10 de abril de 2014

The Box no WCT

Gabriel Medina - Foto: ASP/Kirstin

DRUG AWARE MARGARET RIVER PRO, 2ª etapa do WCT 2014, chega a sua reta final em Margaret River, Austrália. O líder do ranking, Gabriel medina, é o único brasileiro nas quartas-de-final do evento.

Medina conquistou sua vaga nas quartas ao vencer no Round 4 o local Yadin Nicol e o brasileiro Miguel Pupo, em Margaret River.


Gabriel Medina é o único brasileiro nas quartas-de-final 
do DRUG AWARE MARGARET RIVER PRO. Foto: Kirstin/ASP


THE BOX 

O Round 5 do DRUG AWARE MARGARET RIVER PRO trouxe uma novidade para o tour: pela primeira vez na história, a perigosa e desafiadora onda de The Box entrou em um evento WCT. 

Mudar o evento para The Box foi bom para o público, que ganhou em espetáculo vendo os atletas da elite enfrentar tubos realmente desafiadores, e bom para os atletas que já estavam acostumados a enfrentar essas ondas. Mas essa decisão tornou as coisas mais difíceis para alguns dos surfistas, que não tinham muita (ou nenhuma) experiência no pico. Quem não treinou, se deu mal.


Na primeira bateria do R5, Jordy Smith e Miguel Pupo se encontraram em uma bateria bastante favorável ao sul-africano, mais experiente nessas ondas. Miguel Pupo nunca havia surfado ali antes e isso ficou nítido na bateria.  Jordy Smith saiu pegando tubos enquanto Miguel Pupo começou a bateria com algumas vacas, uma delas impressionante. Faltando 5 minutos Pupo pegou dois tubos curtos e marcou suas primeiras notas, mas não foi suficiente. Jordy avançou e Miguel deixou o evento na 9ª colocação, outro bom resultado para o brasileiro, que começou o ano com um 5º na Gold Coast.  


Miguel Pupo teve que aprender a surfar The Box em plena bateria. 
Uma onda nada fácil para um goofy. Foto: ASP/Cestari

Na 2ª bateria, dois surfistas experientes em The Box: o local Yadin Nicol contra o também australiano Josh Kerr. E foi Kerr que saiu na frente alguns tubos: 6.17,  4.50 e  um incrível 8.17. como o local Yadin Nicol só tinha um 4.50 e um 4.97, teve que assistir a vitória de Josh Kerr, que surfou muito a vontade durante todo o confronto. Ele adora esse pico!  

Na 3ª bateria, o experiente Joel Parkinson contra o estreante em The Box Filipe Toledo.  A disputa começou bonita. Parko abriu com um tubão e marcou um 8.17. Filipinho começou com um dois tubos: 4.17 e 8.23. Ambos estavam bem a vontade dentro d ´água. Parko fez um 8.43 e voltou para a liderança. Overscored? Talvez. Mas a segunda onda do Filipe não vinha. Filipe ficou precisando de um 8.38 e assim finalizou a bateria. Além de mostrar muita atitude, Filipinho acabou o evento na 9ª colocação, seu melhor resultado até agora. 



Na última bateria do Round 5, o especialista em ondas cilíndricas Michel Bourez contra o guerreiro brasileiro Adriano de Souza. O tahitiano escolheu melhor as ondas e saiu na frente com dois belos tubos, um 6.50 e um 7.83. Adriano escolheu só as pequenas ondas e as notas não saíram.  

Todos os brasileiros perderam suas baterias em The Box. Será que faltou treino e intimidade com a onda? Parece que sim.

O evento recomeça com a realização das quartas-de-final e para coroar o campeão dessa segunda etapa do WCT 2014. e as baterias das quartas já valem todo e qualquer esforço: Bede Durbidge contra Jordy Smith, o estrategista australiano contra o talentoso sul-africano. Gabriel Medina enfrenta o australiano Josh Kerr. Medina defende a liderança do tour, mas se o evento for em The Box, Medina corre mais riscos. Kelly Slater contra Joel Parkinson, uma bateria que sempre sai fogo antes mesmo de entrar na água. E na última bateria das quartas, Nat Youg x Michel Bourez, o garoto revelação de 2013 contra tahitiano o especialista em ondas cilíndricas. Imperdível.


Quartas-de-final1.a: Bede Durbidge (AUS) x Jordy Smith (AFR)
2.a: Gabriel Medina (BRA) x Josh Kerr (AUS)
3.a: Kelly Slater (EUA) x Joel Parkinson (AUS)
4.a: Nat Young (EUA) x Michel Bourez (TAH)

5 comentários: