16 de abril de 2012

ITACARÉ, PÁSCOA 2012

Meus amigos, o Blog ficou desatualizado por alguns dias para que esse editor que vos escreve pudesse tirar umas merecidas férias. Foram 10 dias com o blog "fora do ar" por um bom motivo: descanso, surf e muito sol na cidade de Itacaré, uma pequena cidade localizada no sul da Bahia. Para quem não conhece Itacaré, seguem algumas fotos, um video e algumas dicas para quem pretende conhecer esse paraíso natural:


Localizada a cerca de 300 km o sul de Salvador e a 60 km ao norte de Ilhéus, Itacaré é um lugar de rara beleza e o destino de centenas de surfistas e viajantes de todo o planeta. Mar verde, água transparente, praias cercadas por morros, coqueiros e pela exuberante Mata Atlântica e uma gastronomia fantástica. Assim é Itacaré, uma cidade de origem indígena, cujo nome significa "Pedra Bonita" e que fica localizada na beira do Rio das Contas, em plena Costa do Cacau. 

A cidade foi descoberta pelos surfistas nos anos 70 e de lá pra cá Itacaré se transformou em um badalado point turístico. Itacaré ainda é uma cidade pequena e possui uma comunidade humilde e bastante alegre, mas novos moradores e investidores não param de chegar. Todos atrás da calma e da beleza do lugar. Muitos atraídos pelas perspectivas de prosperidade e crescimento da região. 

Próximo do centro da cidade estão as Praias da Concha (essa sem ondas), do Resende, da Tiririca, da Costa e da Ribeira. São praias muito bonitas e de fácil acesso. A partir da praia da Ribeira, existe uma trilha que leva as praias do Siriaco e da Prainha

A Prainha é o cartão postal de Itacaré e uma das praias mais lindas do mundo. O acesso é feito através de uma caminhada de cerca de 35 minutos por uma trilha não sinalizada e (infelizmente) frequentada por ladrões que assaltam os turistas. (Há quem diga que a cidade e a polícia não dão bola para esses assaltos para que os turistas contratem os guias credenciados). Um dos maiores empresários do surf nacional tem uma grande casa nessa praia.

Mais afastado da cidade estão as praias mais belas e tranquilas da região: Jeribucaçu, Engenhoca, Hawaizinho e Itacarezinho. Todas lindíssimas e com boas ondas. Isso sem falar nas cachoeiras de Tíjuipe, Cleandro e da Usina. Para esses passeios é bom ter um carro a disposição ou contratar os serviços de transporte da região.

Quase todas as praias de Itacaré possuem condições para o surf e mantém a natureza local preservada. O visual das praias, as ondas, a mistura de todos os públicos e a energia do local fazem de Itacaré um lugar mágico e de alto astral.








Restos de um resort embargado na Engenhoca. Empresários tentaram construir um resort 6 estrelas e proibiram moradores, turistas e surfistas de acessar a praia. Houve uma época em que colocaram pessoas fortemente armadas para proibir que o povo utilizasse essa trilha para chegar a praia. Hoje o "empreendimento" está embargado mas os restos das obras  ficaram abandonados, modificando o belíssimo visual da Engenhoca. 

Lixão abandonado na entrada da Engenhoca, uma das praias mais lindas de Itacaré.

Visual da entrada da Engenhoca

Os resorts de Itacarezinho e seus belos recantos

Bodyboarder na praia da Tiririca

Resende & Tiririca

Praia da Tiririca

Prainha

Preserve!

Prainha

Arte urbana

Rio das Contas

Ondas quebrando sozinhas na Praia de Jeribucaçu

Jeribucaçu

Resende Barrels

Resende

DICAS:

As estradas que levam até Itacaré não possuem acostamento. Parece que o governo da Bahia fez as estradas mas embolsou a grana do acostamento. Todo cuidado é pouco. Acelere nas ondas, devagar na estrada.

Algumas praias como a Prainha, Jeribucaçu, Havaizinho, entre outras, só são acessíveis através de trilhas no meio da mata. Não carregue nada de valor nessas trilhas, os assaltos a turistas, principalmente na trilha para a Prainha são constantes. A cidade sabe, a polícia sabe, mas todos deixam esse assunto quieto. Existe uma "orientação" para que você pague os guias para levá-lo até essas praias.

Carregue sempre com você água e protetor solar. Mesmo no inverno, o sol é de rachar.

Fique atento à tábua de marés. A variação da maré na Bahia é bastante considerável e saber o momento certo de surfar é fundamental.

Carregue de volta todo o lixo que você levar até a praia. Garrafas, latinhas e todo tipo de lixo deve ser colocado no lixo, e nunca deixado nas praias.

Um comentário: