11 de setembro de 2009
HURLEY PRO OFERECE U$ 100.000 PARA O VENCEDOR EM TRESTLES
Parece que os rumos do surf competição e de suas premiações está mesmo mudando. Depois de anos e anos com o circuito mundial sendo comandado pelas três gigantes do surf (Quiksilver, Billabong e Rip Curl) que fecharam as portas do circuito para outras marcas e, como um cartel, definiram que pagariam valores mínimos exigidos pela ASP para que os eventos da entidade pudessem acontecer. Dessa vez a coisa parece que está mesmo mudando.
A Hurley, marca que pertence a Nike, depois de oferecer uma quantia recorde no WQS em Huntington Beach (U$ 100 mil), anunciou oficialmente que vai repetir a premiação e que pagará mais 100 mil dólares para o vencedor do Hurley Pro, etapa do World Tour que começa amanhã (12/09) em Trestles, na Califórnia. Esse valor é quase quatro vezes maior do que a premiação padrão dos eventos da ASP.
Como muito bem já havia dito o Teco Padaratz, “num torneio de golfe, onde o máximo de risco que o competidor está sujeito é levar uma picada de abelha, o vencedor de um torneio ganha 1 milhão de dólares. No surf, onde os competidores arriscam suas vidas para surfar ondas como Pipeline e Teahupoo, ou junto com tubarões brancos na África, Austrália e Califórnia, um surfista que vence uma etapa do circuito mundial ganha 30 mil dólares”. Favela? Pois essa é a realidade da premiação atual do tour. E é por essas e outras que o Kelly anda articulando com a ESPN a criação de um circuito paralelo, mais rico, mais valorizado e com um formato mais adaptado a mídia televisiva.
Que os rumos do surf competição realmente mudem, que empresas sérias e com vontade de investir forte no esporte apareçam e que os atletas, que são a força motriz e quem realmente faz o esporte acontecer, seja enfim valorizado como merece.
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