1 de junho de 2008

O VÍRUS DO SURF

Tá no vídeo da Quicksilver. Um bando de malucos pegam algumas bananas de dinamite e correm até um lago em Copenhagen (Dinamarca) . Enquanto um dos caras pula no meio do lago com uma prancha e seu long john, os outros correm até o outro lado do lago, acendem os explosivos e jogam no lago. Com a explosão, uma forte onda se forma e o fissurado surfista sem praia consegue dropar a onda da explosão e ir ate a beira surfando. Amarradão. Incrível. Mas mais incrível que o vídeo, foi o resultado desse criativo trabalho de marketing viral criado pela gigante Quicksilver. Todo mundo viu, comentou e passou pros amigos. Nessa brincadeira, milhares e milhões de pessoas em todo o mundo assistiram ao vídeo da marca. Todos atingidos e “infectados” pelo fato inusitado do vídeo.

A idéia de criar um vídeo legal, maluco, criativo e interessante, colocar isso na internet e a galera gostar, passar pros amigos, que repassam pros amigos, se espalhando como uma epidemia, é o que chamamos de marketing “viral”. A ação de marketing da empresa passa a se disseminar na internet como se fosse um vírus, mas um vírus bom.

Parece que só agora a industria do surf descobriu maneiras alternativas de mostrar o conceito de suas marcas. Uma maneira, convenhamos, bem mais divertida da gente receber as propagandas das marcas.

Mas veja bem, o marketing viral funciona como o nosso antigo boca-a-boca, com base na indicação espontânea e só é válido se pegar carona na credibilidade e permissão conquistadas por esse amigo indicador ao longo do tempo! Um amigo anônimo não é amigo de ninguém e não têm qualquer credibilidade. Muito menos permissão!!! A divulgação boca-a-boca é muito poderosa, mas é igualmente sensível. Qualquer sinal de aproveitamento é caracterizado como ofensa e invasão, causando repulsa imediata do receptor! É preciso bom senso e qualidade para obter bons resultados em Marketing Viral! Mas que é válida e interessante a idéia, isso é. É só fazer bem feito.

Os vídeos DYNAMITE SURFING, SHARK SURFER e GLACIAL SURFING ilustram bem a idéia. Seja criativo e crie novas e baratas ferramentas de comunicação. Se for legal e divertido, a gente quer ver.

DYNAMITE SURFING (VIDEO)
http://www.youtube.com/watch?v=AHX51LaEtT4

SHARK SURFER (VIDEO)
http://www.youtube.com/watch?v=6zc79UQj1hQ

GLACIER SURF (VIDEO)
www.youtube.com/watch?v=mKRR9RMmcIQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário