19 de outubro de 2012

Julian Wilson vence o Rip Curl Pro?




O australiano Julian Wilson venceu o Rip Curl Pro Portugal, a 8ª etapa do circuito mundial de 2012. Não, esperem, apesar de verdade, não é totalmente correto. Na verdade o brasileiro Gabriel Medina foi quem venceu essa bateira. Entubou melhor, manobrou melhor, e surfou nitidamente melhor, mas quem acabou sendo coroadado como o campeão da etapa foi Julian Wilson. Assim fica mais justo.

A primeira vitória da carreira do australiano veio de presente. O jovem talento australiano não teve culpa, ele simplesmente foi lá e surfou suas baterias. Mas que o resultado foi ridículo, isso não se discute. Eu diria que foi até um desrespeito as milhares de pessoas que passam horas a fio conectadas acompanhando os eventos pela internet.

A FINAL

Julian Wilson abriu a bateria com uma direita da série, ficou uns instantes entocado em um tubo cheio de espuma e sai esmagado no meio da espuma. Uma onda de regular a fraca que lhe valeu 7.83. 

Gabriel Medina em sua primeira nota dropou para a esquerda, mandou um aéreo rodando já na primeira manobra, sem exitar manda um snap forte, uma rasgada invertendo a prancha e uma batidinha no final. Uma onda muito melhor que a primeira onda de Julian, valeu 7.90. Somente sete centésimos a mais. 

Gabriel ainda pegou outra esquerda, faz um tubo de quase 5 segundos, saiu limpo e mandou uma batidinha antes da onda fechar. Um tubo bem melhor que o primeiro tubo do Julian Wilson. Só que valeu menos: 7.47. 

Aqui ninguém mais entendia os critérios da ASP. 

Nos instantes finais, Julian Wilson, que vinha bem perdido e atrás a bateria toda, pega um pseudo-tubo de frontside, manda uma batida que qualquer surfista colegial é capaz de acertar, manda uma rasgadinha fraca e uma batidinha no final da onda. Tudo "inha" mesmo. Ainda na onda Julian Wilson começa uma sequência desesperada "claims" pedindo nota para os juízes. E, de presente, ganha 8.43 dos juízes.

Isso tudo está lá no site do evento, no HEAT ANALYSER (http://live.ripcurl.com/?aid=2114), onde todos podem analisar atestar a competência dos juízes e da entidade. 

Todos na praia e pela internet assistiram a vitória de Gabriel Medina. Mas contra tudo e contra todos, inclusive contra todos os critérios antes estabelecidos pela própria ASP, onde aéreos altos, tubos mais fundos e a radicalidade deveriam prevalecer.  

O que aconteceu hoje em Peniche foi o surf fraco e desajeitado de Julian Wilson (que até então vinha QUEBRANDO) vencer ao tubo mais fundo e as manobras mais radicais de Gabriel Medina. Um erro grotesco, que prejudicou o Gabriel Medina e a imagem do esporte como um todo. Mais um erro de julgamento em um circuito que tem falhas demais.

Portugal proporcionou um evento fantástico, com emoção de sobra do primeiro ao último momento do evento, e ondas e tubos realmente cascudos e fantásticos, que ninguém vai esquecer. Mas o evento também vai ficar marcado como uma das maiores palhaçadas que a ASP já aprontou. E os palhaços mais uma vez fomos nós.

E a ASP já mandou avisar que estão pretendendo cobrar pelas transmissões via web no ano que vem. Mas peraí, pagar por um esporte que nitidamente não é sério? Não parece uma boa idéia. Pelo contrário, só desanima ver o nosso esporte nas mãos não de uma entidade profissional e respeitada, mas de um bando. Um circuito preso e escravizado pelas mesmas marcas de sempre, os mesmos juízes de sempre, que obedecem os mesmos caras de sempre. Um esporte dominado pelos australianos há tempo demais, que se protegem atrás de uma entidade privada, que faz suas próprias regras e não tem nenhuma vergonha de mudá-las ainda durante o jogo. 

Não há mais o que dizer, o evento de Portugal mostrou um erro grotesco de julgamento.

Parabéns ao Gabriel Medina, o verdadeiro vencedor do Rip Curl Pro Portugal.
Parabéns também ao Adriano de Souza, que surfou muito o evento todo e que acabou com a 3ª colocação.

Resultado do Rip Curl Pro 2012
1 Julian Wilson (Aus)
2 Gabriel Medina (Bra)
3 Joel Parkinson (Aus)
3 Adriano de Souza (Bra)
5 Jeremy Flores (Fra)
5 Owen Wright (Aus)
5 John John Florence (Haw)
5 Josh Kerr (Aus)
9 Raoni Monteiro (Bra)
17 Alejo Muniz (Bra)
25 Miguel Pupo (Bra)
25 Jadson André (Bra)
25 Heitor Alves (Bra)

Foto: http://www.onfiresurfmag.com/competicao/julain-wilson-vence-rip-curl-pro-portugal/





2 comentários:

  1. Brother, só corrigindo, não foram ''Somente sete décimos a mais'', mas sim somente sete centésimos. Se fossem sete décimos como vc disse o brasileiro seria campeão oficial, pq campeão moral todos sabemos que ele foi..

    ResponderExcluir
  2. o medina perdeu mas no mínimo deveria ter respeitado julian, e não sair do palco como uma criança chorona inconformado pela vitória o ano passado em peniche julian quebrou muito mais que medina e nem por isso sai do palco mal educadamente. medina aceita a derrota e seja mais humilde, de que adianta, vi o campeonato, e julian arrasou nas baterias anteriores, falta de humildade, isso sim mancha a carreira do atleta, o erro de julgamento foi só um erro que já ocorreu inumeras outras vezes. Julian parabéns, Medina aceite a não faça essa palhaçada de novo, é o nome do brasil que você carrega.

    ResponderExcluir