21 de agosto de 2013

S.O.S. PRAIA DA RIBANCEIRA



Imbituba, município localizado no sul do estado de Santa Catarina, é uma cidade que tem nos mostrado uma tendência contrária ao movimento das "cidades inteligentes". A "Zimba", antigamente considerada um paraíso do surf, tem preferido investir mais na poluição do que na natureza. 

Ao contrário de diversas cidades do mundo, que vem buscando encontrar um equilíbrio sócio-ambiental e uma real sustentabilidade, Imbituba resolveu investir na criação de um Parque Industrial para atrair indústrias e gerar empregos. Mas a realidade imediata que estamos vendo, é bem outra. Os empregos estão beneficiando pessoas de outras cidades e estados e a poluição da cidade aumenta galopantemente. O Porto da cidade não para de crescer, atordoa as baleias franca, está acabando com a saúde e com as ondas do portinho e armazena ao ar livre uma quantidade imensa de cal, que a cada chuva, vai parando no fundo do mar. Onde antes havia um campo de dunas, hoje existe uma fábrica de cimento. E o pior, um número ainda maior de empresas e de indústrias vão instalar suas unidades na região nos próximos meses. O crescimento industrial é nítido e a poluição também. Assim como é clara a preferência às industrias e sua poluição do que a preservação e conservação da natureza local, que por sinal é o que movimenta o turismo na região. Um progresso as custas da frágil natureza local.

Com praias belíssimas, visuais paradisíacos e um importante ecossistema costeiro, Imbituba é também uma verdadeira capital do surf catarinense. Foi na Zimba que o surf catarinense nasceu e se desenvolveu, e foi em Imbituba que o WCT realizou seus eventos de 2003 a 2010, sempre na Praia da Vila, uma das melhores ondas do Brasil. Com praias badaladas como a Praia do Rosa, a Ibiraquera e a Praia da Vila, Imbituba também possui alguns dos mais belos recantos de Santa Catarina.

A imagem acima nos deixou literalmente de boca aberta e já publicamos antes essa denúncia. Nós aqui do SurfOnLine e também alguns amigos e leitores do blog enviamos denuncias ao IBAMA, FATMA, Polícia Ambiental e Ministério Público. A foto foi tirada por um fotógrafo que voou de parapente por cima do local, e mostra caminhões retirando areia das dunas da Praia da Ribanceira. Isso mesmo, uma área de preservação permaente, que deveria ser preservada, está sofrendo uma agressiva exploração de areia. 

Criminosamente, e de forma sorrateira, os caminhões estão levando a areia das dunas bem debaixo de nossos olhos para virar argamassa. Prestem bem atenção no lugar de onde estão retirando a areia e o tamanho da área já explorada. Vale lembrar que as dunas são protegidas por lei, deveriam ser absolutamente preservadas e abrigam espécies endêmicas, que só vivem e existem ali. Vale lembrar também, que a Praia da Ribanceira já vem sofrendo de problemas de erosão, e as dunas, ironicamente, são uma importante proteção dessa localidade. Ou seja, em vez de lutar para fixar as dunas e garantir a segurança e a saúde da Praia da Ribanceira, pessoas estão liberando uma exploração criminosa e sem nenhuma noção de bom senso. O turismo, as belezas naturais, a ecologia, a sustentabilidade, a baleia franca, tudo isso tem sido um segundo plano na região. 

A Praia do Porto é outra que a cada dia fica com um visual menos natural e muito mais bizarro. O Porto só cresce, as ondas são cada vez mais raras e a poluição vem aumentando consideravelmente. Essa foto abaixo é agora da primavera, mas lembra mais um filme do Mad Max do que o paraíso do surf catarinense que já foi um dia.


Esperamos que as autoridades competentes e os órgãos ambientais comecem a por um limite nesse verdadeiro ataque a natureza que está acontecendo em um pedaço muito importante do litoral catarinense.

Acesse o link abaixo e entre nessa briga contra a destruição das dunas da Ribanceira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário