3 de setembro de 2012

Precisamos parar com a sobrepesca.



VOCÊ SABE O QUE É SOBREPESCA? 
E SABE COMO ELA ESTÁ ATINGINDO NOSSAS PRAIAS E OCEANOS?




A sobrepesca é um dos principais problemas relacionados a saúde dos oceanos. Todo o pescado que é retirado dos oceanos acima das cotas estabelecidas pelos órgãos ambientais, é o que chamamos de sobrepesca. Ou, basicamente, é quando começamos a capturar mais peixes e mais rapidamente, do que estes são capazes de se reproduzir.O problema é mundial e a saúde de nossas praias e oceanos é que está em jogo. Ou começamos urgentemente a discutir e redefinir a questão da pesca industrial, ou o peixe irá acabar.

Recentemente, em Portugal, surfistas e ecologistas deram as mãos para protestar contra a sobrepesca. Por lá a situação é igualmente caótica. Os barcos pescam mais do que podem e os peixes estão acabando. 

Mais do que qualquer outro grupo de pessoas, o surfista forma uma classe de pessoas que passa uma grande parte da sua vida dentro d´água, e precisa da saúde das praias para continuar surfando e usufruindo da natureza na beira da praia.

Com a diminuição dos peixes-predadores nos aceanos, profundas transformações começam em todos os mares e praias. Sem os peixes maiores, podemos começar a sofrer com cardumes de águas-vivas ou ataques de tubarões, por exemplo. Uma situação de colapso, desencadeada pela pesca excessiva. 


A situação da pesca industrial, em todo planeta, é de pura exploração. Governos oferecem investimentos e subsídios para aumentarem suas frotas pesqueiras, países como o Japão e Espanha, que já acabaram com seus pescados, hoje estão acabando com peixes do Brasil, da Àfrica, e de países do pacífico sul.

No Brasil, os pescadores  tem um Ministério da Pesca e muito jogo político protegendo o setor. Para piorar um pouco a situação, nossos "representantes" criaram  políticas que incentivam navios de outros países a virem aqui pescar o nosso atum. 

Segundo o estudo Ecosystem Overfishing in the Ocean“, “Atualmente, a captura total per capita nos grandes ecossistemas marinhos é, pelo menos, o dobro do valor estimado para assegurar a pesca em níveis moderados de sustentabilidade.” http://www.plosone.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0003881

Segundo o canal Ciência e Meio Ambiente, em matéria escrita pela jornalista Fática Cristina Cardoso “A pesca predatória vem causando desertos azuis em várias regiões marítimas. Relatório divulgado pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) esta semana mostra que 30% dos estoques de pesca nos oceanos estão sendo superexplorados e tendem a se esgotarem. Outros 57% dos estoques estão sendo explorados quase no limite e apenas 13% estão sendo parcialmente utilizados.”

Essa prática predatória está acabando com nossos peixes. Para você ter uma ideia, para cada tonelada de peixe comercial capturada, cerca de 10 toneladas de peixes ou animais indesejados também são mortos.  Existem navios de arrasto com redes com uma abertura de cerca de 20.000 metros quadrados, são redes grandes o suficiente para capturar mais de 500 toneladas de peixe. Isso em um único navio. São verdadeiras "fábricas de peixe" navegando atrás dos cardumes com potentes sonares.



Ou começamos a nos posicionar em defesa dos oceanos e de nossas praias, ou vamos ter que pagar um preço bastante alto no futuro.

Saiba mais sobre o assunto:


 Clique no link abaixo para ver a reportagem:
http://mais.uol.com.br/view/e0qbgxid79uv/barco-japones-domina-pesca-de-atum-em-aguas-do-brasil-04024C9A3762C4913326?types=A&



Precisamos parar com a sobrepesca.





Como Salvar nossos oceanos?  Reciclando.

2 comentários:

  1. Foda isso, nossa cultura está acabando com o planeta, vamos acordar e MUDAR, sim MUDAR tudo que foi nos ensinado como "normal" eu a 6 meses tive um estalo e acordei pra muita coisa,me tornei frugívoro e só com isso, não gero mais lixo, não me alimento de animais, não uso pasta de dente nem sabonete, não assisto TV, pequenas mudanças geram grandes retornos.

    ResponderExcluir
  2. Foda isso, nossa cultura está acabando com o planeta, vamos acordar e MUDAR, sim MUDAR tudo que foi nos ensinado como "normal" eu a 6 meses tive um estalo e acordei pra muita coisa,me tornei frugívoro e só com isso, não gero mais lixo, não me alimento de animais, não uso pasta de dente nem sabonete, não assisto TV, pequenas mudanças geram grandes retornos.

    ResponderExcluir