9 de dezembro de 2013

Começa o Pipe Masters 2013.

Gabriel Medina não só começou bem como foi o melhor surfista 
do 1º dia do Pipe Masters 2013. Foto: ASP/Kirstin


Começou no North Shore de Oahu, Hawaii, o Pipe Masters, campeonato que encerra o ano de 2013, a tríplice coroa havaiana e que vai decidir quem será o Campeão Mundial de 2013. Mick Fanning já está com uma mão no caneco. Fanning so não se Kelly Slater ganhar o evento. Como Slater já venceu várias vezes em Pipe e é sempre um favorito no Hawaii,esse campeonato promete fortes emoções e grandes baterias.




Com condições clássicas de surf, o primeiro dia de competição em Pipe foi intenso e com muitos tubos surfados. Com ondas de 6 a 8 pés, a organização do evento já rodou o primeiro e o segundo round do evento. O grande destaque desse primeiro dia? As ondas do Backdoor e o Gabriel Medina. O brasileiro entubou fundo, por muito tempo e deu um aéreo monstruoso depois de um tubão. Merecia um 10. (Tenho certeza de que se fosse o John John, certamente ganharia um 10). Mas enfim, Gabriel Medina surfa em Pipe melhor que a maioria dos havaianos e isso é fato. Medina não só venceu como deixou o havaiano Bruce Irons na lona. Um nocaute a la Mike Tyson! No Round 3 Medina vai enfrentar o havaiano John John Florence nessa que promete ser uma das melhores baterias do evento (se as ondas ajudarem).

No Round 1, o havaiano Ezekiel Lau, o vencedor da 2ª etapa da Tríplice Coroa Havaiana, perdeu logo de cara, na primeira bateria do dia, para o americano Patrick Gudauskas. Alejo Muniz estreou com uma grande vitória em cima do havaiano Marcus Hickman. Kieren Perrow foi de encontro a bancada de Pipe e acabou machucando o ombro. Com o incidente, Kieren Perrow deu adeus ao evento e perdeu a chance de conseguir sua classificação para o WCT 2014. Depois de muitos anos de circuito, o experiente australiano vai dando adeus ao tour. Raoni Monteiro bem que tentou, e até teve suas notas um pouco achatadas, mas acabou sendo derrotado pelo havaiano Bruce Irons. Foi a 1ª baixa do Brasil na competição. Menos mal que Raoni já estava classificado para o ano que vem. Jadson André também estreou com uma boa vitória em cima do havaiano Olamana Eleogram. O wildcard Ricardo dos Santos não achou boas ondas durante sua bateria e acabou sendo derrotado pelo norte-americano Tanner Gudauskas.

No Round 2, o brasileiro Filipe Toledo começou a bateria fazendo uma tola interferência em cima do havaiano Kaimana Jaquias. Filipinho pegou um excelente tubo para a direita e bem que lutou, mas a interferência lhe custou caro e o garoto de Ubatuba deixou o Pipe Masters bem cedo. A segunda baixa do Brasil nesse Round veio com Jadson André, que acabou perdendo para o aussie Bede Durbidge e deixou a competição. Na décima bateria do dia, um confronto brasileiro, Miguel Pupo x Alejo Muniz. Não foi uma bateria com ótimas ondas, mas Miguel Pupo encontrou uma bela onda para o Backdoor e marocu 8.77, nota que desequilibrou a bateria. Filipinho, Jadson e Alejo perderam, mas já estão classificados para o WCT 2014.
Outro destaque desse primeiro dia foi o havaiano Sebastian Zietz, que fez a 1ª Nota 10 da competição com um tubão para o Backdoor.





A próxima chamada para avaliação das condições do mar acontece nesta segunda-feira, às 15 horas (horário de Brasília). Quando o evento recomeçar, o segundo dia de competição já inicia com a realização das baterias do Round 3:

1 Taj Burrow (Aus) x Yadin Nicol (Aus)
2 C.J. Hobgood (EUA) x Fred Patacchia (Haw)
3 Julian Wilson (Aus) x Patrick Gudauskas (EUA)
4 Nat Young (EUA) x Bede Durbidge (Aus)
5 John John Florence (Haw) x Gabriel Medina (Bra)
6 Mick Fanning (Aus) x Kaimana Jacquias (Haw)
7 Josh Kerr (Aus) x Miguel Pupo (Bra)
8 Adriano de Souza (Bra) x Sebastian Zietz (Haw)
9 Kelly Slater (EUA) x Mitch Crews (Aus)
10 Kai Otton (Aus) x Adam Melling (Aus)
11 Michel Bourez (Tah) x Jeremy Flores (Fra)
12 Joel Parkinson (Aus) x Dusty Payne (Haw)


Nenhum comentário:

Postar um comentário