30 de junho de 2010

Ilha dos Lobos

MCD CHARGER – In Memory of Zeca Scheffer
Por: Manoela D`Almeida

Dia de surf e consciência ecológica na Ilha dos Lobos em Torres - RS

No dia 10 de junho aconteceu um evento muito especial pro surf gaúcho, demonstrando que o esporte também pode ser uma ferramenta de consciência ambiental. O MCD Charger In Memory of Zeca Scheffer rolou em um dia iluminado, com pouco vento e ondas de 2 metros na Ilha dos Lobos, em Torres, Rio Grande do Sul.

Considerado um cidadão ilustre da comunidade, Zeca presidiu a AST (Associação dos Surfistas de Torres) por quase 10 anos e desbravou o surf de ondas grandes na Ilha dos Lobos e na Laje da Jagua. Guerreiro e batalhador, ele salvou muitas vidas no mar e chegou a receber homenagens do Corpo de Bombeiros pelos resgates que efetuou.

O simples prazer de surfar a Ilha dos Lobos na remada e homenagear um ícone do surf gaúcho uniu surfistas locais e convidados. Entre alguns dos participantes estavam Rodrigo “Pedra” Dornelles, Daison Pereira, Stephan Figueiredo, Marco Giorgi, Marcelo Trekinho, Alemão de Maresias e Paulo Moura.

O frio extremo não foi problema pra galera que caiu cedo na água com o intuito de realizar uma sessão cerimonial de surf. Como, tecnicamente, o evento tinha um caráter experimental e de análise comportamental dos lobos e leões marinhos frente à atividade, sua duração total não ultrapassou duas horas. Quatro atletas surfaram por vez, organizados em quatro baterias de 30 min.

No Morro do Farol, com uma vista privilegiada das ondas, um telão mostrava as ações e os participantes eram aguardados para uma cerimônia. Após a divulgação dos resultados a festa foi completa, com os locais ocupando as primeiras colocações. Em quarto lugar ficou Daison Pereira, em terceiro Emerson Peres, em segundo Felipe “Kita” Martins e, em primeiro lugar, para a surpresa de todos, foi anunciado o nome de Zeca Scheffer, sendo sua família convidada para receber o troféu.

Zeca sempre teve a idéia de conciliar surf e consciência ecológica, mostrando que o esporte pode ser um aliado da preservação da Ilha dos Lobos, razão pela qual, não houve premiação em dinheiro aos atletas, mas uma contrapartida ambiental. Um bote inflável de quatro lugares e motor de 40 hp foi entregue ao ICMBio para auxiliar na preservação do local. Uma palestra na rede pública de ensino ainda será organizada com auxílio do ICMBio e brindes especiais serão entregues às crianças que escreverem as melhores redações sobre ecologia.

Todos os cuidados ambientais foram tomados durante a realização do MCD Charger. A organização do evento, orientada pelo ICMBio, adotou as medidas necessárias para que a prática do esporte não afetasse o comportamento dos leões e lobos marinhos, de acordo com as restrições e limitações da autorização.

O chefe do REVIS da Ilha dos Lobos, Ney Cantarutti Jr, em sua manifestação quando do encerramento do evento, mencionou que no decreto de recategorização da unidade foram previstas atividades esportivas e de recreação, o que caracteriza o interesse do ICMBio em manter um bom relacionamento com a sociedade torrense que tem no surf seu esporte exponencial.

Ney disse também que, apesar da polêmica gerada pelo assunto ao longo dos anos, o evento foi antecedido por estudos e teve respaldo nos vários segmentos do ICMBio e no Ministério Público. Finalizou referindo que a atividade foi a garantia de que, respeitadas as normas ambientais e de segurança marítima, todos saem ganhando. O evento proporcionou a todos momentos inesquecíveis, que ficarão na história do ICMBio e de Torres.

O MCD Charger contou ainda com a participação do Procurador da República Ricardo Trunfo, do Corpo de Bombeiros de Torres, do biólogo Christian Linck Luz e do oceanógrafo João André de Mendonça Furtado, que publicarão análises sobre a atividade.

A Ilha dos Lobos, recategorizada como Refúgio da Vida Silvestre em 2005, abriga, em sua maioria, machos adultos e juvenis de lobos e leões marinhos que migram do Uruguai e Argentina, principalmente durante o inverno, além de diversas espécies de peixes e aves.

Cabe ressaltar que o surf na Ilha dos Lobos segue proibido. O formato do evento buscou demonstrar que a prática ordenada do esporte no local pode ocorrer de forma sustentável, guiada pelo ICMBio e dentro das leis do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação).

Agradecimentos especiais: à Família Scheffer, à comunidade de Torres, à Chefia da Unidade do Refúgio de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos e aos surfistas participantes. Aos Barcos Marina, Sports Resgate, FGS, Atowinj, Fluir e Site Waves. Organização: AGT, AST, e produtora EXE, do grupo Slash/Slash. Patrocínio: MCD, Globe e Opanka.

Este evento buscou homenagear Zeca Scheffer dando vida às suas idéias, sendo a continuidade do seu próprio trabalho em busca do formato ideal para fazer do surf ordenado um aliado da preservação da Ilha dos Lobos. A história completa do evento, com fotos inéditas e os depoimentos de familiares e atletas, estará em cartaz na próxima edição da Revista Fluir.


Felipe Kita Martins, o vencedor do evento

Marco Giorgi

Ilha dos Lobos

Cristiano "Tião" Cardoso

Paulo Moura

Daison Pereira

Rodrigo Melão

Stefano Dornelles dropu a maior do dia

Hamilton Fernandes, da Sports Resgate, esse é fera.

Marco Giorgi

Barco de apoio

Fabiano Tissot, organizador do evento

A situação estava complicada na Ilha dos Lobos

Rodrigo "Pedra" Dornelles, talento torrense.

Kruger em homenagem aos pais do Zeca, o grande desbravador da Ilha.

Rodrigo Pedra Dornelles, Fabiano Tissot, Stefano Dornelles e Kruger

Manoela D`Almeida
jornalista e lifestyle photographer
www.manuphoto.com.br
http://manuinsights.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário