4 de março de 2012

Taj vence o Quiksilver Pro e Mineiro fica na 2ª colocação

Por: Dadá Souza

Foi finalizado nesse sábado o Quiksilver Pro Gold Coast 2012, primeira etapa do Circuito Mundial de Surf Profissional. Taj venceu a etapa derrotando Adriano de Souza na final. A bateria final foi empolgante, mas aparentemente um tanto injusta.

Tanto Adriano quanto Taj fizeram uma grande campanha nessa etapa. Ambos surfaram muito e mostraram muita vontade nesse início de ano. Mas verdade seja dita, foi um evento de ondas ruins, e de julgamento confuso. Os juízes docircuito mundial continuam basicamente os mesmos, assim como parecem continuar os mesmos erros e os mesmos "favorecimentos". Explico, Taj venceu Mineiro na bateria final com uma leve "ajudinha" dos juízes, que deram uma nota 9.43 em uma onda um pouco melhor do que regular. Nunca, em hipótese alguma, um surfista brasileiro ganharia 9.43 naquela onda. Adrian Buchan foi outro que venceu uma bateria onde o surf de Miguel Pupo surfou nitidamente melhor. E não sou juíz e nem quero puxar a brasa para o lado dos brasileiros, longe disso, quem surfar melhor deve vencer e ponto. Mas assisti essa final 3 vezes no HEAT REVIEW e em nenhuma das vezes achei que o Taj venceu esse confronto.

Mas questiono porque uma entidade basicamente australiana, comandada basicamente por australianos, que volta e meia favorece os surfistas australianos e que mantem embaixo de suas asas, os mesmos juízes de sempre.

Adriano manobrou forte no outside, arriscando tudo logo na primeira manobra (o que deveria ser mais valorizado segundo os critérios de julgamento) enquanto Taj manobrou mais no inside, assim como aconteceu com Kolohe Andino contra o mesmo Adriano de Souza (Round 3), e a ASP ainda assim soltou as notas para esses atletas em suas baterias. Manobras no inside agora valem mais do que aéreos no outside? Ou isso seria uma leve "proteção" as estrelas milionárias do tour? Não sou competente para julgar isso, mas que parece estranho, isso parece.

Vou repetir aqui o que escrevi na matéria do dia 27 de fevereiro:
O ano mal começou para a ASP e já foram muitas as ondas e baterias em que o público (e até os atletas) duvidaram da decisão dos juízes. O julgamento continuam tão confuso esubjetivo quanto em 2010 e 2011. Assim como acontece com os atletas, penso que deveria haver um ranking de juízes, com rotações anuais, evitando esse entrosamento demasiado entre surfistas e juízes e os constantes “favorecimentos” que acontecem quando as baterias envolvem as “estrelas” do tour. Se os piores perdem o lugar para os surfistas com melhores resultados, certamente poderíamos ver o mesmo em relação aos juízes.

Dá para levar a sério um esporte que não se leva a sério? Eis a pergunta. Continuo sonhando que o nosso esporte saia das mãos de uma entidade privada para ser gerenciado por uma entidade idônea, competente e que gerencie nosso esporte de modo profissional, pagando melhor os atletas e respeitando mais quem passa madrugadas acordado vendo as baterias e divulgando o circuito mundial.

Parabéns ao Adriano de Souza, o verdadeiro campeão do Quiksilver Pro 2012.

Quem quiser ver a bateria final e fazer o seu próprio julgamento, pode assistir aqui:

Veja mais direto no site do evento:

Resuldado do Quiksilver Pro 2012

1 Taj Burrow (Aus)

2 Adriano de Souza (Bra)

3 Jordy Smith (Afr)

3 Josh Kerr (Aus)

5 Kelly Slater (EUA)

5 Owen Wright (Aus)

5 Adrian Buchan (Aus)

5 Joel Parkinson (Aus)

9 Miguel Pupo (Bra)

9 Heitor Alves (Bra)

13 Raoni Monteiro (Bra)

25 Gabriel Medina (Bra)

25 Jadson André (Bra)

25 Alejo Muniz (Bra)


Resultado do Roxy Pro 2012

1 Stephanie Gilmore (Aus)

2 Laura Enever (Aus)

3 Sally Fitzgibbons (Aus)

3 Tyler Wright (Aus)

5 Silvana Lima (Bra)

5 Carissa Moore (Haw)

5 Malia Manuel (Haw)

5 Courtney Conlogue (EUA)

13 Jacqueline Silva (Bra)

5 comentários:

  1. 9,43 numa onda de inside é realmente difícil de aceitar!!! Será que não existe mais diferença entre o inside e o outside...quando eu competia, a dez anos atrás isto era pontuado de maneira bem diferente, mesmo que vc executasse aéreos ou reverses no inside, a onda que tivesse manobras forte no outside sempre valeria mais!!!
    Talvez no máximo aquela onda seria um 8,5, principalmente pelo número de manobras executadas, ele começou a onda com cutback bem fraquinho e a onda 8 do Mineirinho foi com um aéreo reverse no outside...eu já tinha percebido na bateria do Josh com o Mineiro que ele estava sendo avaliado mal.

    ResponderExcluir
  2. bem nessa. 9,43 nessa onda me parece impossível. Nenhuma manobra muito boa e a onda começou ridiculamente fraca e pequena. Pra mimn não valeu.

    ResponderExcluir
  3. Grande texto, foi direto ao ponto...Para quem gosta do esporte e da competição, até quando vamos ter que aguentar essas notas mal dadas protegendo A ou B em detrimento de C, e isso seja para qual País for, só lembrando que na bateria do Taj x Smith nunca a onda do Taj foi melhor que a do Smith que tirou 8,67 isso é uma afronta a quem gosta do esporte e assiste. Ah a mesma coisa aconteceu no Rio ano passado achei tb que o mineiro não merecia ganhar do owen, mais em geral eles protegem mais as estrelas do tour e geralmente qdo é um brasileiro as notas são achatadas, ainda mais quando estão julgando na casa do competidor.

    ResponderExcluir
  4. Eu estava lá e vi !!! Foi ridiculo 9.4 naquela onda, mineirinho surfo muito mais , O MUNDO TODO VIU !!!
    O Taj deveria ter vergonha. Lamentavel !

    ResponderExcluir