Session irada do filmmaker Pietro França no litoral sul de Santa Catarina.
Na água Jean da Silva, Marco Giorgi, Alan Saulo e Marlon Klein.
Esse, e muitos outros vídeos, estão no site do Jean da Silva: http://www.jeandasilva.com/
O dia 27 de agosto ficou marcado na históriado surf mundial. Durante a etapa tahitiana do circuito mundial, um mega swell atingiu a costa trazendo ondas gigantescas e poderosas na rasa bancada de Teahupoo. Com todos os sistemas de previsão anunciando que as condições do mar estariam fora de controle, o governo tahitiano decretou Red Code (código vermelho) e proibiu as embarcações de entrarem no mar. Mesmo com toda a pressãono ar, a elite do tow in mundial vôou para o Tahiti e fez uma das sessions mais épicas da história.
See the historic day through the eyes of two surfers -- the young gun Laurie Towner and the veteran Dylan Longbottom -- as they catch some of the biggest, most dangerous surf ever recorded, much of it captured with the super slow motion Phantom Camera for never-before-seen imagery.
http://www.youtube.com/networka
- http://www.youtube.com/networkasurf
Abril = boas ondas. Ok, isso não é novidade para ninguém. O mês de abril sempre traz o primeiro friozinho, as primeiras ondulações mais consistentes e a certeza de boas sessões de surf. Aqui no sul todos sabem disso.
E para não fujir a regra, esse swell de Abril veio fazer a festa da galera. Aqui em Garopaba a semana começou com swell de sul e vento fraco, para a alegria dos surfistas que já estão a 3 dias pegando onda sem parar.
Nos videos abaixo aparecem Gabriela Leite, Marco Giorgi (se recuperando de lesão), Yuri Gonçalves, Álvaro Marrinha, Marquito Moraes, a galera do marketing da Mormaii (que saiu na hora do almoço para pegar umas ondas) e mais alguns freesurfers. O surf rolou nas praias da Ferrugem, da Silveira, e em quase todas as praias aqui da região.
O surfista catarinense Matheus Navarro venceu o ISA World Junior
Surfing Championship 2012, evento finalizado nesse final de semana na Playa Venao, Panamá.Matheus venceu na cateoria Sub-18 e fez dobradinha brasileira com o paulista Deivid Silva, o 2° colocado. Deivid fez a melhor onda da final (um 9,33) e Matheus a maior média. Ambos deram um show de surf e nenhuma chance ao português Vasco Ribeiro (3°) e ao australiano Joshua Hay (4° colocado). O ouro de Matheus Navarro rendeu para o Brasil a medalha de bronze por países. Parabéns ao Matheus por mais esse importante título para o surf brasileiro.
Assista abaixo ao vídeo das finais do ISA World Junior Surfing
Championship 2012:
Resultados
Sub 18 1 Matheus Navarro (Bra)
2 Deivid Silva (Bra)
3 Vasco Ribeiro (Por)
4 Joshua Hay (Aus) Sub 18 Feminino
1 Dax McGill (Haw)
Marquito Moraes, o vencedor do Prêmio Greenish 2011 e preparador físico de Heitor Alves, esteve na Australia durante a 2ª etapa do circuito mundial para dar um suporte ao Heitor e aproveitou para filmar algumas sessões de freesurf em Bells e nos arredores. Boas ondas, todos os profissionais treinando e um material inédito dessa semana do Rip Curl Pro Bells Beach.
Na água estão Heitor Alves, Willian
Cardoso, CJ Hobgood, Mick Fanning, Adrian Buchan, Taj Burrow, Kolohe
Andino, Jordy Smith, Kieren Perrow, Yadin Nicol, Kelly Slater, Jadson
André e nas últimas ondas do vídeo, alguimas ondas do Marquito Moraes, filmadas por André Silva e Pedro Felizardo.
Music: Delinquent Habits - Return of the Tres Delinquent Habits - Boulevard Star Dirty Heads - Neighborhood
Idealizado pelos surfistas Fuad Mansur e Diniz Iozzi através da
Associação Santos de Surf, o Longboard Experience teve sua primeira
parte em 21 de janeiro de 2012, no I Santos Footwork Classic, que reuniu
8 convidados para surfar com pranchas estilo anos 50.
Nesta segunda
parte, Fuad Mansur, Diniz Iozzi, Junior Faria, Alexandre Wolthers,
Andrew Serrano, Rodrigo Matsuda e Tiago Bulhões se reuniram com o
designer de pranchas Xanadu, em Guarujá, para falar sobre longboard.
Confira o bate-papo e um clip de ação no final.
A Revista SURFER Magazine apresenta o 2012 Hot 100 Movie, ofilme que apresenta os 100 melhores surfistas da nova geração em todo o planeta. Surf moderno e progressivo como você nunca viu.
No site da SURFER você pode fazer o download do filme totalmente de graça!
Confira os melhores momentos do segundo dia de competição do OAKLEY PRO JUNIOR 2012, evento que está acontecendo na Praia do Campeche, em Florianópolis, Santa Catarina.
Aconteceu nos dias 14 e 15 de abril a 1ª etapa do Circuito Imbitubense Pro/Am 2012 na Praia da Vila, em Imbituba, SC. A categoria amadora competiu no sábado e os profissionais no domingo, quando foi feito esse video. O campeão da etapa foi André Gonçalves, de Balneário camburiú, que venceu o local da Praia do Rosa Bruno Moraes na grande final.
As imagens e a edição são de Angelo Possenti,da Fishmen Films.
Confira as imagens do 1° dia do Oakley Pro Junior 2012, evento que está acontecendo na Praia do Campeche, em Florianópolis, Santa Catarina.
Os destaques desse primeiro dia foram Filipe Toledo e Krystian Kymerson
Meus amigos, o Blog ficou desatualizado por alguns dias para que esse editor que vos escreve pudesse tirar umas merecidas férias. Foram 10 dias com o blog "fora do ar" por um bom motivo: descanso, surf e muito sol na cidade de Itacaré, uma pequena cidade localizada no sul da Bahia. Para quem não conhece Itacaré, seguem algumas fotos, um video e algumas dicas para quem pretende conhecer esse paraíso natural:
Localizada a cerca de 300 km o sul de Salvador e a 60 km ao norte de Ilhéus, Itacaré é um lugar de rara beleza e o destino de centenas de surfistas e viajantes de todo o planeta. Mar verde, água transparente, praias cercadas por morros, coqueiros e pela exuberante Mata Atlântica e uma gastronomia fantástica. Assim é Itacaré, uma cidade de origem indígena, cujo nome significa "Pedra Bonita" e que fica localizada na beira do Rio das Contas, em plena Costa do Cacau.
A cidade foi descoberta pelos surfistas nos anos 70 e de lá pra cá Itacaré se transformou em um badalado point turístico. Itacaré ainda é uma cidade pequena e possui uma comunidade humilde e bastante alegre, mas novos moradores e investidores não param de chegar. Todos atrás da calma e da beleza do lugar. Muitos atraídos pelas perspectivas de prosperidade e crescimento da região.
Próximo do centro da cidade estão as Praias da Concha (essa sem ondas), do Resende, da Tiririca, da Costa e da Ribeira. São praias muito bonitas e de fácil acesso. A partir da praia da Ribeira, existe uma trilha que leva as praias do Siriaco e da Prainha.
A Prainha é o cartão postal de Itacaré e uma das praias mais lindas do mundo. O acesso é feito através de uma caminhada de cerca de 35 minutos por uma trilha não sinalizada e (infelizmente) frequentada por ladrões que assaltam os turistas. (Há quem diga que a cidade e a polícia não dão bola para esses assaltos para que os turistas contratem os guias credenciados). Um dos maiores empresários do surf nacional tem uma grande casa nessa praia.
Mais afastado da cidade estão as praias mais belas e tranquilas da região: Jeribucaçu, Engenhoca, Hawaizinho e Itacarezinho. Todas lindíssimas e com boas ondas. Isso sem falar nas cachoeiras de Tíjuipe, Cleandro e da Usina. Para esses passeios é bom ter um carro a disposição ou contratar os serviços de transporte da região.
Quase todas as praias de Itacaré possuem condições para o surf e mantém a
natureza local preservada. O visual das praias, as ondas, a mistura de
todos os públicos e a energia do local fazem de Itacaré um lugar mágico e
de alto astral.
Restos de um resort embargado na Engenhoca. Empresários tentaram construir um resort 6 estrelas e proibiram moradores, turistas e surfistas de acessar a praia. Houve uma época em que colocaram pessoas fortemente armadas para proibir que o povo utilizasse essa trilha para chegar a praia. Hoje o "empreendimento" está embargado mas os restos das obras ficaram abandonados, modificando o belíssimo visual da Engenhoca.
Lixão abandonado na entrada da Engenhoca, uma das praias mais lindas de Itacaré.
Visual da entrada da Engenhoca
Os resorts de Itacarezinho e seus belos recantos
Bodyboarder na praia da Tiririca
Resende & Tiririca
Praia da Tiririca
Prainha
Preserve!
Prainha
Arte urbana
Rio das Contas
Ondas quebrando sozinhas na Praia de Jeribucaçu
Jeribucaçu
Resende Barrels
Resende
DICAS:
As estradas que levam até Itacaré não possuem acostamento. Parece que o governo da Bahia fez as estradas mas embolsou a grana do acostamento. Todo cuidado é pouco. Acelere nas ondas, devagar na estrada.
Algumas praias como a Prainha, Jeribucaçu, Havaizinho, entre outras, só são acessíveis através de trilhas no meio da mata. Não carregue nada de valor nessas trilhas, os assaltos a turistas, principalmente na trilha para a Prainha são constantes. A cidade sabe, a polícia sabe, mas todos deixam esse assunto quieto. Existe uma "orientação" para que você pague os guias para levá-lo até essas praias.
Carregue sempre com você água e protetor solar. Mesmo no inverno, o sol é de rachar.
Fique atento à tábua de marés. A variação da maré na Bahia é bastante considerável e saber o momento certo de surfar é fundamental.
Carregue de volta todo o lixo que você levar até a praia. Garrafas, latinhas e todo tipo de lixo deve ser colocado no lixo, e nunca deixado nas praias.
A Nova Ranger chegou ao Brasil em grande estilo. E para apresentar a nova camionete a Ford está lançando uma grande promoção: The Global Ranger Challenge. Você só precisa responder à pergunta: "Qual desafio você gostaria de ver a Ford Ranger encarar?" para concorrer a uma Ford Ranger novinha cabine dupla. Detalhe, você é quem vai dirigir a Ranger e enfrentar esse desafio.
Cinco finalistas serão selecionados e deverão executar o desafio proposto a Nova Ranger. Essas cinco provas serão filmadas e publicadas para votação popular. O desafio mais votado ganha a camionete.
Bacana o projeto Kombination, do videomaker Kako Lopes.
O video faz parte do projeto The Best Summer Shot, que premiava as seis melhores manobras desse verão, e foi totalmente filmado nas praias catarinenses. O
vencedor foi Gabriel Sodré, seguido dos finalistas Márcio "Bolha"
Tamanini, Gustavo Deutrich, Vinícius "Pato Roco", Tiago Bianchini e Alan
Saulo.
Como esse tipo de projeto só se realiza porque tem patrocinadores/apoiadores, a gente divulga: O projeto contou com a colaboração do fotógrafo Luciano Sombrio e teve o apoio da Revista Solto, Pico da Tribo, Pizzaria La Rueda, Pousada Brothers Vibe, Tools acessórios pra Surf, Fluel e Index Krown Surf Boards.
Para saber mais sobre o projeto, acesse a página The Best Summer Shot no Facebook.
O dia foi
cheio em Bells. A quarta-feira começou com as disputas do Round 3 do Rip Curl Pro. Com ótimas
ondas mas com séries um tanto demoradas, as baterias do Round 3 proporcionaram
ótimos momentos. Adriano de Souza venceu a 1ª do dia; Owen Wright foi bastante
sólido e eliminou o brasileiro Jadson Andréna 3ª bateria; Kelly Slater fez uma
excelente bateria e eliminou o vencedor do trials Nic Muscroft; Kai Otton, para a surpresa de muitos,
eliminou o seu compatriota e atual líder do circuito Taj Burrow. Mick Fanning
foi outro que surfou muito e acabou eliminando o brasileiro Raoni Monteiro;
Gabriel Medina forçou demais nos aéreos e também acabou sendo eliminado,
perdendo para o “surf feijão com arroz bem feitinho” de CJ Hobgood. Outro
grande destaque foi o australiano Joel Parkinson. Parko marcou 18.94, a maior
média do evento, e eliminou Fredrick Patacchia. Dos brasileiros, somente
Adriano continua vivo na competição. O português Tiago Pires também está fora
do confronto. O Saca perdeu para Josh Kerr na 4ª bateria do round 3.
Sem perder
tempo, a direção de prova mandou pra água as baterias do Round “No Loser” 4.
Owen Wright venceu John John e Mineiro na 1ª bateria; Kelly Slater venceu Josh
Kerr e Jeremy Flores fazendo a melhor média desse round; Mick Fanning venceu
KaiOtton e CJ Hobgood; e por fim Joel Parkinson superou a dupla Jordy Smith e
Brett Simpson.
Owen, Slater, Fanning e Parko já estão garantidos nas quartas de
final.
Após a
conclusão das baterias do rounds 3 e 4, foi a vez das mulheres entrarem na
água.
Nessa
quinta-feira o Rip Curl Pro Bells pode chegar em sua fase final.
Gabriel Medina venceu Taylor Knox e está garantido no Round 3 do Rip Curl Pro Bells Beach
O segundo dia do Rip Curl Pro novamente começou com altas ondas e um show de surf em Bells Beach, Australia.
A Terça-feira começou cedo com as baterias pendentes do Round 1. Damien Hobgood venceu seu irmão CJ e o tahitiano Michel Bourez na
primeira do dia. Na bateria seguinte o fenômeno havaiano John John Florence venceu Alejo Muniz e Tiago Pires. Na última bateria
do Round 1 Matt Wilkinson derrubou dois brasileiros com uma cajadada só: Miguel
Pupo e Heitor Alves.
Round 2 na água e Taj Burrow, atual líder do tour,
confirmou o favoritismo e venceu o wild card Davey Cathels. Kai
Otton surpreendeu ao derrubar (com estilo) o seu compatriota Julian Wilson.
Gabriel Medina venceu Taylor Knox em
uma bateria de poucas ondas boas. Josh
Kerr derrotou Patrick Gudauskas e Freddy
P. fez a mala do tahitiano Michel Bourez. Patrick e Bourez saíram da água
indignados com a derrota. Na 6ª bateria a primeira baixa brasileira, Alejo Muniz não consegue superar o
australiano Yadin Nicol e acabou eliminado da competição. Jadson André e Heitor
Alves fizeram um duelo brasileiro na 7ª bateria. Quem se deu melhor foi Jadson André, que surfou muito bem e se
classificou para o round 3. Na sequência mais uma baixa brazuca: Miguel Pupo acabou perdendo para o
experiente CJ Hobgood. Tiago Pires venceu Adrian Buchan. Brett Simpson venceu Kieren
Perrow. O guerreiro australiano Bede
Durbidge derrotou Kolohe Andino e, na última bateria do dia, Raoni Monteiro
venceu Adam Melling e também se classificou para o Round 3.
Dos brasileiros, somente Adriano de Souza, Jadson André e
Raoni Monteiro continuam na competição. Alejo Muniz, Heitor Alves e Miguel Pupo
acabaram eliminados no Round 2. Também estão fora do evento as “estrelas”
Julian Wilson e Kolohe Andino.
Os destaque do dia foram Taj Burrow, Kai Otton, Josh Kerr,
Yadin Nicol, Jadson André e Bede Durbidge, todos com média acima dos 16 pontos.
Para assistir todas as baterias, clique no HEAT ANALYZER
Terceira fase do Rip Curl Pro 2012
1 Adriano de Souza (Bra) x Yadin Nicol (Aus)
2 John John Florence (Haw) x Matt Wilkinson (Aus)
3 Owen Wright (Aus) x Jadson André (Bra)
4 Josh Kerr (Aus) x Tiago Pires (Por)
5 Jeremy Flores (Fra) x Bede Durbidge (Aus)
6 Kelly Slater (EUA) x Nic Muscroft (Aus)
7 Taj Burrow (Aus) x Kai Otton (Aus)
8 Mick Fanning (Aus) x Raoni Monteiro (Bra)
9 Gabriel Medina (Bra) x C.J. Hobgood (EUA)
10 Jordy Smith (Afr) x Travis Logie (Afr)
11 Damien Hobgood (EUA) x Brett Simpson (EUA)
12 Joel Parkinson (EUA) x Fred Patacchia (Haw)
Começou nessa segunda-feira, 03 de abril o 51° Rip Curl Pro Bells Beach, em Melbourne, Victoria, Australia.
O dia começou com ondas lisas e perfeitas e com um show de surf das meninas.
Sally Fitzgibbons, Carissa Moor, Courtney Conlogue e Laura Enever foram as destaques do dia. A brasileira Jacqueline Silva pegou boas ondas em Bells mas perdeu sua primeira bateria.
Logo depois do Round 1 feminino foram para a água as primeiras nove baterias do Round 1 Masculino. Jordy Smith venceu a primeirabateria do dia, Owen Wright deu uma verdadeira aula de backside em Bells e venceu fácila segunda. Na 3ª bateria, Adriano de Souza surfou com muita consistência e venceu Raoni Monteiro e Taylor Knox e garantiu a vaga no Round 3 da competição. Joel Parkinson defende o título da etapa e venceu fácil a 4ª bateria. O mar antes com condições perfeitas, começou a piorar. No 5° confronto do dia, a zebra deu as caras em Bells, o aussie Nic Muscroft venceu de virada e nos instantes finais a dupla Kolohe Andino e Taj Burrow. Também de virada, o mestre das baterias Kelly Slater saiu de um incômodo último lugar com notas 2.50 e 2.87 (faltando poucos minutos para acabar), para a liderança da bateria com notas 9.50 e 4.20. Jeremy Flores mostrou muita raça e venceu a 7ª bateria. Na oitava bateria a dupla de goofys brasileiros Gabriel Medina e Jadson André não conseguiram superar o regular Mick Fanning. E na última bateria do dia Travis Logie venceu e também garantiu a vaga no Round 3. Dos 4 brasileiros que surfaram no Round 1, somente Adriano de Souza conseguiu a classificação direto para o Round 3. Raoni, Medina e Jadson terão que vencer na repescagem para continuar na competição.
Para assistir todas as baterias, clique no HEAT ANALYZER
RESULTADOS
BATERIAS DO ROUND 1 Bateria 1: Jordy Smith (ZAF) 15.60, Kieren Perrow (AUS) 12.10, Fredrick Patacchia (HAW) 11.17 Bateria 2: Owen Wright (AUS) 17.93, Patrick Gudauskas (USA) 14.97, Bede Durbidge (AUS) 13.50 Bateria 3: Adriano de Souza (BRA) 16.00, Raoni Monteiro (BRA) 8.67, Taylor Knox (USA) 4.17 Bateria 4: Joel Parkinson (AUS) 17.27, Kai Otton (AUS) 12.23, Adam Melling (AUS) Bateria 5: Nic Muscroft (AUS) 16.07, Kolohe Andino (USA) 14.06, Burrow (AUS) 11.10 Bateria 6: Kelly Slater (USA) 13.70, Brett Simpson (USA) 10.33, Davey Cathels (AUS) 9.77 Bateria 7: Jeremy Flores (FRA) 13.10, Julian Wilson (AUS) 10.23, Yadin Nicol (AUS) 6.66 Bateria 8: Mick Fanning (AUS) 14.76, Gabriel Medina (BRA) 12.10, Jadson Andre (BRA) 9.80 Bateria 9: Travis Logie (ZAF) 10.93, Adrian Buchan (AUS) 10.90, Josh Kerr (AUS) 8.50 BATERIAS RESTANTES DO ROUND 1 Bateria 10: Michel Bourez (PYF), Damien Hobgood (USA), C.J. Hobgood (USA) Bateria 11: Alejo Muniz (BRA), John John Florence (HAW), Tiago Pires (PRT) Bateria 12: Heitor Alves (BRA), Miguel Pupo (BRA), Matt Wilkinson (AUS) BATERIAS DO ROUND 1 FEMININO Bateria 1: Laura Enever (AUS) 15.00, Paige Hareb (NZL) 12.83, Rebecca Woods (AUS) 9.67 Bateria 2: Tyler Wright (AUS) 12.77, Malia Manuel (HAW) 11.17, Jacqueline Silva (BRA) 8.30 Bateria 3: Lakey Peterson (USA) 14.17, Stephanie Gilmore (AUS) 14.17, Nikki Van Dijk (AUS) 12.90 Bateria 4: Carissa Moore (AUS) 16.50, Pauline Ado (FRA) 10.43, Justine Dupont (FRA) 9.40 Bateria 5: Sally Fitzgibbons (AUS) 18.84, Coco Ho (HAW) 15.50, Sage Erickson (USA) 11.90 Bateria 6: Courtney Conlogue (USA) 15.93, Sofia Mulanovich (PER) 14.17, Sarah Mason (NZL) 12.57 BATERIAS DO ROUND 2 FEMININO Bateria 1: Coco Ho (HAW) vs. Rebecca Woods (AUS) Bateria 2: Malia Manuel (HAW) vs. Jacqueline Silva (BRA) Bateria 3: Stephanie Gilmore (AUS) vs. Nikki Van Dijk (AUS) Bateria 4: Sofia Mulanovich (PER) vs. Justine Dupont (FRA) Bateria 5: Paige Hareb (BRA) vs. Sage Erickson (USA) Bateria 6: Pauline Ado (FRA) vs. Sarah Mason (NZL)]
Mais um belo registro do filmmaker brasileiro Pietro França.
Dessa vez o Where is Sancho? foi a California (USA) para fazer duas sessions com verdadeiros faixas-preta: Tom Curren, Pat Curren, Dane Reynolds, Benjamin Sanchis,Tim Boal, Shane Dorian, Grant “Twiggy” Baker, Greg Long, Joao de Macedo e Mark Healey.
Filmed and Edited by Pietro l.Franca Aditional footage: powerlines
Music: Canned Head_going up the the country,
M83_ Midnightcity
Nada nos deixa tão felizes quanto um dia de boas ondas no quintal de casa. Dia de semana, pouca gente na água e onda para todo mundo. Afortunados são os que tem esse privilégio.
Aqui em volta do escritório de onde vos escrevo, o "SurfOnLine Office", temos nove lindas praias e algumas melhores ondas do Brasil em um raio de poucos quilômetros. Silveira, Ferrugem, Guarda, Vila, Rosa e Ibiraquera são algumas das ondas aqui da região.
E nesse mês como deu onda por aqui. Foram praticamente 30 dias de muito sol e um mês de muita onda boa, tanto para os Rapaze da Garopaba quanto para os surfistas visitantes.
E para fechar o mês com chave de ouro, nesses últimos dois dias de março, ótimas ondas nas Praias da Ferrugem e da Silveira. A Ferrugem ficou boa na quinta e a Silveira na sexta.
Abaixo alguns momentos desses águas de março que fecharam o verão de 2012.
Willian Jacobi, local da Ferrugem
Barrels no canto norte da Ferrugem
Várias ondas como essa quebraram sozinhas...
Guilherme Tripa radicalizando no cantinho da Ferrugem
SNI finalizando uma onda do "Expresso Silveira."
Canto Sul da Silveira. Surf down the line.
Preserve!
Du, local da Silveira, voando baixo no Mike Tyson.
Será o lançamento de algum modelo novo de prancha?
O local Du em mais um belo moment.
Expresso Silveira!
Expresso Silveira 2
SNI - Myke Tyson Barrels!
O Du caiu cedo e apareceu em várias fotos.
Pleasure Point!
Gabriel Cabral, o Banana, é sempre destaque nas ondas da Silveira.