22 de maio de 2012

Pedro Felizardo, fotógrafo e filmmaker


Hoje qualquer um que compra uma camera sai dizendo por aí que é fotógrafo ou filmmaker, ignorando o conhecimento necessário para se chegar a esse título e desrespeitando as práticas de mercado que sustentam essa categoria de artistas. As praias estão cheias desse tipo de "trabalhador" do audio-visual que troca suas imagens a preço de banana, bagunçando o mercado e fornecendo material quase gratuito para a mídia especializada, que cada vez paga menos aos caras realmente profissionais. Sempre que vejo essas figuras na praia, lembro do trabalho de caras sérios e bons, que sempre viveram das fotos e que ajudaram a construir todo esse mercado que hoje é o surf. Falo de caras como o Flávio Vidigal, Marcio David, Basílio Ruy, Pedro Felizardo, Motaury Porto, Alberto Sodré e tantos outros fotógrafos que são realmente bons e que há muitos anos venho acompanhando o trabalho e viajando com eles nas fotos. Mas nem vou me enrolar muito nesse assunto, pois quero falar aqui é do trabalho de um profissional que sempre foi muito bom com as fotos e que há um bom tempo vem me surpreendendo com seus trabalhos em vídeo. Um profissional que entende e domina as lentes como poucos.



Pedro Felizardo, gaúcho de nascimento, filho de fotógrafo e sujeito que vive na Gold Coast há muitos anos, é bastante conhecido no meio do surf pelo trabalho que vem fazendo com alguns dos melhores surfistas do mundo e com os grandes veículos da mídia nacional. Além de fazer ótimas fotos publicitárias, Pedro recentemente vem se destacado também como um bom filmmaker. Sua modéstia quase o impede de falar dos vídeos, Pedro antes de tudo é se vê como fotógrafo. Mas a verdade é que aos poucos, vendo seu trabalho com Heitor Alves e com alguns surfistas da nova geração, é impossível não admitir que ele manda bem também nos videos.

Como o próprio Pedro define, " Sou fotógrafo, mas gosto de brincar com video também, onde eu sou mais um bom capturador de imagens porque tenho um ótimo conhecimento fotográfico de frame, luz e fotografia em geral. Mas nas edições eu ainda estou engatinhando... Mas diria que também tenho uma boa base por ter assistido quase todos os filmes de surf que circulam por aí. Minha curiosidade com o video veio de uma forma natural pois sempre fui um aficcionado por videos de surf. Meu primeiro trabalho como videomaker foi em 2008, com a surfista Silvana Lima, em Bali, para Billabong USA. Desde então venho trabalhando com alguns atletas deponta sempre com tripé duplo, filmando e fotografando ao mesmo tempo, quase sempre da praia. As vezes fotografo e filmo de dentro d´água com uma GoPro acoplada em cima da minha caixa estanque."

Abaixo um trabalho bem recente com os surfistas Jessé Mendes e Wiggolly Dantas na West Australia. A edição é da Quiksilver e as imagens do Pedro Felizardo.


Além de fazer uma ótima captação de imagens, Pedro Felizardo também edita vários videos como esses clips abaixo, para o atleta Heitor Alves e para a Revista SURFAR
Por: Dadá Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário