19 de janeiro de 2010

O preço do crowd

Se o surf tem um lado ruim, ele se chama crowd.



A gente acorda cedo, toma um café, pega a prancha e corre pro mar, louco para pegar umas ondas e se divertir muito. A liberdade e a diversão são elementos essenciais do surf. Mas chegando na praia nos deparamos com a arrebentação lotada de "surfistas" de todos os tipos: tem a galera que surfa bem e que respeita, tem os iniciantes, os pregos, os marrentos, os brigões, os fominhas, as crianças, os longboards, os standups... tem de tudo. E organizar essa suruba toda é que é o grande problema. Dentro d'água muitas pessoas esquecem as regras básicas de segurança, de convivência, de educação e tornam o surf um tanto perigoso. E quanto menor o mar, mais perigoso fica. Você vai para a praia para se divertir e volta achando que estava numa arena de gladiadores.

Mas esse crowd todo tem um preço.

O garoto da foto se chama Pascal Dattler, tem 10 anos de idade e teve a cabeça atingida pela prancha de um novato enquanto surfava em Byron Bay, na Australia. E por muito pouco, o pouco o pobre Pascal não morre. Seu cranio foi despedaçado em 5 partes e, segundo um neuro-cirurgião local, por 1cm, ele nao morre. Em conseqüência, sete placas de titanium foram aparafusadas em seu crânio, o que permanecerá com ele para a vida.

As soluções para o caso?
- As pessoas devem aprender a surfar em escolas especializadas e em praias mais tranquilas??
- Classificar as praias para surfistas iniciantes, intermediários e avançados??
- Diminuir o número de surfistas na água??
- Tornar o surf novamente um esporte marginalizado e não tão cool??
- Os surfistas mais velhos e experientes educar os mais novos??

As pessoas devem entender que educação e respeito ao próximo se leva para dentro d'água sim. E que atitudes preventivas e defensivas podem salvar a sua vida e a do próximo.

Veja mais sobre essa matéria direto no site da Surfing Life
http://www.surfinglife.com.au/news/asl-news/3250-smashed-skull-from-overcrowding

Um comentário:

  1. Ai Dada,

    Ta de parabens teu blog e a qualidade do conteudo, principalmente a qualidade dos teus artigos... !! A fluir devia te contratar!

    Neste artigo, crowd eh foda, mas eh assim mesmo e gente tem que aprender a lidar com ele... aqui na Australia eu surf diariamente em Dbah, Kirra e Snapper... tres dos picos mais crowdeados do mundo.... mas mesmo assim ha um respeito geral entre a galera o que possibilita o surf 'funcionar' e todo mundo se divertir.

    sempre tem os otarios (pior eh que na maioria das vezes os otarios sao Brazucas!! mas tem uns aussies tambem) e o negocio eh ficar longe deles pois eles nao vao pra frente, nao demonstram respeito e assim nunca receberao respeito dos outros.

    Ou seja, nunca saberao o feeling que eh estar no pico esperando uma onda e ao entrar aquela onda classica o cara do teu lado olha pra ti e diz: GO mate!! It's yours!! ... essa eh a vibe, mas eles nunca saberao o que isso significa.

    Abracao ai irmao!

    ResponderExcluir