14 de dezembro de 2008

″10 MANDAMENTOS″

Organizando e escutando muito nas palestras do I e do II Congressurf, realizadas em Porto Alegre (RS), ficou nítida uma visão nacionalista do surf brasileiro. As marcas daqui são as que patrocinam a gigantesca maioria dos atletas profissionais e amadores, que patrocinam mais eventos e que injetam uma boa quantidade de dinheiro no mercado, beneficiando a todos que vivem para o esporte e vivem do esporte. Marcas como a Mormaii, a Hang Loose e a Tropical Brasil são grandes empresas do surf brasileiro, líderes de mercado e que realmente trabalham o surf brasileiro. Existem muitas outras marcas aqui que valeria a pena citar. Mas fiz esta pequena introdução para postar aqui o texto de Rodrigo Martins (na revista Boards n° 017) que sugere os 10 Mandamentos do mercado.

Dadá Souza – SurfOnLine
http://surfabout.blogspot.com
dadasouza@hotmail.com


″... Me veio aquela velha dialética em minha cabeça: por que o Brasil não vai pra frente? É uma pergunta simples até na sua estrutura gramatical, porém a resposta é muito complexa. Na insignificância de um cidadão padrão perante o sistema imposto, procuro fazer a minha parte. E passarei as minhas idéias aproveitando este privilegiado espaço.

Não há como negar as influencias recebidas dos gringos. O surf, o skate, o bodyboard, surgiram fora do Brasil. Tá e daí? Respeito. Mas não idolatro. Sei que esta retórica é repetitiva, então vou enumerar:

10 MANDAMENTOS

01 Já que vivemos numa sociedade capitalista, e um dos pilares ~e o consumo, então consuma produtos feitos no Brasil.

02 Valorize as marcas nacionais que patrocinam atletas, anunciam em revistas e investem em campeonatos.

03 Combata a Pirataria.

04 Seja patriota e otimista. O Brasil é um país jovem e está em desenvolvimento sim.

05 Só você pode mudar, mas faça parcerias.

06 Cobre a atuação em projetos das lojas especializadas em sua cidade.

07 Faça associações, abaixo-assinados e lute pelos seus direitos.

08 Procure conhecer o trabalho das revistas especializadas, sites, associações, federações, empresas, etc. ligadas ao meio. É fácil criticar, mas se você não faz nada para melhorar, sua crítica é vazia.

09 Veja menos televisão.

10 Seja atuante. Informe-se, pratique esporte e divulgue essas idéias.


Rodrigo Martins – coluna Folklore Attack - Revista Boards n° 017

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