8 de abril de 2014

Ondas e tubarões. This is Austrália

Primeiro foi no freesurf de Kelly slater em The Box, quando um tubarão passou do ladinho de Slater enquanto o 11vezes campeão do mundo surfava um tubo. 

Agora foi com Adriano de Souza, o Mineirinho, que postou essa foto abaixo, onde ele aparece remando e dividindo a onda com um dos locais mais temidos do pico.

Tudo isso agora durante essa semana na Austrália, onde está rolando o Margaret River Pro, 2ª etapa do WCT 2014. 

A Australia tem sido muito criticada em sua atitude de incentivar matança de tubarões, principalmente porque muitas espécies de tubarão estão sofrendo com a excessiva pesca industrial e com o comércio ilegal de barbatanas. 

Apesar do convívio de certa forma pacífico entre surfistas e tubarões, não dá pra facilitar. Não se sabe ao certo se são mesmo tubarões ou se parecem com tubarões. Todos sabem que o oeste australiano abriga uma impressionante concentração de tubarões, inclusive o branco, e que alguns encontros, como podemos ver, são perfeitamente possíveis. qual será a postura da ASP em relaçao a segurança de seus atletas? Que repercussão isso terá em um país que vem sendo criticado por incentivar a matança de tubarões? Waves & Sharks. This is Australia!

Como dizia o ex-surfista profissional Teco Padaratz, em sua palestra no congressurf:  "as premiações deveriam ser maiores para os surfistas. Um jogador de golf corre, na pior das hipóteses, o risco de ser picado por uma abelha, e se ganhar o evento ganha 1 milhão de dólares. Já um surfista enfrenta mares perigosos, ondas poderosas em cima de corais afiados e corre o risco de encontrar com tubarões. E se ganhar o evento, ganha fácil 10 vezes menos que um jogador de golf." Faz sentido.

O evento pode ser assistido aqui (no Brasil a partir das 20 hs)
http://www.aspworldtour.com/events/2014/mct/649/drug-aware-margaret-river-pro/live





Foto: Baronisfilmes/Instagram e Facebook de Adriano de Souza

Um comentário: