SURF ART


Hilton Alves completa mural gigante 
no Hawaii



Quando se pensa num brasileiro fazendo sucesso no Havaí, logo vem a mente uma vitória em campeonato de surf ou a maior onda surfada. Mas o guarujaense Hilton Alves fez diferente. O artista plástico, que mora no arquipélago desde 2007, pintou o maior mural de onda do Mundo, em Honolulu. Com ajuda de voluntários, foram oito dias de trabalho, com dez horas de pintura diárias, utilizando 150 galões de tintas para cobrir uma área de quase cinco andares de altura por 200 metros de largura.

A parede, até então branca, em frente a um estacionamento, ganhou um dos sonhos dos surfistas, uma onda perfeita de Pipeline. A pintura chamou a atenção da comunidade havaiana e muita gente acompanhou de perto a arte, incluindo visitas de escolas da região, com os alunos conversando com o artista. Quem também prestigiou a ação foi o famoso escrito Ron Martin.

Hilton comemorou o sucesso. “A repercussão foi ótima. Cobertuar na TV durante a semana, com aparições várias vezes ao dia nos principais telejornais. No último dia, entramos ao vivo no jornal das cinco da tarde, no maior canal de TV do Havaí, fora jornais, sites. E também foi muito legal as visitas das escolas”, contou o artista de 33 anos, que começou a pintar em 2000, ainda em Guarujá.

“Este mural é a realização de um sonho antigo. Agora, o foco é pintar mais 100 murais e levar alegria a outras partes do Mundo”, afirma Hilton, que inclui o Brasil no seu projeto e pretende visitar a Baixada Santista em janeiro. “Quero conversar com os prefeitos da região para planejar um tour desses murais. Estou confiante. Vamos ganhar o Mundo agora!”, destaca.

O mural em Honolulu é o primeiro da Série 101 Perfect Waves, projeto internacional criado em parceria com Brian Wyland, da galeria de arte Hawyland Styles. O objetivo é pintar 101 murais retratando ondas perfeitas em cidades ao redor do Mundo. Nesta iniciativa no Havaí, Hilton contou com os patrocínios das empresas locais Vertical Technologies, Al's Tinting Inc, Planet Sun Hawaii, Everpaddle Hawaii, North Shore News, Lemos Images e Once a Month Church.

As cidades interessadas em ter um destes murais, podem entrar em contato com o artista pelo e-mail hilton@theartofhilton.com Mais informações no site www.theartofhilton.com e no www.facebook.com/nrtshrlv.





DANIEL BOTA 

Daniel Bota é publicitário, designer e artista plástico. Além do trabalho como diretor de arte, Bota pinta telas e faz ilustrações com o surf. Em, sua arte é nítido o seu amor pela arte e pelo surf. Desenhando desde moleque e com viagens ao Peru, África do Sul, Hawaii, Califórnia, México e Indonésia no passaporte, sua surf art tem expressão, leveza e descontração são explícitas.

Suas pinturas são gestuais, com traços e pinceladas soltas e uma paleta de cores bem diversificada. 

surf art nasceu naturalmente da própria prática do esporte.

“O interessante é que antes eu só ilustrava surfistas imaginários e foi então que surgiu a ideia de desenhar pessoas conhecidas. Comecei escolhendo e presenteando meus próprios amigos, alguns deles sufistas profissionais. A repercussão das artes foi incrível nas redes sociais.” 

"Ser um surf art para mim é tentar chegar o mais próximo da realidade do que acontece dentro do mar. Sempre naveguei na net e já vi muita referência surf art. Procuro desenvolver um estilo particular, expressando a alegria e a radicalidade do esporte. O desafio é traduzir aquele momento mágico do contato do surfista com a onda, pois o surf é movimento e estilo."    

Veja mais sobre o trabalho de Daniel Bota aqui: 
www.danielbota.com.br e aqui Facebook Daniel Bota








O artista buscando sua inspiração na Indonésia









Márcio Ito



O paulistano Márcio Ito mistura surf art com estilos mais acadêmicos, faz tatoo e tem um estilo peculiar e bem misturado. A surf art entrou na sua vida por uma causa nobre e incurável: a paixão pelo mar. Com o tempo veio a necessidade de se expressar e foi estudar na Escola Panamericana de Artes, estudar aerografia e aprendeu a tatuar. Seus talentos e conhecimentos se cruzaram e sua obra logo começou a ganhar destaque. 

Márcio Ito pinta telas, murais, camisetas, pranchas e faz pintura automotiva, sempre buscando inspiração no surf, no mergulho e nas viagens. 

Hoje Márcio Ito é tatuador e vive na Gold Coast australiana, onde ganhou reconhecimento e espaço.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Márcio Ito acesse: 
http://www.facebook.com/marcioito.arts?ref=ts&fref=ts












Alexandre Torrano



Natural de Santa Cruz do Sul, interior do Rio Grande do Sul, esse artista logo se apaixonou pelo surf. Observador atento, acompanhou a história e o desenvolvimento da cultura surf. As ondas nunca mais saíram de sua cabeça. Alexandre Torrano, ou Tora, como é chamado pelos amigos, é um artista gráfico e um artista do surf. 



Tora foi o desenhista do livro WAVE TOON, uma coletânea de histórias em quadrinhos sobre o surf e sua cultura. Foi quando o Brasil todo pôde conhecer um pouco do trabalho do artista.  O WAVE TOON talvez tenha sido o melhor projeto de história em quadrinhos envolvendo o surf já feito no Brasil. Tinha qualidade de impressão, comprometimento e belas histórias. Segundo os autores (Tora, George Martins e Carlos Steffen) o Wave Toon é: “o lugar sonhado por todos os surfistas. Um lugar onde rolam altas ondas, uma grande camaradagem e aventuras incríveis, protagonizadas por personagens clássicos do mundo do surf”.

Criativo, bonachão e generoso, Tora distribui a sua arte pelo facebook onde publica suas "pílulas de arte e cultura surf". Seus quadrinhos são impregnados com histórias, exemplos e comprometimento para com a cultura do esporte.  Em sua alma, Tora continua aquele menino que desenhava ondas no caderno, só que agora o faz com grande competência. 


Para conhecer o trabalho de Alexandre Torrano é só entrar nos blogs abaixo:

















Thiago Antunes


Natural de Artur Alvin, Coahb 1, São Paulo, Thiago Antunes cresceu em contato com o grafitti, a pichação, logo despertou o gosto pela arte e começou a desenhar. A arte e o skate sempre caminharam lado a lado na vida de Thiago, até que ele foi contaminado pelo vírus do surf. Foi amor a primeira vista. Como a sua família tinha casa em Itanhaém, o surf foi ficando cada vez mais intenso. Com o tempo, largou a faculdade de administração e foi se dedicando mais as artes, e foi estudar as artes. Com um estilo expressionista, Thiago Antunes tem uma obra bastante diversificada tanto na variedade de estilos quanto de  materiais.  

"O surfe me dá paz, direção e tranquilidade para poder me expressar de uma maneira mais  profunda".

Hoje Thiago trabalha com arte, leciona arte numa escola local e adora o trabalho com as crianças, pega onda sempre que dá e vive feliz com sua arte há poucos metros do mar, no canto sul da Praia do Silveira, local onde quebra uma das melhores ondas do Brasil.

Texto e fotos: Dadá Souza


Quem vai até o canto sul da Praia da Silveira conhece essas artes.


Thiago surfando no quintal de casa: Praia da Silveira.





































Pietro Paradeda Montanari


Pietro Paradeda Montanari é morador da beira da Praia da Ferrugem, em Garopaba, Santa Catarina. Surfista, que todo santo dia vai conferir as ondas, Pietro vem levando sua vida com arte. Além dos trabalhos como gerente de Mkt na Mormaii, onde trabalha fazendo algumas das campanhas da marca, Pietro também é um artista de talento. Com uma forte influência underground e californiana, Pietro, está fazendo umas artes bem bacanas nas telas e nas pranchas de surf da Ferrugem. 








  




Fabinho Gouveia com a arte de Pietro.







Pranchas do Marco Giorgi pintadas pelo Pietro.




Tom Veiga

O artista curitibano Tom Vega, que ficou mundialmente conhecido com sua série Waves, está lançando novo site. Não deixem de conferir. Surf Art de primeira!

http://www.tomveiga.com/











Joe Fenton

Com trabalhos inusitados e muito criativos, o americano Joe Fenton faz uma arte bastante peculiar. Complexa e cheia de detalhes, seus trabalhos exigem muito capricho e muitas e muitas horas de dedicação. 
Para fazer a arte abaixo, o artista passou 10 meses completos trabalhando diariamente em um grande pedaço de papel branco.
Surrealista e usando muito bem os fortes contrastes e o jogo de luz, Joe Fenton criou essa obra de arte fantástica. 
Vale a pena procurar maisobre o trabalho desse artista na web.

Veja mais direto na fonte: 


2 comentários:

  1. MUITO BOM O BLOG NAO CONHECIA ! TAVA DE VACILO!
    SEGUINTE SOU FOTOGRAFO www.paulocarotini.com.br
    www.paulocarotini.tumblr.com
    www.paulocarotini.blogspot.com
    gostaria de colaborar tenho matrial bacana aqui da regio de garopaba
    grande abrxxx
    alohaaaa

    ResponderExcluir
  2. Acabei de assistir um vídeo dum cara capeta nas arte que fez uma arte animal do Cadu, do filme Tá Dando Onda, saca? .. Acho que vocês vão curtir.
    Esse aqui https://www.youtube.com/watch?v=C11IoV_xLyA

    Grande abraço e valeu Truta!

    ResponderExcluir