23 de setembro de 2009

EDUCAÇÃO NO SURF É BASICO!


É final de semana. A previsão estava certa e um dia perfeito de surf o espera. Você está louco para pegar umas ondas e corre para a praia. Os picos estão todos cheios de gente. Todo tipo de gente. Surfistas habilidosos, principiantes, pregos, todos com fome de onda. Mas você vai e encara. O mar é de todos e você quer apenas pegar suas ondas. E ela vem. Surge no horizonte e vem reto em você. perfeita. Já na hora do drop, você vê um sujeito mal-intencionado remando na sua onda, querendo cortar sua frente e pegar a onda que entrava pra você.. aí fudeu..é a pior coisa que tem. As vezes acontece de bater, de machucar, de quebrar prancha... Uns relevam, outros querem resolver na porrada. Mas o que acontece sempre é que alguém sai frustrado por ter sua onda estragada por alguém. Mas é inevitável, e sempre acontece.

A falta de educação dentro d’água e a ignorância de muitos com as regras gerais do surf, frequentemente causam muitos problemas em nossas praias e areias. Ficar dando volta nos outros querendo pegar todas as ondas, rabear o próximo e atrapalhar quem já está surfando, são atitudes feias, mal-educadas e até perigosas. Afinal, como diz o velho ditado, respeito é bom e faz bem pros dentes.

Mas tenho que deixar bem claro, não sou a favor da violência e do localismo. Muito pelo contrário, sou a favor da educação e da cordialidade. Surf é amizade, é respeito, é cordialidade. Mas pra ser assim, as pessoas tem de entender as regras básicas de básicas de etiqueta e boa educação dentro d’água.

Alguns picos já colocam placas de “Etiqueta Surf” como uma iniciativa para tentar educar a crowd, que é cada vez maior. Que sirva de exemplo, e que a galera aprenda a se comportar dentro d’água.


O video abaixo mostra uma consequência violenta e bizarra para uma "rabeada" que deve ter deixado o surfista aí do video irado.

Só para lembrar 1: Nada justifica a violência.
E só para lembrar 2: Não entre na onda de ninguém.

Um comentário: