31 de agosto de 2010

As Séries Fecham!

Marcos Sifu, Julio Adler e Marcelo Trekinho, três caras que conhecem muito sobre surf, estão fazendo esse PODCAST com opiniões sobre o World Tour, as novidades e os grandes momentos do surf mundial. Confere lá que tá bom demais. Comentário e opinião de quem conhece!

Veja todos os episódios direto no Blog do Trekinho >>> http://globoesporte.globo.com/platb/marcelotrekinho/





Vídeos retirados do canal de Marcos Sifu no YouTube http://www.youtube.com/user/marcossifu

Billabong Pro Teahupoo 2010

O primeiro dia de competições do Billabong Pro Tahiti finalmente aconteceu. Com ondas ainda pequenas para os padrões de Teahupoo, mas com boas condições de surf. As séries demoradas atrapalharam um pouco os atletas ,deixando assim, algumas médias bastante baixas.

ROUND 1

Na segunda bateria do dia, o brasileiro Jadson André perdeu para Luke Stedman e foi direto para a repescagem com 4.40 pontos. Na terceira bateria, outro brasileiro, Marco Polo, também perdeu e vai para o tudo ou nada da repescagem. Quem salvou a pátria foi Adriano de Souza, que venceu Tim Reyes e Roy Powers numa bateria bem fraca de ondas, mas boa para o brasileiro que pula direto para o Round 3. O quarto brasileiro na disputa, Neco Padaratz, foi outro que não deu sorte e perdeu sua bateria para o novato Owen Wright, aumentando o contingente brazuca no Losers Round.

Os destaques do dia vão para Tamaroa McComb (14.77), local que venceu Mick Fanning e Adam Melling. Jordy Smith (14.30) quebrou sua bateria e deu um aéreo de backside impressionante em sua bateria. Kelly Slater (14.00) venceu Andy Irons e Heiarii Williams mostrando toda sua experiência em Teahupoo.


Vídeo postado no YouTube por Billabong http://www.youtube.com/user/billabong

ROUND 2

Aproveitando as condições do mar, a organização do evento colocou na água as primeiras 6 baterias do Round 2.

Bateria 1 – O local Manoa Drollet (14.76) venceu o australiano Taj Burrow (12.33)
Bateria 2 – Mick Fanning (15.00) segue focado e elimina o local e vencedor do trial, Taumata Puhetini (7.27)
Bateria 3 – O local Heiarii Williams (14.003) vence o australiano Bede Durbidge (13.43)
Bateria 4 – Dane Reynolds (16.27) surfa muito e elimina o americano Tim Reyes (12.50)
Bateria 5 – Marco Polo (9.84) vence o americano Bobby Martinez (7.83) numa bateria importantíssima para o brasileiro, que precisa muito de um bom resultado no Tahiti para coninuar no tour.
Bateria 6 – A primeira baixa brasileira em Teahupoo. Jadson André (9.00) perdeu para o americano Nate Yeomans (12.73) e foi eliminado da competição.


Vídeo by Billabong postado no YouTube por http://www.youtube.com/user/BALUVERXA

Mais informações sobre o evento
http://www.billabongpro.com/

Jordy Freak Smith

O que falar da fase fantástica em que se encontra Jordy Smith, esse sul-africano de 22 anos de idade? Assista o vídeo abaixo, tire suas próprias conclusões e entenda porque Jordy é o atual número 1 do mundo.


Vídeo postado no YouTube por http://www.youtube.com/user/felipepaduano

30 de agosto de 2010

Mais uma vez, genial...


Postado no YouTube pela Revista Hardcore http://www.youtube.com/user/revistahardcore

PALAVRAS DE BEN WITHMORE NO TRACKS
A lot has been said in regards to fin-less surfboards over the last 12 months – some positive, some not so positive. This video provides evidence that you don't actually need those prongs underneath you in order to rip. Legendary surf scribe and enigmatic surfer in his own right, Derek Hynd, has dedicated the better part of two years to riding nothing but skeg-less crafts of varying shapes and sizes. In this clip DH blows minds with his control and subtle slip in the powerfully refracting lines of Jefferys Bay point, South Africa. While the argument rages on – boundary pushes V art house fags – for many pro-clean-sheet enthusiasts, the proof is in the pudding. You decide.

Mais vídeos de Mr Hynd surfando sem as quilhas
http://surfabout.blogspot.com/search/label/DEREK%20HYND

Tahiti News

Está acontecendo no Tahiti, o Billabong Pro Tahiti 2010, 5ª etapa do World Tour. E o surf anda devagar por lá. Já estamos no sétimo dia de evento e até agora não rolou uma única bateria por causa do flat que deixou Teahupoo com ondas muito pequenas a semana inteira. Mas enquanto a onda mais famosa do Tahiti não quebra, Mick Fanning, Taylor Knox e Tiago Pires estão surfando algumas ondas no lado leste da ilha. O vídeo foi colocado no site do Mick Fanning. Confere aí:

Killing Time In Tahiti from Mick Fanning on Vimeo.



Jordy Smith é o número 1 do mundo e vem numa fase realmente incrível. Mas nunca fez uma boa atuação em Teahupoo. Taj Burrow vem logo atrás, louco para ganhar seu tão sonhado (e até merecido?!) título mundial. e Taj manda muito bem em Teahupoo, inclusive já venceu em Teahupoo. Em terceiro vem o Kelly, especialista em Teahupoo e afim de ganhar seu 10° título mundial. Entre os brasileiros, Mineirinho já provou que sabe competir em Teahupoo. Jadson André e Marco Polo vão competir lá pela primeira vez. Neco Padaratz tem experiência e já viveu momentos de terror e de superação no Tahiti.
Esses, e muitos outros fatores, dão um tempero todo especial para a etapa de Teahupoo, que deve começar hoje segundo a organização do evento.

Mick Fanning.com
http://www.mickfanning.com.au/2010/08/30/video-killing-time-in-tahiti/

Saiba mais sobre o Billabong Pro Tahiti no http://www.billabongpro.com/tahiti10/news/

Ranking Mundial
http://www.aspworldtour.com/rankings/asp-world-title-ranking/

25 de agosto de 2010

Thrills, Spills, and What Not - O novo filme de Dane Reynolds

Thrills, Spills, and What Not Official Trailer from Marine Layer on Vimeo.



www.marinelayerproductions.com

Sessão Malhação - Turbinando seu surf

@dada_souza

Em recente pesquisa descobri alguns vídeos no YouTube com exercícios, treinamentos e atividades físicas bem interessantes e bem úteis para quem pretende dar aquela “turbinada” no surf. São vídeos bem inspiradores, para acabar com a desculpa de que está sem tempo ou sem grana para malhar. Claro que o correto é procurar um educador físico ou um técnico especializado e dessa maneira você terá um treinamento e um planejamento adequado a você e ao seu nível de surf. Os vídeos abaixo são para dar uma boa idéia de alguns exercícios e alongamentos importantes para você fazer antes de surfar. E outros para fazer nos dias que não tem onda. Uma coisa é certa, quanto mais treinado você tiver, mais forte, mais equilibrado e mais focado você vai ficar. Não tem erro.

Como diz a velha frase, “o único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário”

O negócio é colocar o preparo físico em dia para surfar mais e melhor.
Curte os vídeos que vale a pena.

Falando em treino e foco, Taylor Konx, um dos atletas mais velhos do World Tour, aos 39 anos, TK é também o surfista com melhor preparo físico no tour. Seu treinamento é bem complexo e vêm sendo acompanhado de perto por Paul Hiniker, personal trainer de Taylor Knox há vários anos. Vale a pena pesquisar mais sobre o treinamento do americano que vem rendendo ótimos resultados ao Tio Taylor.


Vídeo postado no YouTube por http://www.youtube.com/user/koastalmedia



A ginástica natural do Álvaro Romano é outra atividade inspiradora, que pode ser feito em qualquer local e sem aparelhos ou equipamentos caros e complicados. Na natureza você pode trabalhar força, agilidade, equilíbrio, elasticidade, alongamento, respiração, e todos os músculos que você utiliza também no surf. Existem muitos vídeos dele no YouTube e vale a pesquisa.


Vídeo postado no YouTube por http://www.youtube.com/user/ginasticanatural

Falando em ginástica natural, Erwan Le Corre o cara desse vídeo maluco aí abaixo tem um treino tão natural que beira o selvagem. E é uma boa idéia para quem procura uma malhação forte e barata. Só precisa de espaço e criatividade.


Esse eu vi no MeSurf >>> http://www.mesurf.com.au/BlogDetail.aspx?id=1417&name=survival-of-the-fittest-|-bushman-style

Outro atleta do tour que tem um ótimo condicionamento físico é Mick Fanning. O australiano é um soldado: focado, sério e bem treinado. Fanning é uma máquina de vencer baterias. No vídeo abaixo um aquecimento do atual campeão mundial antes de descer para sua bateria:


Vídeo postado no YouTube por http://www.youtube.com/user/indoboard


Quem vem inovando nos treinos é a galera da RedBull, que criou uma rampa de skate direcionada para seus atletas de surf treinarem suas manobras aéreas sem o risco dos tombos e lesões. Muito boa a idéia. Treinamento funcional e alternativo.


Vídeo postado no YouTube por http://www.youtube.com/user/redbull


Vídeo postado no YouTube por http://www.youtube.com/user/WatchMojo


Como todos sabem, alongamento é tudo para o surf. O Surf Stronger TV editou um vídeo com alguns alongamentos para você fazer antes do surf.


Vídeo postado no YouTube por http://www.youtube.com/user/SurfStrongerTV

18 de agosto de 2010

Kirra na África??

Hoje eu recebi essa bela twittada do Surfersvillage Global Surf News e repasso a quem interessar.

O vídeo abaixo mostra Vincent Duvignac, atleta da Rusty Europe, surfando uma belíssima direita na costa da West Africa. A onda chegou a ser comparada com Kirra, na Austrália: Altas ondas e tubão rodando! Só que sem crowd!
Curte o vídeo que vale a pena.

Vincent Duvignac somewhere in West Afrika from Rusty Europe on Vimeo.

http://www.rusty-europe.com/

17 de agosto de 2010

Big Surf no Alaska!

A galera da Red Bull é insana!! Sempre atrás dos limites do esporte, Raimana Van Bastolaer, Jamie Sterling, Maya Gabeira, e Carlos Burle aparecem no vídeo abaixo surfando em Yakutat, no Alaska. Grandes ondas abaixo de zero!

Big Wave Surfing in Alaska from nathan Kushlan on Vimeo.



http://mesurf.com.au/VideoDetail.aspx?id=1488&name=surfing-alaskan-bombs-|-big-wave-surfing-alaska

10 de agosto de 2010

Us Open of Surfing



BRETT SIMPSON É BI-CAMPEÃO DO US OPEN OF SURFING

O surfista americano Brett Simpson conquistou pela segunda vez consecutiva o título de campeão do US Open of Surfing, etapa Prime 6 estrelas do WQS finalizada neste domingo em ondas de meio a um metro em Huntington Beach, Califórnia. Brett Simpson, local de HB venceu o atual número 1 do mundo, o sul-africano Jordy Smith na final por 13.97 a 8.33 pontos e mais uma vez embolsou a premiação recorde do tour e levou pra casa os US$ 100.000 de premiação do evento. Ao vencer pela segunda vez o US Open, Simpson já faturou U$ 200.000 só com o US Open. Mais dinheiro do que ganharam alguns dos tops do tour (200.000 dólares equivalem ao prêmio de 6 etapas do World Tour).

Vale destacar o desempenho dos atletas brasileiros no US OPEN. Adriano de Souza, Jadson André, Miguel Pupo e Gabriel Medina quebraram tudo, mostrando um surf progressivo e moderno, com manobras aéreas que deixaram os gringos de queixo caído. Mesmo dando show e surfando de acordo com os novos critérios de julgamento da ASP, que diz valorizar as manobras acrobáticas e aéreas, nossos atletas não escaparam do preconceito dos juízes. Adriano foi vítima de um erro de prioridade e acabou sendo prejudicado. Jadson André, mesmo surfando muito e executando belíssimos aéreos, acabou perdendo para um apático Mick Fanning, resultado que deixou muita agente na dúvida. Pelo que vi nos vídeos, até o próprio Mick Fanning. Os paulistas Miguel Pupo e Gabriel Medina também surfaram muito e chegaram até às oitavas-de-final da competição. Na categoria Pro Jr, nossos atletas também fizeram bonito, chegando até a final da categoria Junior. O catarinense Alejo Muniz foi o vice-campeão da categoria, enquanto Miguel Pupo ficou com a quarta colocação. A vitória entre os mais novos também ficou em casa, com a vitória do norte-americano Evan Geiselman. Mas isso, meus caros, é papo de torcedor. O campeonato foi até agora um dos maiores eventos do ano e proporcionou uma verdadeira festa do surf na maior arena e mais tradicional arena de competições da Califórnia. Muito surf, muitos shows e eventos paralelos que deram o que falar. Quem viu, viu.

Resultados do US Open of Surfing 2010

Men's Final
1 Brett Simpson (EUA)
2 Jordy Smith (Afr)
3 Mick Fanning (Aus)
3 Kelly Slater (EUA)
5 Miguel Pupo (Bra)
5 Jadson André (Bra)

5 Granger Larsen (Haw)
5 Nathaniel Curran (EUA)
9 Adriano de Souza (Bra)
9 Gabriel Medina (Bra)
17 Heitor Alves (Bra)
25 Jihad Khodr (Bra)
25 Wiggolly Dantas (Bra)
37 Willian Cardoso (Bra)
37 Thiago Camarão (Bra)
49 Alejo Muniz (Bra)
49 Diego Rosa (Bra)
49 Rodrigo Dornelles (Bra)
49 Paulo Moura (Bra)
49 Pablo Paulin (Bra)
49 Neco Padaratz (Bra)
73 Leo Neves (Bra)
73 Bernardo Pigmeu (Bra)
73 Hizunomê Bettero (Bra)
73 André Silva (Bra)
97 Raoni Monteiro (Bra)
97 Jean da Silva (Bra)
97 Tomas Hermes (Bra)
113 Yuri Sodré (Bra)


__________________________________________

Pro Junior Men’s Final:
1 – Evan Geiselman (USA) 12.57
2 – Alejo Muniz (BRA) 12.54
3 – Kolohe Andino (USA) 8.23
4 – Miguel Pupo (BRA) 7.67
__________________________________________

Women’s Final:
1 – Carissa Moore (HAW) 12.50
2 – Sally Fitzgibbons (AUS) 3.83
__________________________________________

Pro Junior Women’s Final:
1 – Sage Erickson (USA) 10.20
2 – Malia Manuel (HAW) 6.56
3 – Coco Ho (HAW) 7.00
4 – Laura Enever (AUS) 6.67
__________________________________________

ASP Men's World Ranking

1 Jordy Smith (Afr) - 34.428 pontos
2 Taj Burrow (Aus) - 30.625
3 Adriano de Souza (Bra) - 23.807
4 Kelly Slater (EUA) - 23.500
5 Bede Durbidge (Aus) - 22.683
6 Jadson André (Bra) - 21.689
7 Mick Fanning (Aus) - 21.544
8 Dane Reynolds (EUA) - 21.253
9 CJ Hobgood (EUA) - 19.984
10 Adrian Buchan (Aus) - 18.662
11 Chris Davidson (Aus) - 18.196
12 Owen Wright (Aus) - 17.623
13 Bobby Martinez (EUA) - 16.900
14 Damien Hobgood (EUA) - 15.502
15 Joel Parkinson (Aus) - 15.401
21 Heitor Alves (Bra) - 11.460
23 Raoni Monteiro (Bra) - 10.995
29 Wiggolly Dantas (Bra) - 10.484
31 Neco Padaratz (Bra) - 10.058
32 Alejo Muniz (Bra) - 10.040
34 Willian Cardoso (Bra) - 9.421
51 Hizunomê Bettero (Bra) - 7.182
52 Rodrigo Dornelles (Bra) - 7.179


Para mais informações, acesse o site do evento: http://www.usopenofsurfing.com/

6 de agosto de 2010

Algumas notas de Agosto

Esse ano está voando. Já estamos em agosto. Aliás, nossa vida toda parece estar numa rotação mais acelerada. O ano mal começou e já passamos das férias de julho. Lembro bem da minha infância, quando um ano demorava um ano inteiro para passar. Hoje em dia um ano passa tão rápido... E que agosto gelado esse. Aqui no litoral sul de Santa Catarina a temperatura chegou a 3°C graus, com sensação térmica de 0°C. Frio demais. Nas serras gaúcha e catarinense nevou bastante. Frio de congelar o pingo d’água. Quem tem neoprene bom, se dá bem e surfa quase sozinho.
Quem não tem, lamenta.

Por falar em tempo que voa, quem está voando muito é a galera do WQS. Está rolando agora, na cultuada Huntington Beach, na Califórnia, o US Open of Surfing, etapa Prime do WQS. E todos os figurões do tour estão lá participando desta que é a etapa mais rica do ano. Os brasileiros Adriano de Souza, Jadson André, Miguel Pupo e Gabriel Medina estão dando show e deixando os gringos de queixo caído. A performance do dream team brazuca está matadora.
Confere lá que é show de surf garantido http://www.usopenofsurfing.com/

Outro brasileiro que está muito bem no US Open é o shaper e designer Xanadu, que vive na Califórnia a mais de 20 anos. Dentre os atletas que estão com as pranchas do Xanadu estão os brasileiros Heitor Alves, Jihad Kohdr, Jean da Silva , Paulo Moura , Marco Giorgi, Pablo Paulino , Thiago Camarão, Hizunomê Bettero, Thomas Hermes e Rodrigo Pedra Dornelles. Os europeus Gony Zubizarreta, Levi Gonzales e Tim Boal. Os australianos Dayyan Neve, Nathan Hedge, Chris Davidson, Lee Sedley e Adam Robertson, e mais os americanos Gabe Kling, Koa Smith, Tonino Benson e Corey Ziems e o havaiano Roy Powers. Todos apostando tudo nas pranchas do Xanadu.
Taí o site do Mago www.xanadusurfdesigns.com

Vale comentar também sobre a notícia que vem da Austrália (via Rosaldo Cavalcanti), de que o governo federal australiano vai investir pesado no surf para viabilizar a construção do primeiro centro de treinamento para surfistas do mundo. Ultra moderno e bem equipado, o projeto tem por objetivo manter os australianos no topo do surf competição mundial.
De acordo com o ministro australiano, a Surfing Austrália ficará responsável pela implementação do projeto, que terá como principal objetivo garantir o futuro do surf de alto nível australiano, comenta o Rosaldo no Rico Surf http://ricosurf.globo.com/NoticiasRicosurf2.asp?id=12610
A iniciativa australiana é um exemplo a ser seguido. Um grande Centro de Treinamento para atletas de surf, traz inúmeros benefícios para o nosso esporte: os melhores atletas treinam junto, o nível competitivo dos participantes aumenta e pontos como a disciplina, o estudo e os treinos são bastante trabalhados, etc
Uma coisa é certa, um Grande Centro de Treinamento forma atletas treinados, preparados, orientados e vencedores. Não tem erro.
No Brasil todos acompanhamos a implementação dos Centros de Treinamento do Vôlei, em Saquarema, ou da Ginástica Olímpica, em Curitiba e os resultados que foram colhidos após os Centros. Mas e por aqui? Ninguém se habilita? A idéia é boa.

Final do mês tem de Teahupoo, quinta parada da corrida pelo título mundial de surf profissional. A etapa tahitiano do tour é uma das mais esperadas do ano. E umas das ondas mais temidas pelos surfistas.
Depois do Billabong Pro, haverá a unificação do circuito mundial e O número de integrantes na elite será reduzido de 45 para 32 atletas a partir do Billabong Pro Teahupoo, quando começa a segunda metade do ASP World Title Race 2010.
O novo formato para 36 competidores será inaugurado na etapa de Trestles, que está marcada para os dias 12 a 21 de setembro nos Estados Unidos.
Para o ano que vem, a elite será formada pelos 22 primeiros colocados no ranking final de 2010 e por dez surfistas indicados pelo ranking mundial unificado da ASP, o ASP World Ranking, que registra os oito melhores resultados conquistados nas etapas da divisão principal e nas do antigo WQS.

Falando em corte, Daqui a pouco é Natal.