24 de janeiro de 2013

Ohana Pupo (OHP) Documentário sobre a vida do surfista Wagner Pupo e sua família

Engraçado como o perfil do surfista profissional vem mudando nos últimos anos. Se antes os "tops" era caras talentosos mas com os dois pés cravados na contra-cultura, hoje a molecada está viajando com os pais, têm se mantido longe dos vícios antes tão comuns e banais, e estão com uma imagem e uma postura mais limpa e mais profissional. Se os primeiros surgiram de um ambiente de desacompanhamento familiar, como disse a pesquisadora Marília M. Bandeira, hoje os atletas apostam na proximidade com as famílias estão garantindo atletas mais focados e com melhores resultados. A fórmula não é nova: Quem tem família tem base, tes estrutura, tem tudo. Miguel Pupo, Gabriel Medina e Filipe Toledo são a prova de que essa teoria funciona.

Estava falando nesse assunto essa semana quando vi esse video do fotógrafo e cinegrafista Munir El Hage. Esse documentário já tem um tempinho mas vale a pena ser visto. Confere aí que a história da Ohana Pupo é demais. Um grande exemplo de vida em família junto ao surf. Aloha!


Ohana Pupo (OHP) Documentário sobre a vida 

do surfista Wagner Pupo e sua família

Resultado da compilação e edição de imagens captadas durante três anos pelo fotógrafo e cinegrafista Munir El Hage, o documentário mostra a trajetória profissional e o cotidiano da família do surfista Wagner Pupo. 

Atleta brasileiro consagrado, Wagner figura há 16 anos na lista dos Top-16 do surf brasileiro. Além disso, é reconhecido como um dos nomes de maior destaque de sua geração. 

Com depoimentos de grandes nomes do esporte, pesquisadores e membros da família de Wagner, o trabalho apresenta diversas particularidades, com destaque para o uso constante da palavra "Ohana", presente já no título filme, que significa família na cultura havaiana. 

Outra particularidade do trabalho são as observações formuladas por especialistas a respeito da prática e dos preceitos que norteiam a comunidade do surf. Dentre estas opiniões, esta a do pesquisador em cultura havaiana Mark Lund, que ressalta:

"O grande lance do surfista é que ele esta lá no momento em que a onda entrega sua alma para o universo".

Vale lembrar que o documentário é independente, não teve nenhum patrocício ou apoio.


Conheça mais sobre o trabalho do Munir El Hagehttp://www.facebook.com/ombakimagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário