parar de vencer.

As finais do evento aconteceram nessa terça-feira, 8 de março, em Snapper Rocks, Gold Coast, Austrália, em ondas regulares, com cerca de um metro a um metro e meio.

O último dia iniciou com belos duelos nas quartas-de-final.

Na primeira bateria das quartas, Kelly Slater venceu (bem fácil) o havaiano Dusty Payne. Na segunda bateria, Tiago Pires eliminou o australiano Matt Wilkinson, por 14.64 a 14.40, vitória apertada do português. Na terceira bateria, o australiano Taj Burrow eliminou (também bem fácil) o americano Brett Simpson, por 17.30 contra 11.60. A última bateria das quartas foi muito aguardada pelos brasileiros. Enfrentando o atual vice-campeão mundial, o sul-africano Jordy Smith, estava o catarinense (e estreante) Alejo Muniz, que fez os brasileiros vibrarem com seu surf competente e muito eficiente. Alejo quebrou o evento todo, mas o dia era mesmo de Jordy Smith, que surfou mais (será?) e eliminou o nosso Alejo, que mesmo com a derrota, comemora um excelente início de ano.

As duas baterias da semi proporcionaram dois belos espetáculos.
E duas surras.

Na primeira bateria da semi, Taj Burrow escovou o sul-africano Jordy Smith numa bateria em que o brilho de Jordy não apareceu e onde Taj se sentiu a vontade nas pistas ainda boas de Snapper.

E na segunda bateria, mais uma bela escovada, dessa vez de Kelly Slater em cima do Tiago Pires. O Saca já havia vencido Kelly por três vezes mas, quem liga pro passado? Kelly detonou desde o início da bateria e mandou o Saca embora de “Kombi”.

Na final, kelly conduziu a bateria como um maestro. Mesmo em ondas ruins e difíceis, fez duas ondas bem surfadas, e mostrou uma linha de surf e um repertório digno de um dez vezes campeão mundial. Mas suas notas não foram altas. Taj precisava de pouca nota para virar, mas a falta de uma boa onda impediu Taj de parar Kelly Slater que ganhou com um placar de 11.20 contra 10.17 do australiano. Notas muito baixas para uma final em Snapper Rocks.

Com a vitória, Kelly conquistou sua 46ª vitória no circuito mundial, ampliando seu recorde de vitórias no Tour da ASP, e se tornou o único homem a vencer o Quiksilver Pro Gold Coast por três vezes. Ele ainda ganhou os 75 mil dólares de premiação, 10.000 pontos no ranking, e começa o ano no local onde mais se sente confortável: a liderança do tour. Se ele continua na disputa do 11° título mundial? Ninguém sabe.

Kelly chega fácil aos 40 anos vencendo etapas (e até campeonatos?) do circuito mundial. Incrível e inimaginável até alguns anos atrás.


O catarinense Alejo Muniz surfou muito e na sua estréia no tour faz quartas-de-final. Excelente início no tour!!



OS BRASILEIROS

Alejo Muniz mostrou um surf sólido e maduro, venceu baterias e adversários muito importantes, e já em seu evento de estréia finalizou na quinta colocação.
Uma excelente estréia no tour.

Adriano de Souza foi outro brasileiro que surfou muito. Confiante, agressivo e experiente, Mineirinho foi derrubando seus adversários até parar no australiano Taj Burrow, no Round 5. Os dois deram show, mas o resultado dessa bateria foi bastante contestado. Muitos alegam que a ASP deu uma forcinha extra pro Taj.
9° Colocado e uma ótima campanha

Heitor Alves e Jadson André só venceram uma bateria, a da repescagem do Round 2, e acabaram eliminados na 17ª colocação. Raoni Monteiro não passou nenhuma bateria e acabou eliminado no Round 1. Raoni ficou com a 25ª colocação.

O Circuito Mundial agora vai para Bells Beach, ainda na Austrália, onde de 19 a 30 de Abril, inicia a segunda etapa do 2011 ASP WORLD TOUR.

Taj Burrow só parou na final, atropelado pelo careca Slater.

Taj deve estar pensando, "Por que ele não se aposenta?"

Kelly Slater é o único atleta a vencer por 3 vezes o evento de Snapper Rocks



QUIKSILVER PRO GOLD COAST FINAL:
1 – Kelly Slater (USA) 11.20
2 – Taj Burrow (AUS) 10.17

QUIKSILVER PRO GOLD COAST SEMIFINAL:
Kelly Slater (USA) 16.77 def. Tiago Pires (PRT) 8.20
Taj Burrow (AUS) 17.56 def. Jordy Smith (ZAF) 11.40

QUIKSILVER PRO GOLD COAST QUARTAS-DE-FINAL:
Kelly Slater (USA) 15.40 def. Dusty Payne (HAW) 9.06
Tiago Pires (PRT) 14.64 def. Matt Wilkinson (AUS) 14.40
Taj Burrow (AUS) 17.30 def. Brett Simpson (USA) 11.60
Jordy Smith (ZAF) 13.03 def. Alejo Muniz (BRA) 9.95

ASP WORLD TITLE TOP 5
1. Kelly Slater (USA) 10,000 points
2. Taj Burrow (AUS) 8,000 points
3. Jordy Smith (ZAF) 6,500 points
3. Tiago Pires (PRT) 6,500 points
5. Matt Wilkinson (AUS) 5,200 points
5. Brett Simpson (USA) 5,200 points
5. Dusty Payne (HAW) 5,200 points
5. Alejo Muniz (BRA) 5,200 points
9. Adriano de Souza (Bra)
13. Jadson André (Bra)
13. Heitor Alves (Bra)
25. Raoni Monteiro (Bra)



Veja os vídeos da McKinnon Media Productions

Quiksilver Pro Final Highlights 2011 from McKinnon Media Productions on Vimeo.



QUIK PRO FINAL NEWS FEED from McKinnon Media Productions on Vimeo.



Quiksilver Pro Quarter Final Highlights from McKinnon Media Productions on Vimeo.



QUIK PRO Q/Finalists: SIMPSON/PAYNE/MUNIZ News Feed. from McKinnon Media Productions on Vimeo.



ROXY PRO Final Highlights 2011 from McKinnon Media Productions on Vimeo.



Por: @dada_souza
Fotos: ASP/KIRSTIN

3 de março de 2011

Essa menina calou o mundo

Esse vídeo é bem antigo, para ser mais preciso, da Eco 92, evento em prol da natureza e do meio ambiente que aconteceu no Rio de Janeiro e que reuniu ativistas e representantes do mundo todo. E apesar de já ter visto e recebido por email esse video por diversas vezes nos últimos anos, ainda acho importante disseminar seu conteúdo. A menina do vídeo, Severn Susuki, na época uma pequena canadense de 13 anos de idade, calou o mundo com suas palavras em defesa da natureza. Assistam o vídeo, a mensagem é mais atual do que nunca. Só que hoje os pedidos são ainda mais urgentes.



Preserve, Proteja, Denuncie, Lute por nossa natureza. Se fizermos corpo mole em relação a empresas poluidoras, a governantes corruptos e a degradação do meio ambiente, mais cedo acabaremos com a nossa qualidade de vida neste planeta. Não podemos ser o câncer do planeta Terra pela simples e mesquinha ganância de ganhar mais dinheiro. Precisamos, urgentemente, rever nossas políticas e nossos hábitos.

Pensem nisso.

2 de março de 2011

Matt Meola vence o Innersection

O jovem surfista havaiano Matt Meola foi o vencedor do prêmio de U$ 100.000 do Go Pro Hero Section no Innersection 2010. O evento contou com a participação de surfistas do mundo inteiro. Participaram também do Innersection os brasileiros Tiago Camarão, Gustavo Schillikman e o uruguaio Marco Giorgi, além dos tops do World Tour Kelly Slater, Taylor Konx, Joel Parkinson e Josh Kerr.

Matt Meola é um ótimo surfista, ainda não muito conhecido do grande público, que apesar da pouca idade, mostra experiência e um surf sólido, tanto nas manobras aéreas quanto nas ondas grandes e tubulares.

Matt Meola FINAL from ACL Digital Cinema on Vimeo.



O MeSurf fez uma entrevista bem interessante com Matt Meola. Em inglês, aqui:
http://www.mesurf.com.au/MagazineDetail.aspx?id=1994&name=probe-%7C-matt-meola

1 de março de 2011

Os bastidores do Quiksilver Pro

O brasileiro Cesar Hanke, proprietário da www.australiabrasil.com.br, enviou esse pequeno vídeo exclusivo mostrando os bastidores da primeira etapa do circuito mundial de surf, que está rolando na Gold Coast Australiana. Only Beach action.