30 de janeiro de 2013

Regência - ES



O papo de que no Brasil não dá onda é antigo, mas nem por isso verdadeiro. Claro que aqui não é o Hawaii e nem a Indonésia, mas que temos alguns picos de razoável qualidade, isso a gente tem. Prova disso é esse pequeno clip da Olhos Coloridos que nos mostra o pico de Regência, no Espírito Santo, uma das melhores e mais longas ondas do litoral capixaba. 

Localizada a 120 km da capital Vitória, a Vila de Regência, Linhares, abriga uma das melhores ondas do Brasil. Esquerdas muito longas e tubulares quebram em uma rasa bancada de areia localizada na saída do rio Doce e também ao longo da praia.

O vídeo abaixo mostra bem o potencial das ondas de Regência e traz imagens do congo local e da Festa do Caboclo Bernardo. As imagens são de Patrick Tristão e Rodolfo Sily e a edição é da produtora de vídeos Olhos Coloridos.


29 de janeiro de 2013

Garret "XXL" McNamara


O big rider havaiano Garret McNamara mais uma vez deu o tiro certeiro e dropou uma bomba gigantesca novamente na Praia do Norte, Nazaré, Portugal. Alguém duvida que ele é o mais forte candidato ao XXL 2013? Alguém arrisca a dizer o tamanho dessa onda? 

Essas fotos forampublicadas no facebook da Vert Magazine



E na página da UFCBRA está publicado o video abaixo. 
Condições monstruosas em Portugal. 

28 de janeiro de 2013

Gabriel Medina prestigia o Rip Curl Grom Search na Praia da Ferrugem

Aconteceu nesse final de semana na praia da Ferrugem, em Garopaba, Santa Catarina, a primeira etapa do Rip Curl Grom Search, o campeonato brasileiro sub-16 da Rip Curl.

Acompanhados pelo surfista profissional Gabriel Medina, garoto que há muito pouco tempo atrás disputava esse mesmo evento e que hoje é top 7 do mundo e um dos fenômenos do surf mundial, a garotada soltou suas manobras nas pequenas ondas da Ferrugem. 

Fotos: © Dadá Souza - gotavisuals.blogspot.com 

GABRIEL MEDINA NA PRAIA DA FERRUGEM









Ao todo mais de 80 competidores disputaram em 4 categorias.

Na categoria mirim, a principal categoria do evento, o campeão foi o pernambucano Raul Reis, que numa virada sensacional com uma onda de dois aéreos nos segundos finais da bateria, superou o paulista Wesley Dantas e levantou a galera na praia.  O vice-campeão da mirim foi o paulista Wesley Dantas. Na 3ª colocação ficou Herbert Moreno e em quarto ficou o catarinense Gustavo Ramos.

Na categoria feminina a vencedora foi a paulista Sandra Maria, que venceu a carioca Kayane Reis numa bateria bastante disputada. Yohana Sarandini ficou em 3º e a local Sol Maria ficou em 4º.

Na Categoria iniciante o vencedor foi o catarinense Lucas Vicente, que empatou com o paulista Giovani Pontes terminaram empatados em sua somatória, mas no critério de desempate a melhor nota foi do catarinense. Matheus Herdy ficou em 3º e Kauê Germano em quarto.

Na Categoria Grommet, o vencedor foi o talentoso Matheus Herdy, de Santa Catarina, que venceu Lucas Vicente, Eduardo Mottas e Leonardo Barcelos na final.

O Rip Curl Grom Search terá três etapas. Os surfistas voltam a se encontrar na praia de Itaúna, Saquarema (RJ), nos dias 23 e 24 de fevereiro, e a grande final será na praia do Tombo, Guarujá (SP), nos dias 23 e 24 de março.
  
 Matheus Herdy, de Santa Catarina, foi o campeão da categoria Groomet.

 Lucas Vicente foi o campeão da iniciantes

 
As meninas mostraram muita vontade e proporcionaram belas disputas. 
A vencedora foi a paulista Sandra Maria.

 Raul Reis rasgando forte e com controle

 Gustavo Ramos

 
 Wesley Dantas, o vice-campeão do evento


 Raul Reis, o grande campeão da etapa da Praia da Ferrugem.

Resultados da primeira etapa do Rip Curl Grom Search 2013

Mirim
1 Raul Reis (PE/SP)
2 Wesley Dantas (SP)
3 Herbert Moreno (SP)
4 Gustavo Ramos (SC)

Feminino
1 Sandra Maria (SP)
2 Kayane Reis (RJ)
3 Yohana Sarandini (SP)
4 Sol Maria (SC)

Iniciante
1 Lucas Vicente (SC)
2 Giovani Pontes (SP)
3 Matheus Herdy (SC)
4 Kauê Germano (SP)

Grommet
1 Matheus Herdy (SC)
2 Lucas Vicente (SC)
3 Eduardo Motta (SP)
4 Leonardo Barcelos (SC)

Campeonato Brasiliense de Surf 2013


Nesse final de semana, dias 26 e 27 de janeiro, rolou o 12º Campeonato Brasiliense de Surf, um evento comemorativo que sempre acontece em Garopaba, Santa Catarina.  O evento é idealizado pelo Movimento dos Sem Praia e é tradicionalmente realizado no último final de semana de janeiro na Praia da Silveira.  

O clima tranquilo e de confraternização, as belas mulheres, o belíssimo visual do canto sul da Praia da Silveira, tudo isso fez desse evento uma grande reunião de amigos, mas com baterias muito disputadas, afinal estavam em jogo duas passagens para o Peru. Uma na Categoria Open Nacional e outra na Categoria Brasiliense.

Fotos: © Dadá Souza - gotavisuals.blogspot.com 

RESULTADOS

Open Brasiliense
1. Jaimer Teodoro
2. Álvaro Martins
3. Juliano De Grassi
4. Marcos Feijo

Open Nacional
1. Thales Marques
2. Phelipe Maia
3. Elder Passos
4. Riomar Rodrigues

SUP
1. Alexandre Magrinho
2. Kainoa Teixeira
3. João Cabral
4. Nenen

Matérias relacionadas:




 Kainoa Teixeira foi o vice-campeão da categoria Stand Up Paddle

 Gabriel Cabral, o Banana, rasgando forte na esquerdinha do inside

 Berg da Silveira representou bem na bateria e está assumindo a presidencia da ASG

 Álvaro martins, o Marrinha, foi o vice-campeão da brasiliense

A presença feminina foi um dos pontos marcantes do evento

 Campeonato com boas ondas é bom demais!

 Marcio Silva, o Marseca, deu adeus a essa prancha depois desse floater

 Little Tyson

 Phelippe Maia pegou algumas das melhores ondas de toda a competição e acabou na 2ª colocação.

 O local Thales Marx levou o título da Open e a passagem para o Peru.

 Carlos Carpinelli finalizando ao estilo Cory Lopez

 Leandro Elias, o professor Bananinha da escola de surf de Imbituba marcando presença no brasiliense.

 Tubo do professor Bananinha

 Paz, sossego, vibe boa e boas ondinhas.

Tales Hartmann, o Taleco, competindo na categoria Stand Up.



24 de janeiro de 2013

Ohana Pupo (OHP) Documentário sobre a vida do surfista Wagner Pupo e sua família

Engraçado como o perfil do surfista profissional vem mudando nos últimos anos. Se antes os "tops" era caras talentosos mas com os dois pés cravados na contra-cultura, hoje a molecada está viajando com os pais, têm se mantido longe dos vícios antes tão comuns e banais, e estão com uma imagem e uma postura mais limpa e mais profissional. Se os primeiros surgiram de um ambiente de desacompanhamento familiar, como disse a pesquisadora Marília M. Bandeira, hoje os atletas apostam na proximidade com as famílias estão garantindo atletas mais focados e com melhores resultados. A fórmula não é nova: Quem tem família tem base, tes estrutura, tem tudo. Miguel Pupo, Gabriel Medina e Filipe Toledo são a prova de que essa teoria funciona.

Estava falando nesse assunto essa semana quando vi esse video do fotógrafo e cinegrafista Munir El Hage. Esse documentário já tem um tempinho mas vale a pena ser visto. Confere aí que a história da Ohana Pupo é demais. Um grande exemplo de vida em família junto ao surf. Aloha!


Ohana Pupo (OHP) Documentário sobre a vida 

do surfista Wagner Pupo e sua família

Resultado da compilação e edição de imagens captadas durante três anos pelo fotógrafo e cinegrafista Munir El Hage, o documentário mostra a trajetória profissional e o cotidiano da família do surfista Wagner Pupo. 

Atleta brasileiro consagrado, Wagner figura há 16 anos na lista dos Top-16 do surf brasileiro. Além disso, é reconhecido como um dos nomes de maior destaque de sua geração. 

Com depoimentos de grandes nomes do esporte, pesquisadores e membros da família de Wagner, o trabalho apresenta diversas particularidades, com destaque para o uso constante da palavra "Ohana", presente já no título filme, que significa família na cultura havaiana. 

Outra particularidade do trabalho são as observações formuladas por especialistas a respeito da prática e dos preceitos que norteiam a comunidade do surf. Dentre estas opiniões, esta a do pesquisador em cultura havaiana Mark Lund, que ressalta:

"O grande lance do surfista é que ele esta lá no momento em que a onda entrega sua alma para o universo".

Vale lembrar que o documentário é independente, não teve nenhum patrocício ou apoio.


Conheça mais sobre o trabalho do Munir El Hagehttp://www.facebook.com/ombakimagem


21 de janeiro de 2013

Garopaba, Verão 2013

Um pequeno resumo de tudo que rolou nesse mês de janeiro em Garopaba, Santa Catarina.
Dos 20 primeiros dias do ano, 17 deles rolaram com boas ondas, o que não é lá muito comum numa temporada de verão, mas o fato é que esse mês de janeiro deu altas!! 

Os argentinos eram a maioria em praticamente todas as praias, mas o surf, a natureza, as praias, os biquinis e as ótimas ondas que quebraram fizeram desse início de ano uma ótima temporada de férias para quem apostou nas praias catarinenses. Que venha fevereiro!


Quem preferir pode ver direto no YouTube: 
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=L0rrFyR6p_M


Imagens e Edição:

18 de janeiro de 2013

Shane Dorian, Benjamin Sanchis e Eric Rebiere surfando em Nazaré, Portugal


Shane Dorian, Benjamin Sanchis e Eric Rebiere fazendo uma big session em Nazaré, Portugal. As imagens são do brasileiro Pietro França e de Andy Benetrix.




Billabong Adventure Division - Nazare, Portugal - January 11, 2013

Shane Dorian and Billabong Adventure Division paddle big Nazare, Portugal.
Images: Pietro Franca & Andy Benetrix
Edit: Andy Benetrix
Music: The Black Keys, Work Me

14 de janeiro de 2013

Garopaba Express

Simplesmente não parou de dar onda nas praias de Santa Catarina esse ano. Depois de um belíssimo swell de natal, e de um grande swell de ano novo, as praias catarinenses continuam recebendo ondulações e proporcionando ótimas sessões de surf nessa temporada de verão. 

Em Garopaba o verão tem tem sido especialmente bom. Ótimas ondas, praias razoavelmente limpas, muita gente bonita e um swell atrás do outro. As fotos abaixo mostram um pouco do que está rolando nessa temporada 2013.

Fotos: Dadá Souza

07 a 11 de janeiro
 Visual da Praia da Silveira demanhã bem cedo

Boas ondinhas no canto sul da Silveira


 Praia da Silveira

 Visual do nascer do sol na Praia da Silveira

 Fim de tarde na Praia da Garopaba

12 de janeiro

Praia da Silveira




13 de janeiro

Mais um dia de ondas no paraíso

Foi pro surf! Kombi do Movimento dos Sem Praia

Tem dado tanta onda por aqui desde a última semana de dezembro que a galera dá pulos de alegria.



Niel Teme se escondendo do sol no meio da Silveira

Roni Ronaldo finalizando com pressão

Berg da Silveira mandando sua tradicional "tarrafada".

Meio da Silveira

Roni Ronaldo