24 de setembro de 2009

UMA LUZ NO FIM DO TUBO







Retirei esses vídeos, contando um pouco da histótia do Figue, do Alohapaziada, um blog de muito valor e onde todo dia eu dou uma passada para surfar em seus posts. Editado pelo Maurio Borges, respeitado e conhecido no meio do surf, Maurio é outro que está sempre antenado nas diversas nuances que formam nosso esporte. Mas não estou aqui para falar especificamente do Maurio. Estou aqui para ajudar a mostrar a história do Figue, esse exemplo de garra, coragem e determinação.

"Uma luz no fim do tubo" mostra a vida de Elias "Figue" Diel, 35 anos, que era uma promessa do surfe no final dos anos 80 e teve essa trajetória interrompida após um acidente de carro, aos 16 anos que o deixou cego.

Muitas vezes eu vi essa figura em campeonatos e eventos de surf, mas não tinha a menor idéia da história desse surfista e hoje deficiente visual. Na verdade nem preciso comentar nada, como muito bem disse o Maurio Borges, deixe as imagens falarem. A mim, só resta aplaudir.

Como disse uma vez o sábio e provocador Millor fernandes, o pior cego é o que não quer ouvir.

As imagens são de Antonio Zanella e Gustavo Zanella.

4 comentários:

  1. Poxa Dadá,beleza, seu blog tá arrazando bixo. O Fig, chamo ele assim e Claudião seu irmão,seu maior incentivador, já foram matéria no Fantástico.Abçs e de uma tacada no meu blog.Vou linkar o seu.Aguarde.
    Castro pereira

    ResponderExcluir
  2. emocionante, um historia de superação,um grande exemplo de luz, em um mundo de cotrastes a vida transformar as diferenças em valores que utrapassam o pessoal.
    Ruclécio Lucena

    ResponderExcluir
  3. E ai galera.. meu nome é antonio zanella, sou produtor do vídeo do Figue.. sei que vou ser um pouco demorado pq to no aeroporto esperando meu voo de volta p casa (floripa) mas vale a leitura..
    primeiro vale explicar pq estou no aeroporto já que envolve o assunto.. acabo de chegar de socorro (interior paulista) onde concorria no festival de filmes de aventura e turismo (www.aventura.com.br)
    Lá concorri com gente do Brasil inteiro, incluindo filme do Brasil 1 do Torben Grael, corridas de aventuras, etc. Já que o Figue está no Peru surfando fui para representá-lo e jamais esperaria sequer ser selecionado. Saio de lá emocionado e choro novamente ao escrever para vocês que acabamos ganhando como Melhor Roteiro e fomos p/ final do Melhor Filme. Enfim, um trabalho de conclusão de curso que tinha apenas o objetivo de passar uma mensagem de vida está hoje Brasil afora concorrendo e emocionando muita gente.
    Bom.. Vale a pena contar como e porque produzi este documentário. Nasci com 4% da visão esquerda e após recuperá-la com algumas cirurgias passei a admirar ainda mais os deficientes visuais e o surf sempre foi minha vida. Assim, achei uma maneira de unir os dois no meu trabalho de conclusão de curso, mostrar que o surf com seu preconceito estúpido de uma sociedade cabeça pequena traz histórias de exemplo de vida. Conheci o Figue por acaso, quando meu irmão surfava em Balnéario Camboriú e encontrou-o. Hoje, somos da mesma família e cada segundo junto é um empurrãozinho na vida.
    Fiz tudo sozinho, da construção da pesquisa, roteiro, edição, gravação até bater de porta em porta em busca de alguma verba para andar de carro com o equipamento (mais de 37 vezes caminho Floripa - Balneário). É claro que quando fazemos algo que goste o tempo voa e você se envolve de uma maneira inexplicável. O triste é dizer que mesmo após este trabalho estou desempregado e - ainda - em busca de apoio para divulgar e exibir o documentário.
    Sei que vocês devem estar de saco cheio do meu texto mas é só para dizer quem eu sou e dizer o quanto vocês me deixaram feliz com os comentários e visitas. Estou emocionado em saber que o objetivo está sendo feito: passar a mensagem adiante e ao levantar da cama dizer: vamos viver!

    Quem quiser mais informações: zanella1306@hotmail.com / 48 84046113
    Estou a disposição para distribuição, críticas e sugestões. Abs de um leitor emocionado

    ResponderExcluir
  4. E ai galera... Meu nome é Antonio Zanella, sou produtor do vídeo do Figue... Sei que vou ser um pouco demorado porque to no aeroporto esperando meu voo de volta pra casa (Floripa) mas vale a leitura... Primeiro vale explicar pq estou no aeroporto já que envolve o assunto... Acabo de chegar de socorro (interior paulista) onde concorria no festival de filmes de aventura e turismo (www.aventura.com.br). Lá concorri com gente do Brasil inteiro, incluindo o filme do Brasil 1 do Torben Grael, corridas de aventuras, etc. Já que o Figue está no Peru surfando fui para representá-lo e jamais esperaria sequer ser selecionado. Saio de lá emocionado e choro novamente ao escrever para vocês que acabamos ganhando como Melhor Roteiro e fomos p/ final do Melhor Filme. Enfim, um trabalho de conclusão de curso que tinha apenas o objetivo de passar uma mensagem de vida está hoje Brasil afora concorrendo e emocionando muita gente. Bom... Vale a pena contar como e porque produzi este documentário. Nasci com 4% da visão esquerda e após recuperá-la com algumas cirurgias passei a admirar ainda mais os deficientes visuais e o surf sempre foi minha vida. Assim, achei uma maneira de unir os dois no meu trabalho de conclusão de curso, mostrar que o surf com seu preconceito estúpido de uma sociedade cabeça pequena traz histórias de exemplo de vida. Conheci o Figue por acaso, quando meu irmão surfava em Balnéario Camboriú e encontrou-o. Hoje, somos da mesma família e cada segundo junto é um empurrãozinho na vida. Fiz tudo sozinho, da construção da pesquisa, roteiro, edição, gravação até bater de porta em porta em busca de alguma verba para andar de carro com o equipamento (mais de 37 vezes caminho Floripa - Balneário). É claro que quando fazemos algo que goste o tempo voa e você se envolve de uma maneira inexplicável. O triste é dizer que mesmo após este trabalho estou desempregado e - ainda - em busca de apoio para divulgar e exibir o documentário. Sei que vocês devem estar de saco cheio do meu texto mas é só para dizer quem eu sou e dizer o quanto vocês me deixaram feliz com os comentários e visitas. Estou emocionado em saber que o objetivo está sendo feito: passar a mensagem adiante e ao levantar da cama dizer: vamos viver!
    Quem quiser mais informações: zanella1306@hotmail.com / 48 84046113.
    Estou a disposição para distribuição, críticas e sugestões.
    Abs de um leitor emocionado.

    ResponderExcluir